
Chegamos ao final de um dos anos mais difíceis da história recente. Foram muitas perdas, de vidas, econômicas e emocionais.
Para sobreviver, tivemos que nos adaptar como seres humanos e como empresários.
No campo empresarial, uma lição é clara: Planejar e antecipar cenários nunca foi tão importante.
É preciso aproveitar esse final de ano para que você, além do descanso, da congregação com os seus familiares e amigos (de uma forma segura), busque pensar nos potenciais cenários econômicos para o ano de 2021 e ajuste as velas do seu negócio de acordo com potenciais acontecimentos.
Nesse breve artigo gostaríamos de levar você empresário do segmento de saúde a pensar em alguns pontos que vão ser fundamentais para a perenidade da sua clínica, laboratório ou hospital em 2021. Vamos lá!
01 - Caixa forte, empresa forte
Nunca foi tão importante ter uma gestão de fluxo de caixa bem feita. E quando falamos de caixa, estamos nos referindo ao controle, gestão e tomada de decisão sobre os dados e informações financeiras da sua clínica.
Sempre foi e será cada vez mais importante conhecer todos os custos da sua empresa, quais as despesas diretas, custos diretos e a margem de lucro de cada um dos seus procedimentos.
Será fundamental também planejar o orçamento global da sua clínica para o ano de 2021. Quais serão os gastos previstos (fixos e variáveis), quais serão as despesas, onde você vai investir? Quais serão os setores e/ou serviços que sua empresa deverá desinvestir?
Caixa forte, empresa forte.
02 - Aumentar os gastos com atividades estratégicas
Um bom plano estratégico trabalha com duas visões de despesas: Estratégicas e não estratégicas.
As despesas estratégicas são aquelas que contribuem direta ou indiretamente para o aumento do seu faturamento.
Marketing, propaganda, treinamento de pessoal são apenas alguns exemplos de despesas estratégicas que contribuem para o aumento do seu faturamento.
Já as despesas não estratégicas são aquelas que não contribuem para a produção de riqueza, mas precisam existir para que a atividade fim da sua clínica seja concretizada. São exemplos: Aluguel, contabilidade, material de consumo, etc.
Um bom planejamento estratégico para sua clínica em 2021 deve contemplar um aumento das despesas estratégicas e uma redução das despesas não estratégicas.7
03 - Foco do cliente, não foco no cliente
Você precisa entender o que é valor para o seu cliente. Não cometa o erro de adicionar serviços no seu portfólio, da aumentar as formas de pagamento, ou comprar um novo equipamento, sem ANTES saber se os clientes valorizam, e principalmente, pagam por isso.
Quem determina o valor de qualquer coisa que você faz na sua clínica é sempre o cliente. Aprenda a ver com os olhos do seu cliente, não com os seus.
04 - Planejamento de vendas
Se você até arrepia quando houve a palavra vendas está no lugar errado. A Senior Marketing sempre foi uma consultoria para dentistas e médicos com foco em vendas, em geração de riqueza, em entrega de excelência de serviços para os seus clientes.
Tudo isso só é possível se houverem vendas. Vendas são o pulmão e o motor da sua clínica. São elas que permitem atender mais e melhores pacientes a investir na formação contínua da equipe, na entrega de valor para o cliente.
Comece o ano de 2021 com um plano de vendas. Quanto você pretende faturar mês a mês em 2021?
Trace metas, objetivos e a partir dai, crie um plano de ações para atingir essas metas e objetivos.
Meça semanalmente se suas metas estão sendo alcançadas.
Seu plano de vendas não precisa ser complexo, mas tenha um. Pense sempre em 3 cenários de vendas: Um otimista, um pessimista e um realista.
Planeje 2021. Planeje suas vendas.
05 - Se adeque ao novo paciente
O novo paciente é alguém bem informado, antenado, exigente, que cobra o melhor, e na maioria das vezes, deseja pagar o menor preço possível.
É preciso criar relações com seus atuais clientes, e um posicionamento para sua marca que seja adequado aos desejos, necessidades e realidade desse novo paciente em 2021.
Quem entender melhor as necessidades e desejos do seu público vai supera momentos difíceis que ainda estão por vir.
Conclusão
Um plano estratégico é fundamental para qualquer empresa em 2021. Aprender com o ano de 2020, não repetir erros do passado e gerenciar de verdade sua clínica é o grande desafio de todo empresário do setor de saúde em 2021.
Se precisar de ajuda você pode sempre contar com o apoio da nossa equipe de especialistas em gestão e marketing para empresas de saúde.
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