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Por que toda clinica odontológica precisa de um plano de metas?


Quando você tem um negócio, assim como uma clínica odontológica é preciso ter um claro entendimento de onde você deseja estar em um horizonte de tempo determinado.


Alguns proprietários de clínicas odontológicas cometem o engano de somente pensar em planejamento quando entram em um período de crise. E nesse momento pode ser que a "doença da falta de gestão empresarial" já esteja em estado avançado.


 

Plano de metas para clínicas odontológicas

Qual a importância?


As metas são norteadores dos objetivos que você pretende alcançar nos próximos meses, semestres e até mesmo anos.


O mercado é complexo e regulado por forças políticas, econômicas e setoriais das quais o empreendedor em odontologia não consegue ter controle, porém, pode se preparar constatemente para evitar ou pelo menos, minimizar os impactos que esses fatores externos podem trazer para sua clínica.


Ter um plano do que fazer dividos em etapas, com marcos indicadores de acompanhamento bem definidos fica mais fácil avançar e verficar se os resultados estão sendo obtidos.


Além disso, metas tem a função de alinhar a equipe e de determinar o foco para onde todos devem olhar.


Cada um dos membros da sua clinica, desde a faxineira até o sócio-diretor passando pelos dentistas, ASBs e recepcionistas devem ter clareza do plano global de metas da clínica e do que cabe a cada um deles dentro desse plano.


O plano de metas funciona com um lembrete para o que as pessoas precisam fazer para atingir determinado objetivo.


 

Quando elaborar um plano de metas para sua clínica odontológica?


Além de definir as metas que você deseja alcançar é preciso determinar qual o melhor momento para criar um plano de metas para sua clinica.


Nós sempre acreditamos que o melhor momento para criação de um plano de metas é no final de cada ano visando as metas do ano seguinte.


Assim é possível traçar objetivos e metas divididos por exemplo, por trimestre, definir os indicadores ou marcadores que vão determinar quanto da meta foi atingida, corrigir possívels falhas e acertar objetivos.


Passo a passo para criar um plano de metas para clinicas odontológicas


Estude a situação atual


Onde você está agora em relação ao seu mercado? Qual o seu faturamento atual? Qual a sua margem de lucro? Que tratamentos correspondem ao seu maior ticket médio? Quantos clientes ativos você tem em carteira? Qual o percentual de pacientes que vem de convênios odontológicos? Qual o percentual vem de pacientes particulares? Qual o perfil do seu paciente atual? Qual o nível e atividade comercial dos concorrentes?


Essas e outras perguntas vão permitir aos sócios e gestores da clinica uma visão clara de qual o seu cenário atual.


Defina metas realistas


Imagine que sua clinica teve um faturamento mensal de R$ 50.000,00 médio nos últimos 12 meses.


Você poderia criar como meta dobrar esse faturamento para R$ 100.000,00 nos próximos 12 meses.


Será que esse é de fato um planejamento reailsta? Você está apenas chutando ou tem uma visão concreta do que fazer para chegar a esse faturamento desejado?


Avalie metas que sejam desafiadoras mas que não sejam apenas um sonho ou desejo.


Envolva toda sua equipe


Não basta as metas partirem da direção da empresa. É preciso que as pessoas que trabalhem na clinica se envolvam com o planejamento.


Temos clientes que param por 3 dias no final de cada ano e se reunem com toda equipe para juntos definirem os objetivos a serem atingidos no ano seguinte.


Isso envolve determinar os macro objetivos, como por exemplo, aumento de receita, crescimento da carteira de clientes, fidelização de pacientes, maior taxa de conversão de planos de tratamento, diminuição do número de atrasos e queixas de pacientes, diminução do no-show de pacientes, etc.


Perceba que seja qual for o desafio será necessário a participação de TODA a equipe para que os objetivos sejam alcançados.


É importante que os seus funcionários e parceiros entendam o que vão ganhar se atingirem as metas definidas. Isso pode se traduzir em mais dinheiro para a equipe em forma de aumento de salários, bonificações, etc. Ou ainda, em promoções e atualizações profissionais.


Um dos pilares para o sucesso de um plano de metas para uma clincia odontológica é que toda equipe esteja envolvida.


Execute o acompanhamento


Metas tem datas e números, senão são apenas desejos.


Se você definiu que na sua clinica o segundo trimestre do ano precisa ter um crescimento de receita de 10% ao mês, vai precisar acompanhar, de preferência semanalmente os seus números.


Defina um responsável por organizar as finanças da sua clinica, tire uma "fotografia" do seu faturamento antes de começar a executar as ações necessárias para atingir a meta e avalie com seu time interno toda semana quão perto, longe ou superior a meta sua clinica está.


Isso se chama fazer gestão por objetivos e é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.


Conclusão


Toda clinica precisa ter metas. Metas são números que tem data para acontecer.


Metas são compartilhadas e todos os envolvidos tem que dar a sua contribuição apra que a meta seja alcançada.


Existem fatores externos que podem influir no cumprimento das suas metas, portanto, é preciso acompanhamento, orientação e gestão das metas para que as ações planejadas sejam atingidas.


Se você entendeu como é importante ter um plano de metas bem definido na sua clinica, mas não sabe como fazer um, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão de clinicas odontológicas.


Senior Consulting

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br



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