Como essa é uma dúvida recorrente dos nossos clientes, resolvemos escrever esse breve artigo para direcionar médicos que desejam investir em divulgação dos seus consultórios e clínicas no Google.
A grande dúvida sempre é: Quanto um médico deve investir no Google Ads para divulgar seu consultório e atrair pacientes?
O próprio Google diz no seu site oficial que é possível investir a partir de R$ 5,00 por dia.
Mas, na prática nós sabemos que esse investimento é muito baixo para consultórios e clínicas médicas onde existe uma grande quantidade de concorrentes anunciando.
Como nós sabemos que a resposta "depende" é sempre frustrante, vamos tentar aqui citar alguns pontos que é preciso levar em consideração antes de definir qual o valor a ser investido em Google Ads para divulgar seu consultório.
Ponto 01 - Quanto investir em Google no meu consultório: Qual o volume de concorrentes no seu setor na sua região?
Se você tem um consultório médico em uma cidade de 100 mil habitante para cima, a resposta provavelmente será de que você tem dezenas ou até centenas de concorrentes oferecendo serviços semelhantes.
Sabendo disso uma empresa de marketing médico terá ferrramentas para buscar entender qual a parcela desses concorrentes que investe em divulgação dos seus consultórios no Google.
É possível saber quanto em média custa cada clique, qual o valor médio investido pelos concorrentes e quantos concorrentes disputam o mesmo espaço do Google com você.
Com esses dados em mãos é possível partir para a segunda fase desse estudo.
Ponto 02 - Quanto investir em Google no meu consultório: Qual o número de pacientes você quer ter por mês?
Suponha que você é um cirurgião plástico na cidade de São Paulo e deseja realizar 10 novas cirurgias todo mês.
Com base no estudo realizado no exemplo anterior, sua agência descobrirá que o custo médio de cada clique para palavras associadas ao seu setor (cirurgia plástica, mamoplastia, rinoplastia, etc) é de R$ 10,00.
Se você tem um orçamento de R$ 30,00 por dia, vai conseguir no máximo 3 cliques nas suas campanhas, ou 90 cliques em média em um mês e investirá em média R$ 900,00.
A questão é saber quantos dos cliques que você recebe na sua campanha (no exemplo 90 mensais) convertem em pacientes que agendam e comparecem a uma consulta e quantos realizam uma cirurgia.
As chances de conversão de visitantes em pacinets tendo um orçamento baixo mensal de mídia em um ambiente com muitos competidores é bastante reduzida.
Por isso, é muito importante estudar com calma se o valor a ser investido no Google é compatível com o seu orçamento e sua taxa de conversão.
Ponto 03 -Quanto investir em Google no meu consultório: Não basta colocar dinheiro no Google, tem que ter diferenciais.
Voltando ao exemplo do cirurgião plástico na cidade de São Paulo. Sem querer desmerecer ninguém, mas marketing não faz milagre,
Se você está em um mercado com muitos outros profissionais que não tem um diferencial claro e valorizado por seus pacientes será muito difícil competir.
Ter uma boa página de qualificação dos leads (potenciais pacientes) que chegam na sua página de captura (Landing Page) que demonstre seus diferenciais é fundamental para aumentar a assertividade das suas campanhas.
Dica bônus - O que considerar na hora de investir em Google Ads para fazer propaganda da sua clínica?
Entenda, não existe milagres em marketing. Para ter resultados positivos é preciso seguir o script abaixo:
01 - Defina seus objetivos númericos (quantidade de consultas, faturamento mensal desejado, retorno do investimento em marketing, etc.).
02 - Faça uma boa definição do seu público-alvo. Quem são as pessoas que você quer atrair para seu consultório. Defina detalhes sobre seu perfil social e demográfico.
03 - Pesquise quanto os concorrentes estão investindo, seus diferenciais e compare com o que você tem a oferecer.
04 - Sua agência pode (deve) analisar o custo médio de cada clique das palavras-chave que você deseja anunciar no Google (tratamentos, especialidades) e estipular uma verba que seja realista.
05 - Crie uma página de destino que demonstre quem é você, quais os seus diferenciais e sua proposta de trabalho. Aproveite para buscar informações de contato do cliente que vão além do telefone e nome. Peça também dados que qualifiquem o potencial paciente como profissão e bairro onde reside.
Por fim, mas não menos importante, sempre busque a ajuda de uma empresa profissional de marketing médico para te ajudar a esclarecer o que é possível alcançar com marketing no Google para atrair mais pacientes.
Se quiser mais informações sobre marketing na medicina, entre em contato e fale com um de nossos consultores.
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