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Vale a pena investir em marketing odontológico?


Vale a pena investir em marketing odontológico?
Vale a pena investir em marketing odontológico?

Todos os dias recebemos ligações, emails e mensagens de proprietários de clínicas e consultórios odontológicos querendo saber mais informações sobre marketing na odontologia.


É fato que a imensa maioria dos profissionais de odontologia já acordou para o fato de que para atrair mais pacientes precisam investir em marketing.


Mas, será que vale a pena investir em marketing odontológico? Acompanhe!


Por que investir em marketing na odontologia?


Vamos começar do princípio: Toda empresa precisa fazer marketing. É através do marketing, da propaganda e da comunicação que os potenciais pacientes tomam conhecimento da existência da sua clínica ou consultório.


Se toda empresa deve investir em marketing, sem dúvidas, sua clínica deve sim investir em marketing. Por que seria diferente com a odontologia?


A grande questão é entender claramente o que e marketing na odontologia, para então começar a investir corretamente.


Muito provavelmente você já pesquisou formas de fazer propaganda da sua clinica e maneiras de aumentar o número de pacientes no consultório, certo?


Basta fazer uma pesquisa no Google sobre temas relacionados a marketing na odontologia, marketing para dentistas ou outros, e você vai encontrar centenas, talvez milhares de artigos sobre marketing odontológico, vídeos, aulas e anúncios de agências de marketing digital para odontologia.


Mas, será que marketing odontológico se resume a fazer postagens no Instagram ou campanhas no Google para sua clínica?


Aqui começa a aparecer a razão pela qual muitas clínicas desistem de fazer investimentos em marketing. A confusão sobre o que é o marketing e o que ele pode fazer pela sua clínica.


É que as agências de marketing costumam confundir os profissionais de saúde fazendo-os acreditar que marketing é a mesma coisa que propaganda.


Veja, quando você faz um anúncio da sua clínica no Google está fazendo propaganda. Uma parte importante mas não a totalidade de marketing.


Marketing na odontologia envolve outros aspectos como segmentação de mercado, posicionamento da sua marca e sim, propaganda.


O que é o marketing odontológico?


De forma prática, podemos entender que o marketing odontológico é um conjunto integrado de ações que visam construir uma oferta de serviços que resolva um problema específico de um conjunto de pessoas, de forma lucrativa.


Veja, pelo conceito acima você consegue entender que marketing na sua clínica tem várias funções:


  • Criar uma oferta, ou seja, o tratamento em sí, mais os aspectos de facilidade de acesso, conveniência, preço, prazo, condições de pagamento.


  • Integração de funções - Não adianta fazer uma ótima propaganda da sua clínica, atrair potenciais pacientes, mas não ir além, integrando o atendimento dos pacientes, a recepção, os seus funcionários, etc.


  • Resolve um problema específico - As pessoas não querem apenas um tratamento odontológico. Elas querem um tratamento odontológico mais a possibilidade de serem atendidos dentro da disponibilidade de horário deles, com um preço que podem pagar e em condições de pagamento adequadas à sua realidade.


Nenhuma campanha de marketing vai funcionar sem um perfeito entendimento do público-alvo.


Entender quem tem o perfil do cliente ideal da sua clínica é um passo fundamental para fazer marketing que traga resultados.


Criar um avatar ou persona com a descrição das características demográficas e comportamentais do perfil do seu paciente ideal é fundamental.


Afinal, para atrair mais pacientes você precisa definir quem são eles. O que os pacientes procuram? Eles são focados em preço baixo ou qualidade e diferenciação?


De acordo com a definição da sua persona será mais simples definir que tipo de campanha de marketing deve ser criada.


Isso envolve a escolha do canal adequado e do tipo de estratégia de captação de pacientes.


Hoje em dia, quase todo profissional de odontologia já faz algum tipo de campanha de marketing digital para suas clínicas.


Não investir em marketing na odontologia não é uma opção disponível. São poucos os profissionais que conseguem se manter apenas com indicações.


Criar campanhas de captação de pacientes com base em estratégias sólidas de marketing odontológico é praticamente uma obrigação de toda profissional de odontologia que deseja manter uma agenda irrigada.


Entretanto, como uma orientação final, é importante frisar que marketing não faz milagres, não atrair milhares de pacientes da noite para o dia e não vai bombar sua agenda de uma hora para outra.


Acima como qualquer coisa que valha tempo na vida, é preciso investir tempo, dinheiro e recursos consistemente para alcançar resultados.


Quando ver alguma agência de marketing para dentistas prometendo resultados incrivéis com investimentos modestos, desconfie! Não existe bala de prata em marketing.


Conclusão


Investir em marketing na odontologia é fundamental sim. Assim como ter uma boa formação, uma boa equipe e equipamentos de ponta, fazer marketing é uma obrigação de toda clínica que deseja se manter no mercado.


E na sua clínica, você investe em marketing? Quais os resultados tem obtido? Sua agência entrega o prometido?


Se quiser saber mais sobre como a Senior se tornou a consultoria referência em marketing odontológico no Brasil e no exterior, entre em contato conosco!





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