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Táticas de geração de leads para cirurgiões plásticos

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Táticas de geração de leads para cirurgiões plásticos
Táticas de geração de leads para cirurgiões plásticos

Mesmo que o seu consultório já tenha muitos pacientes, atrair novos pacientes é sempre um desafio a ser vencido. Atrair novos pacientes que desejam fazer uma cirurgia plásticaexige uma abordagem certeira de marketing digital e geração de leads.


A jornada para atrair pacientes de cirurgia plástica pelo funil de marketing é longa e complexa, sendo o maior desafio trazer leads de alta qualidade, pois não importa o volume de leads que suas campanhas de marketing geram, mas sim focar em melhorar o ROI (retorno do investimento) de marketing.


Os leads de cirurgia plástica precisam ser tratados com muito zelo, de forma diferenciada e humanizada gerando um desafio par o time de marketing que precisa aprimorar sua estratégia de geração de leads de pacientes de cirurgia plástica. Vamos dar uma olhada nas táticas de geração de leads bem-sucedidas para clínicas de cirurgia plástica que temos implementando para nossos clientes consultoria de marketing médico.


 

O que é o funil de marketing da cirurgia plástica?


Um funil de marketing nada mais é do que o entendimentio da jornada do seu paciente a partir do momento em que ele percebe que quer deseja um resultado que virá a partir de uma cirurgia plástica até o momento em que faz a cirurgia e paga por esse serviço. Trata-se do processo de transformar visitantes no seu site ou redes sociais em leads e esses leads em pacientes.


O funil de marketing para captar pacientes de cirurgia plástica tem três etapas principais:


Conscientização do problema – Também chamado de Topo do funil (TOFU) na jornada de compra do lead de cirurgia plástica, é o momento no qual o paciente toma conhecimento da sua clínica e dos seus serviços. Neste exato momento, esses potencias pacientes estão fazendo pesquisas para ver como a sua marca atende às necessidades e desejos deles .



Consideração de solução– Essa fase se encontra no meio do funil (MOFU) de marketing para geração de leads para cirurgiões plásticos – o potencial paciente se interessa pelos serviços que você oferece na sua clinica e avalia os seus diferenciais. Nesse momento, eles podem ler avaliações no seu site, visitar as suas contas em redes sociais, buscar referências com outras pessoas e ver fotos e depoimentos de pacientes da sua clinica.


Conversão – Já no fundo do funil (BOFU) da estratégia de captação de pacientes de cirurgia plástica o lead convencido da sua capacidade de realizar o seu sonho ou atender à sua necessidade agenda uma consulta e eventualmente decide realizar a cirurgia com a equipe da sua clínica.


A geração de leads para cirurgiões plásticos é uma tática que acompanha seu público-alvo em todas as etapas do funil descritas acima. É fundamental durante a fase de conscientização. Quanto melhor e mais focado no perfil do seu paciente ideal e nas dores / necessidades do mesmo, , mais tranquilamente eles passarão pelo resto do funil.


 

Táticas para gerar leads para cirurgiões plásticos


Para muitas clinicas, 80% a 90% dos leads gerados pelas táticas de marketing nunca se transformam em conversões de consultas e cirurgias na prática. Isso faz com que a manutenção de um alto ROI de marketing se torne um desafio. Os cirurgiões plásticos precisam se concentrar em soluções de geração de leads altamente eficazes para superar esses números.


1. Otimização do mecanismo de pesquisa


Ok, você já deve ter lido muito a respeito de otimização do seu site para que ele seja encontrado pelas pessoas que buscam por uma cirurgia plástica.


Hoje em dia as pessoas utilizam muito o Google para buscar por solução de problemas. Então, na verdade, sua clinica precisa aparecer como uma autoridade que responde as principais dúvidas sobre cirurgias plásticas.


Dificilmente a estratégia de trabalhar o SEO (otimização do site) visando a geração direta de consultas funciona.


É que as pessoas estão comprando um serviço de alta impacto emocional e físico, uma verdadeira mudança nas suas vidas. Não é possível acreditar e não é factível que as pessoas entrem no seu site e agendem uma consulta, sem antes criar uma percepção clara do que você faz e de como faz.


O SEO é muito importante para pontuar na mente dos seus potenciais leads que você e sua marca são uma autoridade no seu tema de atuação.


Assim, não busque otimizar seu site para aparecer na primeira página. Pelo contrário, busque posicionar na primeira página do Google suas matérias e artigos, ou vídeos que explique como você resolve os problemas e dores que as pessoas estão buscando em uma cirurgia plástica.


Assim, para ser prático, não busque rankear seu site para a palavra chave "cirurgia de redução de mama", pois isso é a solução de um problema, e as pessoas estão buscando por outros termos relativos ao problema em si. Dessa forma, de preferência por rankear seu site via SEO para termos como "tipos de cirurgia de mama", "riscos da cirurgia de mama", "cuidados pós-operatórios da cirurgia de mama", etc, etc.


Aparecer bem colocado no Google é fundamental, mas apareça para as perguntas certas. As pessoas não estão procurando por tratamentos, elas estão procurando por soluções de problemas e desejos. Apareça para essas pessoas otimizando seu site para responder a essas dúvidas.


2. Gerenciamento de Mídias Sociais


Falar em gerenciamento de mídia social hoje em dia é bastante complicado. Existe um excesso de profissionais falando dos mesmos temas, da mesma forma, nos mesmos canais digitais. E quando tudo parece igual o cliente escolha pelo preço. Você não quer ser comprado pelo preço, certo?


É possível gerar leads pelas redes sociais? Será que vale a pena um profissional de cirurgia plástica utilizar redes sociais como um canal de geração e leads? A resposta é sim, sem dúvidas, mas existe uma forma certa e uma errada de fazer isso.


Vamos começar pela forma errada de utilização das redes sociais por cirurgiões plásticos. Tudo que tem haver com exibicionismo, com postagens institucionais, aquele mais do mesmo já não da resultados. Pode ser que funcionou nos primórdios das redes sociais no país, mas hoje em dia não da certo.


O jeito certo, por outro lado, é tornar as suas mídias digitais como a melhor forma de demonstrar como você faz o que faz.


Parece complicado, mas é bem simples na prática. Lembra da jornada de compra do lead de cirurgia plástica?


Pois é, ele utiliza o Google e encontra o que você faz (cirurgia plástica), já nas redes sociais ele vai tentar descobrir aspectos de como você faz o que faz.


Redes sociais para cirurgiões plásticos funcionam muito bem como mídia de confirmação. Ou seja, depois que as pessoas descobrem sua clinica elas vão procurar descobrir como você faz o que faz.


Os potenciais leads vão até o seu Instagram e e querem, "sentir" o seu jeito de resolver os problemas e dores deles. Nesse momento entra em ação os chamados conteúdos ricos, que podem vídeos respondendo sobre dores e dúvidas dos pacientes, e-books para download e claro impulsionamento dos seus posts.


Comece a ter outrol olhar para as redes sociais no seu campo de atuação como cirurgião. Pense nas redes sociais com um canal de confirmação pelo potencial lead de cirurgia plástica.


Assim como você planeja uma viagem indo ao Google e digitando termos de pesquisa como "hoteis em Nova Iorque", com certeza absoluta no ato seguinte você irá visitar as redes sociais dos hotéis que mais te chamaram atenção e buscará ver como os hotéis entregam os serviços que vendem nos sites.


Isso é a natureza humana no seu estado institivo agindo.


Anúncios PPC - Propaganda paga no Google para cirurgiões plásticos


As táticas de pesquisa paga no Google e outros canais digital são altamente eficazes para gerar leads de cirurgia plástica e obter mais espaço nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Os cirurgiões plásticos devem aproveitar vários tipos de anúncios pagos eficazes:


Anúncios em redes sociais – anúncios que aparecem em feeds e outros locais visitados com frequência nas plataformas de rede social. Por exemplo, um paciente em potencial interessado em cirurgia de mama pode começar a ver o anúncio de sua clínica e do seu trabalho no feed de notícias.


Anúncios de pesquisa pagos – anúncios que aparecem no topo dos resultados de pesquisa do Google em resposta às consultas de potenciais pacientes nos mecanismos de pesquisa. Como exemplo, uma pessoa pesquisando por “aumento de mama” ou “toxina botulinica” verá seu anúncio no topo de todos os resultados de pesquisa no Google, gerando mais visitas e oportunidades d e negócio.


Anúncios na rede de display – anúncios baseados em imagem e vídeo que aparecem na frente dos usuários quando eles visitam o site em resposta a um comportamento específico são excelentes formas de atrair mais pacientes de cirurgia plástica. Por exemplo, se o usuário pesquisa constantemente “facelift” ou “silicone”, é bem provável que veja anúncios gráficos da sua clinica, mesmo quando visitar sites não relacionados ao tema em questão.


Para os cirurgiões plásticos, os anúncios pagos são sim uma excelente maneira de demonstrar seus serviços ao público-alvo, dar mais visibilidade para sua clínica e trazê-los ao site gerando maiores possibilidades de agendamento de consultas.


 

Uma palavra sobre vendas


Não é possível transformar um visitante em um paciente com cirurgia marcada na sua clinica sem uma interação humana qualificada.


É muito importante que você doutor entenda que marketing atrai potenciais pacients, mas quem convence um potencial paciente a se tornar um pacinte real é sua equipe comercial.


E a equipe comercial de qualquer clinica envolve TODOS que tem algum tipo de contato na experiência do paciente com sua clinica, isso envolve clarom, você Doutor(a)!!


Não existe almoço grátis. Quem ainda acredita que marketing gera vendas vai ficar sempre desiludido.


Por outro lado o cirurgião plástico que tem aversão a palavra "vendas" vai ter cada vez menos oportunidades.


Estudar ténicas de apresentação, negociação e perfis comportamentais te da maiores chances de ser bem sucedido em um mercado tão competitivo quanto o de cirurgia plástica no Brasil.


Se você entende que uma consultoria de marketing e vendas para cirurgiões plásticos poderia ajudar a alavancar sua clinica ou consultório entre em contato e fale com um de nossos especialistas.


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