O competitivo cenário do mercado de odontologia tem despertado nos dentistas a necessidade de profissionalização dos processos de captação de pacientes, gestão e padronização dos procedimentos clínicos.
Dentro de cenário, as franquias de odontologia surgem como uma alternativa interessante e atraente tanto para profissionais de odontologia que percebem essa necessidade de profissionalização das suas clínicas quanto de empreendedores de outros segmentos que veem na odontologia uma boa área para ser explorada comercialmente, com bom retorno financeiro.
Entretanto, nos últimos anos tem crescido a presença de redes de franquias de odontologia que prometem ganhos e resultados muito fora da realidade.
Por outro lado, muito profissionais de odontologia por falta de um melhor conhecimento ) do modelo de negócios de franquias e também do desconhecimento da linguagem associada a gestão de empresas e finanças (lacuna deixada pelas universidades acabam se decepcionando com os investimentos realizados.
É bom que se diga logo, o modelo de negócios baseado em franquia é sim muito interessante, mas não é para todo mundo, e sim, cobra outros custos, além do investimento financeiro realizado pelo franqueado para que esse usufrua dos supostos benefícios de participar de uma rede.
Esses custos, digamos ocultos, que dificilmente são discutidos abertamente pelos franqueadores (ninguém é obrigado a fazer propaganda contra si mesmo) vão muito além dos custos financeiros, naturais em qualquer investimento. Geralmente, os maiores custos para os empreendedores que investem em um modelo de franquia de odontologia e que são frequentemente subestimados são:
Custo da liberdade
Quem compra uma franquia e se torna portanto um franqueado, não é um empreendedor. Ele é quando muito um empresário. O verdadeiro empreendedor é quem criou o modelo, implementou, testou, aperfeiçoou e o formatou para ser vendido como uma franquia. Não se engane, ao comprar uma franquia você ganha um sócio. Majoritário. É ele que decide quais os serviços você venderá, como vai se comunicar, o padrão visual, a disposição do layout interno e até a tabela de preços. Existe algum espaço para negociação nas assembleias periódicas, mas algo muito, muito longe da liberdade de ter um negócio próprio.
Em nossa consultoria para dentistas a queixa mais frequente das dezenas de pessoas que já tiveram uma franquia de odontologia foi o custo da liberdade perdida. Pode parecer irrelevante no primeiro ano, no segundo...mas em um determinado momento para alguns de nossos clientes as palavras usadas foi "sufocante" ou "insuportável".
Custo da transferência de know-how
É inegável que um franqueador transfere em um curto espaço de tempo uma grande quantidade de conhecimento sobre gestão, marketing, finanças e administração de clínicas odontológicas para o franqueado. Algo muito precioso.
A reflexão que deve ser feita sobre o custo x benefício dessa transferência de know-how deve ser de ordem prática e extrapolada em um horizonte de tempo, sendo que devem ser levadas em conta ao menos duas variáveis:
A - O valor pago para ingressar na franquia, ou seja, a taxa de franquia, que varia de franqueador para franqueador e do porte da sua unidade e da cidade onde vai abrir sua clínica. No Brasil, esse valor varia entre R$ 25.000,00 a R$ 150.000,00 somente pelo direito de uso da marca e pela transferência desse know-how.
B - Uma "mensalidade" chamada royalties associada a uma taxa de propaganda que pode variar entre 8% a 10% do seu faturamento bruto "FOREVER". Ou seja, enquanto você tiver um contrato com o franqueador, pagará mensalmente 10% em média do seu faturamento bruto (sim do bruto) para a franqueadora, primeiro por uma "compensação" por uso da marca e pelo apoio administrativo em geral que eles vão te dar e segundo para que eles decidam como é a melhor forma de fazer propaganda para sua clínica, independente se ela esta no Amazonas ou no Rio Grande do Sul.
Veja bem, não estamos dizendo que não vale a pena. Quem tem que dizer isso é você mesmo. Mas vamos considerar que você queira contratar uma consultoria especializada em gestão e marketing odontológico.
Novamente, o depoimento que temos de muitos ex-franqueados é de que o conhecimento e o know-how repassados no primeiro ano são muito válidos mas que ele começa ficar extremamente caro a partir do segundo ano. Afinal, se seu faturamento cresce, sua dívida (royalties) com a franqueadora aumenta, o que é no mínimo um contra senso.
A Sênior Marketing é uma referência no Brasil e no exterior em gestão e marketing odontológico. Mas existem outras boas opções no país. O modelo de cobrança de uma consultoria geralmente é por trabalho.
Se você esta pensando em abrir uma clínica nova, uma boa consultoria pode formatar todo o modelo de negócio para você. Desde a localização do ponto usando ferramentas de geomarketing (a mesma das franquias), fazer um projeto arquitetônico, montar um plano de marketing, te cobrar por isso e...mais nada.
Mas você pode se sentir inseguro para tocar sua clínica nos primeiros meses. Contrate a assessoria de um consultor de gestão especializado em odontologia pelo tempo que você precisar (3 meses, 6 meses, 1 ano). Pague pelo tempo usado. Adquiriu a confiança necessária com os conhecimentos transferidos pelo consultor? Siga sozinho. Precisou de alguma ajuda para um ponto que esta emperrando? Pague por hora pela ajuda especializada.
Tem pontos negativos nessa abordagem? Claro que sim! Uma consultoria não vai te entregar um modelo formato e pronto de clínica que se aplica em TODOS OS LUGARES. Ela vai construir um modelo customizado para você, pensando na sua cidade, no seu bairro, na sua necessidade específica. Isso é positivo ou negativo? Você decide?
Uma franquia te entrega toda uma identidade visual pronta: logamarca, papelaria, um site padronizado, campanhas prontas (dia dos pais, mães, mês das noivas, etc). Uma consultoria vai te cobrar isso separadamente. Quanto? Calcule uns R$ 20.000,00 por um pacote completo com site + papelaria completa + logomarca + campanhas prontas (artes para você fazer suas campanhas de dias dos pais, mães, etc). O que é melhor para você? Pagar todo mês ou uma vez? Você decide. Não existe o melhor. Existe o melhor para você
Falando sobre ganhos
Se existe uma parte sobre o discurso das franquias odontológicas que tem sido vendido a 4 ventos e que não se sustenta é o tema ganhos das franquias.
Basta você sentar com um gerente de expansão de uma rede de franquias e ele te falar de termos como investimento, payback, ponto de equilíbrio, faturamento mensal e lucratividade.
Existem redes que falam em ganhos já no primeiro ano na casa de 1 milhão de reais por mês. Quando você conversar com uma rede como essa, por favor, desconfie.
É muito importante que você olhe também para o número de reclamações que essas redes tem. Não reclamações de outros franqueados, mas do cliente final. Acesse o Google, o Reclame Aqui e procure pelo nome da rede.
Não acredite somente no que o franqueador esta falando ou nas indicações dos franqueados que eles estão te mandando para você visitar.
É notório em todo o Brasil redes de descumprem abertamente as diretrizes do CRO quanto a práticas de publicidade e propaganda, aliciando pacientes na rua, anunciando preços e promoções em redes nacionais de televisão. Lembre-se, o passivo sempre cairá nas suas costas.
Conclusão
Franquia é um modelo de negócios testado e aprovado no mundo inteiro. Ele é um excelente negócio quando franqueador e franqueado estão na mesma página, tem os mesmos objetivos e as regras estão claras e expectativas alinhadas.
Entretanto, é preciso cuidado e cautela com a euforia passada por muitas redes que na ânsia de cumprir com suas metas de faturamento e expansão querem faturar a qualquer custo, crescendo com o dinheiro do franqueado.
Em odontologia e outros negócios de saúde existem alternativas, que também não são para todos. Mas elas existem.
Se você esta pensando em comprar uma franquia de odontologia, converse com um de nossos consultores antes. Mande uma mensagem. Em breve um consultor de gestão e marketing odontológico entrará em contato com você
Senior Consultoria em Gestão e Marketing