top of page
Foto do escritorAdmin

Plano de marketing para clínica odontológica



Você ja ouviu o ditado que diz que "se você não se planejar, está planejando falhar?". Pois é esse ditado é a mais pura verdade.


Quando transportarmos esse simples ditado para a realidade das clínicas odontológicas fica muito fácil entender que sem um bom planejamento é difícil avançar.


Existem diversos tipos de planejamentos que devem ser criados para o sucesso de qualquer empreendimento, como o planejamento estratégico e o planejameno financeiro.


Porém, hoje queremos abordar o planejamento de marketing para clinicas odontológicas.


 

O que é um plano de marketing para clínicas odontológicas?


Você talves se lembre do tempo em que era criança e ia ao dentista. Talvez, algum membro próximo da sua família era um dentista e voce se recorda do consultório cheio de pacientes felizes.


Pois bem, os tempos mudaram e a realidade do mercado de odontologia mundial também mudou bastante.


Existe um excesso de oferta em determinados locais, ou seja, existem muitos dentistas concentrados em grandes centros urbanos tornando a competição pela atração de pacientes brutal.


Então, como destacar a sua clínica em um local com tantos concorrentes que oferecem serviços semelhantes a preços parecidos?


A resposta passa por fazer um bom plano de marketing odontológico.


Todo profissional de odontologia passa por algumas fases depois de formado. Ou vai trabalhar para alguém, ou em conjunto com colegas monta uma clínica, compra móveis e equipamentos, busca o constante aperfeiçoamento profissional, entrentanto, a grande maioria não investe em fazer um bom plano de marketing.


Entenda, o planejamento de marketing está para a ciência do marketing como o plano de tratamento odontológico está para a odontologia.


Você até pode conseguir algum resultado prático sem fazer um exame mais detalhado no seu paciente, sem investir em uma boa anamnese e em exames radiográficos. Porém, as chances de ter problemas são enormes.


Funciona da mesma forma no plano de marketing da sua clínica. Você tem a opção de contratar uma agência de marketing digital para médicos, criar um site, fazer algumas postagens no Instagram e até mesmo atrair alguns pacientes. Mas as chances de sucesso são baixas.


Veja, o planejamento de marketing é o processo de fazer análises, projeções e previsões de cenários futuros.


Um bom plano de marketing odontológico contempla diversos aspectos, como a análise do seu público-alvo, os concorrentes, suas forças e fraquezas, a precificação do seus serviços, o desenvolvimento de diferenciais competitivos valorizados pelos clientes, além de estratégias para atrair pacientes, entre outros aspectos.


 

A função do plano de marketing para clínicas odontológicas


O marketing para clíncias odontológicas não serve somente para atrair pacientes, mas também para trabalhar o relacionamento com os pacientes que você já tem visando converte-lós em verdadeiros advogados da sua clínica, gerando um boca a boca positivo a respeito do trabalho desenvolvido na sua clínica.


O que você vai aprender lendo esse artigo?


  • Como é a sua clínica odontológica?

    • Defina sua clínica em uma frase

    • Qual a proposta de valor da sua clínica?

    • Quais são seus concorrentes diretos e indiretos?

  • Estratégias de marketing para clínicas odontológicas

    • Você tem um plano de marketing para sua clinica?

    • Sua presença na internet reflete a imagem da sua clínica?

    • Geração de leads para clínicas odontológicas

    • Estratégia de SEO para clínicas odontológicas

    • Influencers e clíncias odontológicas

    • Mail marketing para clínicas de odontologia

    • Estratégias de marketing local para clínicas odontológicas

    • Ofereça uma proposta de valor única

    • Como usar depoimentos de pacientes a seu favor?

    • Invista em estratégia de vídeos para sua clínica odontológica


Como é sua clínica odontológica?


Na área de odontologia, os profissionais têm de ser especializados e conhecer muito bem os tratamentos que vão realizar.


Da mesma fora acontece com uma agência de marketing odontológico. Para fazer um bom plano de marketing precisamos conhecer sua clínica a fundo.


Sua clínica odontológica é voltada para implantes dentários? Um centro especializado em ortodontia? Você atende emergências odontológicas? Você é especialista em lentes de contato dental?


Precisamos conhecer qual é a sua proposta de valor. Temos que ser claros sobre isso antes de passar para o próximo ponto.


 

Defina sua clínica em uma frase


Ter uma definição clara de como é sua clínica odontológica em uma sinples frase é essencial para entender o que torna sua clínica odontológica especial e quem é seu paciente idela em potencial.


Já pode ter ocorrido de você entrar em um elevador e em menos de um minuto ter ter uma conversa muito condensada com seu vizinho na qual contou a eles todo tipo de detalhes sobre um assunto específico.


Bem, é exatamente o que queremos para neste ponto.


Em marketing essa curta conversa é conhecida como ELEVATOR PITCH, que viria a significar "conversa de elevador".


Concordamos que uma grande rede de clínicas odontológicas com mais de 100 unidades em todo o Brasil que oferece serviços de odontologia geral não deve ter o mesmo ELEVATOR PITCH que uma pequena clínica odontológica situada em um bairro de classe C, baseada no atendimento personalizado e especializado em ortodontia? , concorda?


Você ficaria surpreso com quantas clínicas estão perdendo o potencial de uma boa estratégia de marketing, baseada em um bom plano de marketing.


EXEMPLO DE PITCH DE ELEVADOR PARA CLÍNICA ODONTOLÓGICA


Somos uma clínica odontológica especializada em implantes dentários e atendemos nossos pacientes com uma técnica de carga imediata que reduz o tempo de tratamento e recuperação do paciente.


Qual é a proposta de valor da sua clínica odontológica?


Sempre que uma clínica busca nossa consultoria de marketing odontológico, nós buscamos "aquilo" que a torna única e diferenciada no seu mercado.


Todos os nossos clientes de consuloria têm algo de especial e única à espera de ser descoberto, e essa é precisamente a sua proposta de valor.


Veja, esse "algo especial" não precisa ser um serviço específico que mais ninguém faz; A proposta de valor da sua clinica odontológica pode ser o tratamento personalizado que você oferece a todos os seus pacientes, por exemplo.


Dedicar temo a entender a sua proposta de valor (podemos sentar e pensar juntos, se você quiser) qual é a melhor coisa que você faz ou gostaria de fazer e aprimorá-la.


Nosso trabalho como consultories passa por encontrar aquelas diferenciais de marca que você já possui, talvez seja o atendimento humanizado ao paciente, talvez seja a área, pode ser a qualidade do tratamento oferecido, a equipe que você formou ou o ambiente acolhedor e relaxante que é gerado em sua clínica durante a experiência do paciente.


Definido o foco claro da sua proposta de valor e também seu paciente ideal em potencial, já podemos planejar as ações de marketing de clínica odontológica perfeitas para atrair pacientes para sua clínica.


 

Quem é seu concorrente direto da sua clínica odontológica?


O Brasil possui mais de 350 mil dentistas segundo o próprio CFO.


Da mesma forma que no ponto anterior lhe dissemos que tem de conhecer a sua clínica de dentro para fora, é igualmente importante conhecer a sua concorrência direta. Aquelas outras clínicas que competem diretamente pela atenção e pela preferência do seu paciente.


Qual seria o primeiro passo para conhecê-la? A resposta é fácil: faça uma pesquisa no Google. Todos os seus principais concorrentes estão no Google. Especialmente aqueles mais fortes comercialmente


Faça uma lista das clínicas odontológicas que estão nas primeiras posições da sua especialização no seu raio de atendimento.


Pesquise no Google da forma que você gostaria que aparecesse se fosse procurado por seu paciente em potencial.


Por exemplo:


  • Tratamento de ortodontia em Porto Alegre

  • Melhores clínicas odontológicasem implantes de São Paulo

  • Avaliações da franquia odontológica XYZ


Ao fazer a busca como as dos exemplos acima, observe as clínicas odontológicas que ocupam as primeiras posições orgânicas (as que vêm logo depois dos anúncios pagos, de quais anúncios falaremos mais adiante).


Com esta lista de concorrentes diretos que você criou, seria necessário fazer um pequeno estudo para ver o que eles fazem, qual é a sua especialidade e como eles estão:


  • Monte uma tabela com seus pontos fortes e fracos.

  • Pesquise todas as suas palavras-chave que têm mais tráfego no Google.

  • Visite as redes sociais para ver o que eles estão postando e o que traz maior engajamento para eles (visitas).

  • Tente entender qual a proposta de valor de cada um dos concorrentes.


 

Estratégias de marketing para clínicas odontológicas


Agora que você conhece melhor o potencial da sua clínica, vamos explicar as estratégias de marketing para clínicas odontológicas que vão impulsionar sua clínica e te ajudar a atrair e fidelizar pacientes com o perfil do seu cliente ideal.



Você tem um plano de marketing para sua clínica odontológica?


A primeiras das estratégias de marketing odontológico apresentaremos são aquelas fundamentais ou seja, o essencial do marketing para odontologia. Estamos falando de um plano de marketing digital para clínicas odontológicas.


Com uma boa estratégia de marketing digital, bem desenvolvida e estabelecida de acordo com suas necessidades e metas, teremos a ferramenta perfeita para atrair pacientes com o perfil do seu público-alvo e fidelizar os pacientes que você já possui.


Uma boa estratégia de marketing digital para clínicas odontológicas deve ter os seguintes elementos:


Site Institucional: Seu site é sua carta de apresentação 24 horas no ar e uma ferramenta muito valiosa para atrair e converter pacientes em potencial em pacientes pagantes. O site institucional da sua clínica odontológica é o caminho que o seu potencial paciente percorre para chegar ao tratamento de seu interesse e agendar uma consulta.


Redes Sociais: Praticamene todo mundo está inscrito e acessa diariamente redes sociais, mas nem todas as clínicas odontológicas precisam estar presentes em todas as redes sociais. É necessário fazer um um estudo sobre as redes sociais mais consumidas por seus pacientes e focar seus esforços e recursos nelas. Consistência é chave para obter bons resultados em captação de pacientes por redes sociais.


Anúncios de pagamento por clique: os anúncios de pagamento por clique (CPC), tanto do Google Ads, no Instagram, Facebook ou Linkedin, servem para criar anúncios direcionados ao seu perfil de paciente ideal. Nós indicamos que você faça anúncios com o objetivo de promover um tratamento específico e não anúncios genéricos abrangendo todos os serviços oferecidos na sua clínica odontológica.


Blog: Da mesma forma que este artigo sobre marketing pode ser valioso para você que está lendo, o conteúdo do Blog ligado ao seu site também é muito importante para o Google. Se seus artigos são mais valiosos, mais longos, bem escritos e com uma boa estrutura de SEO, eles podem ser exatamente o que você precisa para atrair visitas ao seu site. E você já sabe que mais visitantes geram mais oportunidades de negócios.


Mail marketing: Aqui queremos frisar a importância de utilizar o e-mail como uma ferramenta de fidelização de pacientes. Falamos de newsletters, campanhas de remarketing de pacientes e todo o tipo de comunicações via email que possa solidificar a imagem da sua marca na mente dos seus pacientes.


Vídeo-marketing: Estamos vivendo uma época do excesso de informações. Jornais físicos estão deixando de circular e cada vez mais as pessoas consomem vídeos, seja para diversão, informação e compra. Gera mais confiança em seus pacientes porque humaniza sua clínica, dá visibilidade aos depoimentos de seus pacientes e atrai buscas através do YouTube.


 

O seu site é a imagem da sua clínica odontológica


Praticamente todos os pacientes, antes mesmo de colocarem os pés pela primeira vez em sua clínica odontológica, navegarão em seu site institucional.


Então a primeira coisa que você tem que deixar claro é que você faz o site para eles, para seus pacientes. Ou seja, crie um site pensando na jornada do seu paciente.


Não o faça seu site com o perfil acadêmico voltado para impressionar seus colegas dentistas, cheio de termos técnicos e com as últimas novidades do mundo da odontoloiga porque não é isso que interessa aos seus pacientes.


O que os seus pacientes querem é tirar suas dúvidas ou problemas e você tem que tirar suas dúvidas, guiando-os (através de funis de vendas bem estabelecidos) até a meta final: agendar um horário com um especialista na sua clinica.


O site tem que ser seu melhor vendedor. Ele precisa convencer o seu paciente a dar o próximo passo, ir além da visita, marcando uma consulta. Portanto, para chegar a esse objetivo você precisa entender quais são as dores e dúvidas que afetam a decisão do paciente.


É exatamente isso que seu site deve fazer dentro da estratégia de marketing para clínicas odontológicas.


Como um exercício, imagine no que você gostaria de encontrar em um site como o seu se você fosse um paciente interessado em um tratamento do tipo que você oferece na sua clínica odontológica.


O design do site é fundamental se você deseja que haja uma sinergia entre sua clínica odontológica e seu site e a aparência do seu site deve corresponder à sua clínica. Caso contrário, você pode gerar desconfiança. Ou seja, o site é um extensão virtual do que sua clínica é e faz.


Recomendamos fortemente que você trabalhe com uma agência de propaganda odontológica que você entenda a jornada de consumo típica de um paciente de odontologia.


Não economize em pontos fundamentais para que Seu site demonstre credibilidade. Invista em conteúdo de alta qualidade: fotos, textos e um blog atualizado regularmente, pois os artigos que você escrever servirão para posicionar seu site no topo do Google. E estar no topo do Google gera mais oportunidades de agendamento de consultas.


Pode ser que você não tenha tempo e nem talento para escrita de artigo, então recomendamos que trabalhe com uma agência de redação profissional de textos, o chamado copy do seu site.


 

Geração de leads para clínicas odontológicas


Um lead é uma pessoa que teve acesso a algum tipo de informação sobre sua clínica e deseja mais informaçoes.


Imagine esta situação:


Você já tem um site bem feito de acordo com a proposta de valor da sua clínica, com conteúdo bem escrito, pronto para atrair pacientes e também sabe que tem tráfego no seu site, seja via SEO ou anúncios pagos. Mas mesmo assim... as consultas não chegam.


É para isso que servem as iscas digitais.


Uma isca digital de marketing de consultório odontológico é um “gancho” que você oferece aos visitantes do seu site gratuitamente para obter os detalhes de contato de um paciente em potencial interessado em um determinado tipo tratamento. Pode ser qualquer coisa que seja útil para um potencial paciente, desde um ebook explicando um tratamento específico, infográficos ou webinars até um desconto em um tratamento específico.


Vamos a um exemplo:


Imagine que você é um de seus pacientes e está lendo um artigo no seu site. Especificamente um sobre alinhadores invisíveis.


E quando você tiver lido mais da metade do artigo, do qual está gostando, aparece uma informação na tela como o exemplo abaixo:


"Receba um guia gratuito e completo sobre como funcionam os alinhadores invisíveis criado por um Invisalign Doctor credenciado."


O que você vai pensar? Se for como a maioria dos humanos vai querer baixar esse guia, porque você estará recebendo informações de um profissional especializado.


É assim que 90% da população pensa.


Agora que sua clínica tem o email / WhatsApp do seu potencial paciente, pode começar a criar campanhas que "se aproximem" dele. Esse processo se chama nutrição de leads.


Veja, 97% das pessoas que visitam seu site vindos de campanha de marketing não estão ainda prontos para agendar uma consulta. Eles estão "tateando" esse mercado para saber mais sobre um serviço, um tratamento, sobre os profissionais na região que oferecem o tratamento que buscam, e claro, sobre o preço.


Por exemplo, você pode enviar conteúdo com informações complementares de casos de sucesso do tratamento de Invisalign dos seus pacientes reforçando sua autoridade na mente do lead.


Assim, passo a passo de cada vez, um relacionamento duradouro será forjado com esses leads, que em parte se converterão, no momento certo em pacientes.


 

Estratégia de SEO para clínicas odontológicas


Você pode nunca ter ouvido falar disso, mas o SEO é um fator chave para fazer com que seus clientes em potencial o encontrem rapidamente.


Você sabe o que é SEO? Presta atenção:


SEO, ou Search Engine Optimization é um termo em inglês, que é usado para definir tecnicas que visamm otimizar os mecanismos de busca. Ou seja, são ténicas que ajudam seu site a aparecer melhor posiconado nas primeiras posições do Google e de outros buscadores.


Você pode estar se perguntando se isso vai te ajudar de alguma forma, certo?


Ao criar um site baseado em uma boa arquitetura SEO, ajudamos o algoritmo do motor de busc, como o Google a entender que a nossa página web tem um valor relevante relacionado com a nossa palavra-chave (são paulo ortodontia, lentes de contato zona sul, por exemplo).


Quando a estratégia de SEO estiver clara e você junto com sua agência de marketing digital souberem quais palavras-chave vão priorizar, é hora de otimizar cada página e artigo do seu site com ferramentas que fornecem o SEO on-page que precisamos para a estratégia de marketing digitall para clínicas odontológicas.


Para que você entenda um pouco melhor sobre como o SEO é implementado, anote essas dicas simples para escrever artigos no seu blog que te ajudem a melhorar os posicionamento do seus artigos:


Imagine como seu cliente vai fazer a busca. O objetivo aqui é oferecer o melhor conteúdo possível como reposta para a palavra-chave que você deseja rankear. Falar sobre como escovar corretamente (que você pode resolver com um vídeo) não é o mesmo que falar sobre um caso específico de cirurgia oral.


A parte mais importante antes de postar um artigo ou criar uma página no seu site é pesquisar o que já está posicionado, ou seja, o que quais são os resultados que já aparecem bem nas buscas, assim você saberá que tipo de conteúdo o Google está procurando para aquela palavra-chave especifica.


Leve em conta a estrutura de SEO ao escrever: que seu link contenha sua palavra-chave, e que essa palavra-chave apareça em alguma tag do tipo H2, busqueprocure sinônimos para essa palavra-chave. Repetir as mesmas palavras muitas vezes não é mais uma opção.


Sempre escreva tendo em mente o o seu público-alvo, os seus pacientes, porque se você escrever para outros dentistas, só eles vão te ler. E os seus colegas não vão pagar suas contas.


Melhore a velocidade de carregamento do seu site.


Sites com imagens e vídeos de muitos gigabytes costumam demorar a abrir. Lembre-se, as pessoas tem pressa hoje em dia.


Use negrito, links internos para outros conteúdos e links externos para sites que não tiram tráfego ou notoriedade (como a Wikipedia).


Ative os comentários de outros visitantes, mas cuidado com o spam. Monitore e aprove comentários antes de que eles possam ir ao ar.


Obtenha links para sites externos. Ou seja, que seu artigo seja citado (com link) em outros sites do setor.


 

Marketing odontológico com influenciadores


Um influenciador é uma pessoa que tem um número relevante de seguidores nas redes sociais.


Influenciadores tem se tornado verdadeiros canais de midiam atraindo tantos seguidores que muitas marcas pagam (caro) para que eles divulgem seus produtos e serviços.


Com certeza você já viu que certas “celebridades” promovem clareamento dental, técnicas de harmonização facial, ortodontia invisível, etc.


Bem, é disso que estamos falando.


O objetivo do marketing de influenciadores na odontoloiga é identificar os influenciadores que falam com pessoas do seu nicho de mercado e fazê-los trabalhar para você promovendo sua marca para os seus seguidores.


Quanto cobra um influenciador? Como pagar os influenciadores?


Duas boas perguntas. Em relação a quanto um influenciador cobra, isto é como tudo: depende.


Um influenciador com centenas de seguidores sairá mais barato do que um com milhares, geral.


Quanto à forma de pagar para um influenciador, é algo mais ou menos padronizado, mas cada influenciador tem suas taxas, então você terá que discutir isso.


Ou você também pode fazer uma permuta de serviços ou tratamentos (a troca de uma vida) por notoriedade para sua clínica.


O fato é que grandes influenciadores com muita notoriedade geralmente não vão aceitar o seu pagamento por um tratamento. Eles vão considerar o tratamento como parte de um pagamento que com certeza também envolverá dinheiro.


Agora algo é certo: Clínicas odontológicas devem investir em marketing de influenciadores assessorados por uma consultoria de marketing que entenda como fazer com que as ações do influenciador atraiam os pacientes com o perfil da sua clinica. Improvisar nunca dar certo.


 

Marketing de email para clínicas odontológicas


Com certeza 90% dos sites que você visita, seja qual for, tem um call to action para você assinar a newsletter deles. certo?


Mas, para que serve mesmo o email marketing na odontologia?


Muitos acreditam que o email esta morto, mas não é verdade. Pessoas que trabalham em escritórios acessam seus emails todos os dias. O que deveria estr morto é o SPAM, aquele email indesejado que ninguem pediu, diferente do que estamos propondo aqui.


Portanto, fique atento, se o seu público é formado pessoas do mundo corportativo essa é mais uma oportunidade de atingir mais pacientes.


 

Marketing local para sua clínica odontológica: a chave do sucesso na captação de pacientes


Provavelmente essa é uma das estratégias de marketing odontológico que podem ser mais úteis para você atrair pacientes e também melhorar a imagem que eles têm sobre sua clínica odontológica com a técnica de marketing mais antiga e que funciona melhor para clínicas odontológicas: o boca a boca.


O marketing local é essencialmente uma estratégia de comunicação de custo baixo que foca suas ações em uma localização geográfica específica: o bairro ou a cidade onde está localizada sua clínica, ou seja, em um segmento de mercado muito menor do que uma cidade de grande porte.


O marketing local não precisa visar um bairro ou uma cidade apenas. Por exemplo, sabemos que existem cidades do interior do país que são referência para toda uma região formada por dezenas de outras cidades de pequeno porte.


Quando sua clinica tem um público muito específico para realizar suas ações de marketing para clínicas odontológicas, fica muito mais fácil traçar um perfil de buyer persona e torná-lo mais adequado aos seus objetivos de marketing.


As estratégias de marketing local para clínicas, portanto, são aquelas voltadas para um tipo muito específico de pacientes em potencial, o que favorece um a criação do perfil de paciente adequado para sua campanha de marketing.


Por exemplo, já fizemos campanhas de reabilitação oral para uma clínica de uma cidade polo da agricultura no Paraná, cujo perfil de cliente ideal era aquele produtor rural que acabará de colher e vender sua safra. Com dinheiro no bolso eles iam a cidade "consertar seus dentes". Foco ajustado, a campanha foi um sucesso.


Fazer esse tipo de marketing tem muitos benefícios:


Benefícios do marketing local


Proximidade geográfica:

Visa captar pacientes que vivem, trabalham ou frequentam uma regiçao específica aumentando a chance dos pacientes responderem positivamente as suas campanhas locais.


Essa facilidade de poder visitar sua clínica a qualquer hora para tirar qualquer dúvida pessoalmente é um fator decisivo para criar uma sólida relação de confiança que levará aquele potencial paciente a contar com você por anos. Além disso, se você cuidar do relacionamento e oferecer a ele um tratamento amigável e próximo, é muito provável que ele também o recomende.


Fidelizar pacientes:

É claro que você deseja atrair novos pacientes todos os dias, mas não deve negligenciar nunca seus pacientes atuais. Otimize ações para fidelizar seus pacientes atuais, como campanhas de prevenção ou revisões anuais.


Publicidade de custo baixo:

Conhecendo a real dimensão e o volume de pacientes que tem na clínica, poderá ajustar o seu investimento em publicidade odontológca de acordo com os seus objetivos e capacidade de atendimento


Propaganda boca a boca da clínica:

Se você fizer as ações propostas aqui direito, as pessoas da região saberão. E com certeza vão comentar isso no bar, no cabeleireiro ou comprando pão. Esse é o desafio, se formos ao bairro temos de ser os melhores dentistas do bairro. A referência em odontologia no bairro.


 

Ofereça uma única proposta de valor


Mais atrás nesse artigo, dissemos que você deve oferecer algo único ao seu cliente, que o diferencie da concorrência. Chamamos isso de "sua proposta de valor".


Então, você precisa oferecer essa “vantagem competitiva” na página inicial da sua clínica odontológica.


Ou seja, mensagem primária do seu site deve responder claramente à sua proposta de valor.


Para ter uma proposta de valor que fale diretamente ao seu cliente alvo, você precisa descobrir o que faz um pacinte escolher sua clínica. Veja, valor é sempre dado pelo cliente, nunca aquilo que nós acreditamos como valor


Veja um exemplo:

Imagine que seu forte é a implantodontia com protocolo de carga imediata. Então você teria que explicar o problema (o que acontece se você não substituir os dentes perdidos) e então oferecer uma solução (tratamentos de implantologia).


Só que não basta só isso. A pessoa que está buscando um tratamento de carga imediata pode ver valor no tempo menor de tratamento ou na recuperaçã mais rápida. Perceba, o valor real aqui para o cliente é o seu tempo e não a tecnica de carga imediata.


Então, sua proposta de valor nesse exemplo é o custo do tempo, ou melhor dizendo, a ecnomia do tempo que você oferece ao seu paciente.


 

Como usar depoimentos de pacientes ao seu favor?


Qual é a melhor maneira de fazer marketing orgânico acontecer? Desde que o marketing existe, a melhor forma de vender é através do boca a boca.


Um paciente feliz que recomenda é uma pedra preciosa que temos que cuidar, mas...


Como conseguir obter boca a boca para o nosso site? Com feedback de nossos pacientes, ou como chamamos no marketing, depoimentos.


Você necessitará que os seus pacientes que você tratou estejam dispostos a contar como eles se saíram no atendimento realizado na sua clínica.


E se já estiver em vídeo e com o nome real dele, melhor ainda. Mas, lembre-se sempre de ter o termo de consetimento assinado pelo paciente.


Nossa recomendação para obter bons depoimentos é que você faça perguntas bem específicas para que suas histórias de sucesso sustentem sua estratégia de marketing odontológico, sempre tentando destacar as verdades da marca que o tornam único (que pode ser o tratamento de seus pacientes, por exemplo).


 

Invista em estratégia de vídeos para sua clínica odontológica


O vídeo marketing é, como o próprio nome sugere, uma ferramenta de marketing online que se baseia na oferta de conteúdos audiovisuais ao seu paciente.


Este tipo de marketing em vídeos traz muitos benefícios para sua clínica:


O marketing em vídeos proporciona confiança e traz uma relação de proximidade com os pacientes, além de ser uma ótima forma de informar e educar seus pacientes sobre o que você faz.


Abaixo segue uma relação dos principais formatos de vídeo marketing que você pode fazer para favorecer sua estratégia:


Entrevista de marca (clínica): Esse tipo de vídeo poderá passar confiança aos seus pacientes, pois estará explicitando os seus valores e sua missão, ou seja sua filosofia de tabalho.


Vídeos de treinamento: Neste formato de vídeo - não mais que 3 ou 4 minutos - você pode explicar como será o tratamento, quais são suas vantagens e para quem é recomendado. Com esse tipo de vídeo você vai criar autoridade e oferecer informações úteis aos seus pacientes.


Vídeos de depoimentos de pacientes: Trata-se de um formato quase obrigatório para qualquer clínica odontológica. São seus próprios pacientes que falam sobre como se sentiram em sua clínica e como sua qualidade de vida melhorou depois de visitar sua clínica. Lembre-se de que devem ser vídeos de pacientes reais, nunca falsos. Nunca minta para seus pacientes.


Vídeo de animação explicativo: São uma ótima opção mais simples para explicar um tratamento sem sobrecarregar ou assustar seus futuros pacientes com imagens excessivamente explícitas de tratamentos reais. Para esses casos, o ideal é um vídeo animado que explique com gráficos, desenhos animados e imagens 3D tudo o que seu paciente deve saber sem se preocupar com mais nada.


 

conclusões


Se você chegou a este ponto do artigo é porque se interessou muito por este tema de marketing odontológico.


Neste artigo buscamos explicar conceitos básicos de um bom plano de marketing, qual é a sua proposta de valor e quem é a sua concorrência direta.


E também sugerimos as estratégias de marketing para clínicas odontológicas que acreditamos que ajudarão sua clínica odontológica ter bons resultados.


Provavelmente muitos dos que leram esse artigo já conhecem muitas coisas e outras sejam novidades nunca testadas.


Se você gostou do artigo e também aprendeu, o melhor a fazer é recomendá-lo a alguém que você sabe que pode ajudá-lo.


Se quiser a ajuda de uma consultoria de marketing odontológico específica para a sua realidade, fale com um de nossos especialistas em marketing para odontologia.




Senior Consulting

+55 11 3254-7451


bottom of page