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Por que o marketing da sua clínica não funciona


Você investe em marketing na sua clínica e não tem resultados?
Você investe em marketing na sua clínica e não tem resultados?

Se você tem uma clínica médica ou odontológica já sabe que é preciso investir em marketing para atrair mais pacientes.


De fato, o bom e velho boca a boca continua funcionando, mas não mais com a mesma dinâmica de 20 ou 30 anos atrás.


Atualmente existe um excesso de oferta de médicos e dentistas em grandes centros brasileiros fazendo com que a fidelização dos pacientes seja mais difícil de conseguir.


Entretanto, apesar de muitos profissionais de saúde entenderem a importãncia de investir marketing como forma de atrair mais pacientes para suas clínicas e consultórios, muitos tem se frustrado com os resultados que vem obtendo.


Esse artigo é para você que passa ou passou por uma ou mais das situações abaixo:


Investiu em marketing odontológico ou médico e não teve resultados suficientes que justificassem o investimento.


Não tem tempo para ficar postando conteúdo nas redes sociais e/ou não quer ficar se expondo nos canais digitais.


Contratou um agência de marketing médico ou marketing odontológico que prometeu "bombar a sua agenda", mas gastou dinheiro a toa.


Consegue atrair um bom volume de potenciais pacientes, mas eles estão muito fora do perfil do seu paciente ideal.


Tem concentrado toda sua energia e investimentos em marketing digital.


Tenta alcançar um perfil de paciente de alta renda mas só atrai pacientes focados em preço baixo nas suas campanhas de marketing.


Pois bem, se você tem investido em marketing na sua clínica ou consultório na tentativa de atrair mais pacientes e não tem tido os resultados que deseja, pode ser que esteja cometendo um ou mais dos erros abaixo:


01 - Sua segmentação de mercado está errada


Veja, é um grande erro tentar atrair todo tipo de paciente para sua clínica. Cada clínica tem um nível de serviço que pode oferecer e um perfil de público-alvo adequado a esse serviço.


Pessoas de classes mais alta e com grande capacidade de investimento tem necessidades, desejos e nível de exigência diferente de quem possui um poder aquisitivo menor.


Entender qual o nicho de mercado que você deseja atender é fundamental para que as ações de marketing da sua clínica produzam o resultado esperado.


02 - O seu ponto comercial não é o adequado


Muitos prospectos procuram nossa consultoria de marketing para profissionais de saúde questionando porque não conseguem vender algum tipo de tratamento, como procedimentos estéticos de alto valor.


Ao fazer uma análise fica claro que o ponto comercial onde a clínica ou consultóirio está instalada não tem as características necessárias para atrair o público desejado.


Via de regra, profissionais de saúde que não tem uma carteira formada de clientes, deveriam buscar um ponto comercial em região de maior fluxo de pessoas, como centros comerciais, próximo a agências bancárias e prédios comerciais.


Nunca submestime o poder de um boa fachada voltada para a rua. Já profissionais com carteira de clientes consolidada podem escolher um ponto comercial com menor exposição direta ao público, porém, sempre vai ser necessário colocar mais dinheiro em publicidade e propaganda da clínica.


03 - Posicionamento de marca fraco ou dúbio


Quando você pensa na marca Apple o que lhe vem a cabeça? E se falarmos do Hospital Albert Einsten? E o que dizer da rede de franquais Odontocompany?


Que atributos que lhe vem a mente quando pensa em cada uma dessas marcas?


Posicionar é deixar claro o que sua marca faz, para quem faz e o nível de qualidade que o cliente pode esperar daquele serviço.


Não importa se sua clínica é direcionada ao público de baixa ou alta renda. O que tem que ficar claro é que você tem um diecionamento para sua clínica.


Muitas clínicas sofrem com a falta de pacientes por não conseguirem passar claramente o seu posicionamento para o mercado.


Veja que tudo na sua clinica comunica um posicionamento de mercado. O nome da sua clínica, as cores da sua marca, o ponto comercial, o preço do seu serviço, etc.


Posicionar é um conceito fundamental em marketing. Muitas clinicas contratam agências de marketing digital que já partem direto para a propaganda das clínicas sem rever o conceito da marca, sem criar um posicionamento claro do conceito do negócio.


04 - Orçamento de marketing insuficiente


É muito estranho. É comum encontramos dentistas e médicos que pagam 200k em um carro importado, mas quando se trata de investirem nas suas clínicas querem gastar o menor valor possível.


Que fique claro: O retorno do investimento é proporcional a 3 fatores: Volume investido, tempo dedicado e risco.


Assim como qualquer aplicação financeira, quanto maior o volume de dinheiro aplicado, por mais tempo e com maior perfil de risco, maiores são os ganhos...e as perdas.


É assim no empreendedorismo, e é assim no marketing. Se você precisa de pacientes para amanhã de manhã, significa que o momento de fazer marketing já passou e talvez sua clínica esteja próxima da falência.


Não espere milagres vindos do marketing. Nenhuma estratégia de marketing para médicos ou odontologia funciona da noite para o dia.


É importante salientar que marketing é um investimento de risco. Trata-se de um dinheiro que pode multiplicar seu investimento ou gerar prejuízos.


Para minimizar os problemas e aumentar as chances de ter um bom retorno do investimento em marketing, procure contratar uma agência de marketing para saúde profissional.


Uma boa consultoria vai te explicar quais os riscos envolvidos, os potenciais ganhos, e principalmente, o tempo necessário para que seus investimentos de marketing maturem e começem a dar um retorno.


Conclusão


Existe muita mentira sendo contada na internet em cursos de marekting para médicos e dentistas.


Não existe uma sacada ou dica única que funcione para todas as clínicas e vá gerar retorno imediato.


Marketing na saúde é um processo empresarial, quer dizer, não é algo que você faça hoje e amanhã de manhã vai começar a ter um retorno estrondoso.


Do alto das nossas mais de 700 consultorias, incluindo profissionais "famosos" no meio da odontologia e medicina, podemos afirmar, que uma parcela muito pequena de profissionais consegue resultados concretos em marketing.


Se você procura uma ajuda profissional e séria em marketing para sua clínica, entere em contato com um de nossos consultores. Nós prometemos que nunca vamos te prometer nada, além de planejamento, preparação e execução segundo as melhores práticas de marketing para saúde.




Senior Consulting

+55 11 3254-7451


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