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Por que atender pacientes de convênio pode quebrar sua clínica odontológica



Vale a pena atender pacientes de convênio odontológico?


Como toda pergunta complexa, não existe resposta simples. O famoso "depende" cabe aqui.


De que convênio odontológico estamos falando? Aquele famoso que tem milhares, ou milhões de dentistas credenciados e que paga uma tabela com valores aviltantes? Não, esse não vale a pena mesmo.


Por que não vale a pena? Por que eles atraem um gande volume de pacientes, geralmente de renda baixa e que são super mega exigentes pelo pouco que pagam (que para eles é muito).


E se for um convênio de uma grande multinacional? Opa, aqui á história começa a melhorar, mas, mesmo assim...depende!


Depende de fazer contas. Veja, não é ciência de foguetes, mas a maioria dos dentistas não sabe como calcular o preço final dos seus serviços.


Ele olha para o mercado, escolhe um tipo de tratamento, por exemplo, uma limpeza, faz uma pesquisa no concorrente A que esta cobrando R$ 200,00, vai no concorrente B e lá o valor é de R$ 150,00. E você, quanto vai cobrar? Resposta: o que o seu convênio paga!


Dureza não? Você investe na clínica, compra equipamentos, contrata equipe, assume o risco de empreender em um país como o Brasil e ai quem coloca o preço do seu serviço e o convênio!!!!



A corrida dos ratos na Odontologia - Atender pacientes de convênio odontológico


A ilusão do convênio é uma síndrome que acomete muitos dentistas. Crentes de que vão converter parte dos pacientes do convênio em pacientes particulares, eles entram na chamada “corrida dos ratos da odontologia”.


Não se ofenda! Não estamos te comparando a um rato, mas sim ao comportamento de quem não entende muito bem o que está fazendo.


Veja como se comportam todos (ou a maioria) daqueles profissionais que atendem pacientes de convênios odontológicos:


1 – Credenciam seus consultórios e clínicas em vários convênios.

2 – Os pacientes começam a chegar em alto volume.

3 – O convênio paga pouco, mas o paciente é exigente como ou mais que um paciente particular.

4 – O dentista tem que contratar mão-de-obra com menor qualificação, porque senão como vai poder pagar comissões de 50% ou mais para um dentista que atende um paciente de convênio que paga uma ninharia para a clínica.

5 – É preciso aumentar a equipe para dar conta da burocracia dos convênios.

6 – Existem muitas glosas de atendimentos.

7 – As consultas tem que ser curtas, pois a hora cadeira dificilmente é paga por um único paciente em tratamento.

8 – Existe uma tentativa desesperada de aumentar o ticket médio do paciente de convênio convencendo-o a contratar em particular serviços que o convênio não cobre. Isso leva, muitas vezes a um nível maior de exigência, além de reclamações dos pacientes sobre sua clínica para o convênio.

9 – “Gato branco anda com gato branco”. O paciente de convênio traz outro...paciente de convênio.

10 – Lucratividade e rentabilidade geralmente ficam baixas ou negativas, levando a um ciclo de endividamento crescente da clínica, não raro levando o negócio a falência.


É possível ganhar dinheiro atendendo pacientes de convênio odontológico?


Claro que é! Mas, prepare-se! Sempre vai haver algum elemento que você vai ter que sacrificar para atender clientes de convênios odontológicos:

Ou voce trabalha com um tempo de atendimento / tratamento menor, ou tem custos menores que todos os seus concorrentes, isso incluir despesas fixas e, principalmente variavéis, ou por fim, compromete a qualidade do serviço, pois vai ter que pagar profissionais menos capacitados, com salários mais baixos, comprar materiais que não são de primeira linha, etc.


Nâo existe almoço grátis! Em 99,9% dos casos de clientes que atendemos na nossa consultoria odontológica que atendiam convênios tinham prejuízos.


E olha, a grande maioria acreditava que estava ganhando dinheiro (sic)...


Quer se livrar dessa “corrida dos ratos na odontologia”? Conte com a expertise da Senior Consulting!


Sobre a Senior Consulting


Somos referência em marketing e gestão de empresas de saúde. Temos nossa matriz em São Paulo e escritórios em Miami, Nova York e Londres.


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Gestão e marketing para clínicas odontológicas

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