Você já leu bastante coisa sobre marketing digital para dentistas e está convencido de que essa é uma tendência que veio para ficar, certo?
Mas, parece que a cada artigo sobre marketing digital na odontologia que você lê mais confuso fica, não é verdade?
É que o marketing digital para dentistas envolve uma verdadeira sopa de letrinhas: SEO, PPC, CPM, Inbound e por ai vai.
Seria muito bom se você tivesse nas mãos um guia ou template de um plano de marketing digital para dentistas, certo?
Pois é, foi pensando em você que tem uma clínica ou consultório odontológico e que gostaria de começar a investir em marketing digital para o seu consultório ou clínica, que nós aqui da Senior Marketing disponibilizamos para você um guia de como fazer um plano de marketing para dentistas. Aproveite!
Antes um aviso
Marketing digital é apenas uma nomeclatura que ficou popularizada devido a grande exposição na mídia.
Na verdade não existe marketing digital. O que existe é marketing e pronto. Digital é o canal utilizado para fazer a propaganda da sua clínica ou consultório ok?
Isso posto, vamos ao que interessa...
Plano de marketing digital para dentistas
Nosso plano de marketing digital não deve ser longo e nem burocrático. Você tem um pequeno consultório ou clínica e nosso objetivo aqui é fazer um plano de marketing digital que possa de fato ser implementado no seu dia a dia.
O nosso plano de marketing digital para clínica odontológica tem a seguinte estrutura:
Análise do Contexto
Metas e Objetivos
Segmentação de Mercado - Personas
Plano de Mídia
Orçamento
Cronograma de Execução
01 - Análise do Contexto
É preciso determinar com clareza qual é o seu negócio, que tipo de clientes você atende, quais são os seus concorrentes diretos e indiretos e descobrir se a tendência do mercado é de crescimento ou de queda.
A análise do contexto tem o propósito de leva-lo a pensar com mais profundidade sobre o seu negócio.
Na análise de contexto você busca olhar para dentro e para você do seu consultório. Tenta entender as forças e fraquezas do seu negócio e as ameaças e oportunidades do ambiente (Análise SWOT).
Ela visa descobrir dados macro e micro econômicos que influenciam diretamente no seu negócio. Por exemplo, se o país passa por uma alta taxa de desemprego e seus pacientes são na grande maioria assalariados, com certeza seu consultório vai sofrer. Já na microeconomia você deve observar condições da região imediata em torno de você. Estão abrindo novos negócios no seu entorno? Ou estão havendo muitos fechamentos de negócios? Existem muita lojas e salas para alugar? Se o seu mercado local esta aquecido mesmo com uma economia ruim, isso pode ser um bom sinal de que você está inserindo em um mercado menos suscetível a crise econômica.
Utilize a tabela abaixo apenas como referência para fazer sua análise de contexto:
E mais importante: cada consultório, cada clínica odontológica tem o seu contexto único. É preciso avaliar os serviços que você oferece, entender os seus diferenciais, perceber como se comporta a concorrência local, que necessidades e desejos o seu mercado esta demandando, etc.
2 - Metas e Objetivos
Todo plano de marketing digital para dentistas precisa ser fundado com base em metas e objetivos claros.
É preciso distinguir metas e objetivos de desejos e sonhos. Um sonho ou desejo é quando alguém diz algo vago como "quero investir em marketing digital para atrair mais pacientes".
Isso não é uma meta, mas apenas um sonho. Metas tem datas e números no seu contexto. Um bom exemplo de meta para seu plano de marketing digital seria: Conseguir agendar 30 novas avaliações de pacientes de ortodontia por mês investindo R$ 2.000,00 por mês em ferramentas de marketing digital.
Para o plano de marketing digital da sua clínica odontológica o ideal é fazer um plano de metas quantitativas mês a mês por pelo menos um ano a frente.
Utilize o quadro abaixo e determine a suas metas.
03 - Segmentação de Mercado
Se você quer ter sucesso no seu planejamento de marketing digital na odontologia e atrair mais pacientes para sua clínica odontológica precisa focar nas pessoas certas.
E como chegar as pessoas certas? Como levar suas mensagens de marketing para as pessoas que tem interesse pelo seu serviço e capacidade financeira para pagar?
A resposta passa por definir as personas da sua clínica. Persona é a representação de um cliente ideal, que tem nome, dados demográficos e sociográficos, mas principalmente características de consumo bem semelhantes.
Personas são mais detalhadas que público-alvo. Um público-alvo de uma clínica focada em implantes poderia ser definido assim: Homens e mulheres com idade entre 35 a 55 anos, moradores da zona leste de São Paulo, com superior completo e renda familiar de R$ 10.000,00.
Já a persona dessa mesma clínica poderia assumir a seguinte forma: Juarez, homem, 45 anos, empresário, dono de um posto de gasolina, morador do bairro Anália Franco em São Paulo, é casado e tem 2 filhos. Tem uma renda mensal de R$ 25.000,00, gosta de cuidar da aparência, acha importante ter uma boa estética e por isso faz acadêmia 3 vezes por semana. Nos finais de semana, participa de grupos de corrida no parque Ibirapuera. Ele é muito ocupado, pois passa mais de 14 horas por dia de segunda a sábado no seu posto de gasolina. Tem uma vida financeira tranquila e gosta de frequentar bons restaurantes com a esposa e os filhos nas horas vagas. Juarez utiliza o Google para buscar serviços e produtos e navega no Instagram para sociabilizar com os amigos. Além disso, é assinante da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
Percebe a diferença do público-alvo para as personas. No meio do seu público-alvo podem existir algumas personas, mas se você direcionar seu marketing de forma genérica e geral, vai perder muito do seu dinheiro em propaganda falando com pessoas que não tem interesse em comprar seu serviço.
Por isso é importante determinar as características do seu cliente ideal definindo claramente quem ele é, dando um nome para ele, verificando onde mora, o que gosta de comprar em termos de produtos e serviços e o que dá valor ou não.
Utilize a tabela abaixo como referência para descreve a sua persona que vai ser utilizada no plano de marketing digital da sua clínica odontológica.
04 - Plano de Mídia
O plano de mídia faz parte do plano de marketing digital que vai ser montado para sua clínica odontológica.
Ele parte da definição das suas personas, das "pistas" deixadas por elas para definir quais são os melhores canais de comunicação a serem utilizados para captação dos pacientes com o perfil das personas que mais encaixam com a proposta de trabalho da sua clínica.
As mídias a serem utilizadas para captar os pacientes devem ser as mesmas que as suas personas mencionaram que utilizam para buscar informações, para se divertir e para comprar.
A partir do estudo das personas e do levantamento de mídias você pode criar uma matriz de mídias x personas.
Utilize a tabela abaixo para criar a sua matriz de mídia x personas para o seu plano de marketing digital:
05 - Orçamento de Marketing
Todas as ações que você precisar desenvolver no seu plano de marketing digital odontológico vão demandar investimentos.
O orçamento de marketing digital é a quantidade de recursos financeiros que você vai disponibilizar mensalmente / anualmente para investir em marketing digital na sua clínica odontológica.
Seja para contratar uma agência de marketing digital para dentistas, seja para comprar espaço publicitário no Google ou Instagram é preciso de verba.
Quanto investir em marketing digital na sua clínica odontológica? O necessário para cobrir os investimentos e atingir as metas e objetivos que você definiu mais acima no plano de marketing digital.
Se você não tem a verba necessário para investir o valor que é preciso para atingir as metas, precisar baixar as suas expectativas e por conseguinte, as suas metas.
Só não deixe de ir reinvestindo no seu plano de marketing digital odontológico a medida que for tendo retorno das suas ações de marketing digital.
06 - Cronograma de Execução
Todo o plano de marketing digital que foi criado para seu consultório odontológico ou para sua clínica precisa "rodar" conforme um calendário de ações bem definido.
Por isso é importante montar e gerenciar um calendário de ações de marketing digital odontológico que contemple todas as atividades previstas no plano e que vão sendo controlado e corrigido a medida que for sendo realizado.
Você pode usar a tabela abaixo como uma referência para o cronograma de marketing digital na sua clínica odontológica:
As informações acima servem como um bom ponto de partida para aqueles profissionais e proprietários de clínicas odontológicas que desejam investir em marketing digital para os seus negócios.
Se você que investir em marketing digital na odontologia, se precisa montar um plano de marketing odontológico que realmente capte bons pacientes e aumentar o seu faturamento e lucro, entre em contato conosco e converse com um de nossos profissionais especializados em marketing digital para dentistas!
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