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Passo a passo de um plano de negócios para abertura de clínica médica ou odontológica

Atualizado: 28 de jan. de 2021


Como abrir uma nova clínica de medicina ou odontologia
Como abrir uma nova clínica de medicina ou odontologia

Apesar de estarmos vivendo um momento épico da nossa sociedade recente (Janeiro de 2021 - Pandemia de Coronavírus) com mudanças profundas em todas as esferas da sociedade, o empreendedorismo continua se mostrando forte e se reinventando.


Enquanto muitas clinicas médicas e odontológicas fecham as portas, outros empreendedores assumem o controle e partem para desbravar (e faturar) nesse novo universo.


A verdade é o que dinheiro não desaparece, ele apenas muda de lugar quando existe uma crise.


Nesse cenário, empresários do setor de saúde estão reformulando seus modelos de negócio de saúde e até mesmo inovando no setor de saúde.


Mais do que nunca o desafio para o ano de 2021 e seguintes na área de saúde será entregar um serviço de qualidade a um preço e condições de pagamento justos para os clientes.


Pessoas perderam o emprego e com isso ficaram sem seus planos de convênio médico e odontológico, abrindo espaço para clínicas que ofereçam um modelo de serviço sobre demanda, sem mensalidades, a um preço que caiba no bolso dessa nova população.


Se por um lado o desemprego é alto e a massa de pessoas assalariadas diminuiu consideravelmente, por outro, empresários que estavam capitalizados nunca ganharam tanto dinheiro, já que imóveis e negócios foram colocados à venda no auge da pandemia a preço de banana.


Se você é como nós e enxerga oportunidades em meio a crise, esse artigo é para você.


Mais do que nunca planejar antes de executador se tornou fundamental.


Por isso, modelar e gerenciar um plano de negócios para clínicas médicas e odontológicas se tornou algo primordial.


Nós sabemos que o empreendedor brasileiro é muito afeito as tarefas operacionais e executivas.


Muitas pessoas partem de uma ideia a execução em questão de dias. Apesar do tempo ser um variável fundamental para o sucesso em negócios, poucos são aqueles que vingam e se tornam sustentáveis sem investimento em um bom plano de negócios.


Plano de negócios para odontologia e medicina


Plano de negócios para odontologia e medicina
Plano de negócios para medicina e odontologia - Pontos fundamentais

Quando falamos em planejamento de negócios para abertura de clínicas e consultórios, vem à cabeça do empreendedor um documento gigantesco e cheio de inferências e sugestões.


Nada mais distante que a realidade. Assim como é um pecado abrir uma clínica sem planejamento, o excesso de informações e de planejamento pode levar a paralisia empresarial e a perda do "time" correto para abertura de uma clínica.


Um bom plano de negócios para odontologia e medicina pode seguir várias metodologias, como as chamadas metodologias ágeis de planejamento e o modelo CANVAS de modelagem de negócios de saúde.


Esse artigo não pretende esgotar o assunto relacionado as melhores práticas para abrir uma clínica médica ou odontológica, mas tem sim a pretensão de ser um guia prática, ou um passo a passo do que considerar no plano de negócios para abertura de clínicas.


São pontos de atenção e itens que não devem fugir de uma análise mais criteriosa quando se pretende abrir uma clínica médica ou odontológica.


Para muito além da técnica existe pontos importantes que vão definir o sucesso ou o fracasso de uma nova clínica.


Passo a passo de um plano de negócios para abertura de uma clínica de sucesso


Alguns pontos que devem existir em TODOS os planos de negócios para abertura de clínicas:


A - Identificação da oportunidade


consultoria-abertura-de-clinicas
Determinar a oportunidade de negócios

Porque você está abrindo uma clínica médica ou odontológica nesse momento? Qual a oportunidade de negócio que você identifica? Existe uma carência de mercado que não está sendo devidamente atendida pelos players atuais? Qual "dor", necessidade ou desejo precisa ser atendido?


B - Determinar o segmento de mercado



Segmentar o mercado é escolher. Quem você que atrair e atender na sua clínica? Não se trata de público-alvo, mas de pessoas reais com problemas e necessidades que realmente as levariam a comprar um serviço que você oferece.


Pense no segmento de mercado como um agrupamento de pessoas com dores, necessidades e desejos semelhantes.


Além disso, o segmento de mercado envolve pessoas que VALORIZAM certos atributos e características de um determinado serviço.


Por exemplo: Existem segmentos de mercado que são muito sensíveis a preço, enquanto outros preferem pagar um pouco a mais por qualidade. Já, outros, necessitam e valorizam de tempos de tratamento mais curtos, além de disponibilidade de horários.


Costumam haver vários segmentos de mercado com cruzamentos de características, como aqueles sensíveis a preço e boa qualidade de serviço.


A escolha do(s) segmento(s) de mercado que vão ser atendidos deve estar muito bem definida no plano de negócios para clínicas médicas e odontológicas.


C - Pesquisa do mercado



Pesquisa de mercado para abertura de clínicas
Pesquisa de mercado para abertura de clínicas

Você definiu um público com dores e necessidades específicas, além de determinar o comportamento social dessas pessoas, ou seja, você sabe o que elas valorizam no seu campo de atuação.


Agora, você precisa saber se essas pessoas que serão seus potencias pacientes existem de verdade.


Para isso é preciso fazer uma pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado é que vai determinar o volume do mercado potencial na região onde você pretende abrir sua clínica.


Por exemplo: Um dentista acredita que pessoas de determinam região valorizam e estariam dispostos a pagar por serviços de ortodontia estética em uma determinada região.


Porém, após uma pesquisa de mercado foi detectado que o número de pessoas com idade dentro do escopo do serviço entre o público-alvo na sua região de atuação é baixo. Pode ser que na sua região predominem crianças abaixo de 10 anos (não é um público muito forte para odontologia estética).


Nesse caso, o empreendedor tem dois caminhos a seguir: (1) Escolher outro local para instalar sua clínica ou (2) "pivotar" o seu modelo de negócios e oferecer serviços de ortodontia intercepatativa e preventiva para crianças abaixo de 10 anos de idade.


Existem várias formas de identificar o mercado potencial através de pesquisa de mercado. A Senior é especialista em análise de mercado utilizado geormarketing.


Seja de que forma for, para abrir uma clínica médica ou odontológica é FUNDAMENTAL identificar se o público desejado existe no mercado, o seu volume, sua capacidade financeira e onde eles estão.


D - Proposta de Valor


Canvas na odontologia e medicina
Proposta de valor

Proposta de valor é aquilo que sua clínica pretende entregar para o mercado.


Claro, existem milhares de ortodontistas por aí. O que faria você como ortodontista para se diferenciar no mercado? Troque ortodontia para qualquer outra especialidade de odontologia e medicina e a pergunta seria a mesma.


A proposta de valor responde a pergunta fundamental: O que faria um cliente em potencial escolher nossa clínica e nenhum outro dos nossos concorrentes?


E - Onde instalar sua clínica?


Consultoria de geomarketing
Como escolher o ponto comercial da sua clínica

Não sei você, mas nós nunca abriríamos uma nova clínica porque temos um ponto comercial disponível.


A escolha do ponto comercial é talvez a segunda decisão mais importante (a primeira é a determinação correta do público alvo) quando um empreendedor define que vai abrir uma clínica de odontologia ou medicina.


A escolha de um bom ponto comercial leva em conta alguns critérios:

  • Estar em um local com forte presença do seu público-alvo;

  • Avaliar a quantidade de concorrentes diretos e indiretos no segmento presentes na região;

  • A disponibilidade de locais para locação ou compra que tenham as características para instalação da clínica;

  • Análise do ponto comercial sobre o ponto de vista de fluxo de pedestres e/ou veículos;

  • Determinação se o ponto comercial é um ponto de passagem ou de destino;

  • As facilidades de acesso ao ponto comercial via transporte público;

  • A presença ou não de barreiras sanitárias, de regulação dos órgãos de saúde e de vigilância quanto à implantação de uma clínica no local;

  • Etc, etc, etc.


Na Senior Marketing nós utilizamos o georeferenciamento para entender se um local é adequado ou não à instalação de uma nova unidade de saúde.


Basicamente usamos o mapa de uma cidade, região ou bairro e aplicamos mais de 350 fontes de informação cruzadas (população total, população por faixa etária, população local e flutuante, fluxo de trânsito, dados de cartão de créditos, total de pessoas empregas na região, tipos em moradia por classe social, população por classe social e centenas de outros cruzamentos de dados para entregar uma análise muito apurada, do ponto comercial e também, do mercado local.


Enfim, em todo planejamento de negócio para abertura de uma clínica é PRIMORDIAL analisar, entender, compreender, compilar e avaliar o melhor local para instalação de uma clínica de sucesso.


F - Marketing para clínicas médicas e odontológicas


Marketing para clínicas médicas e odontológicas
Marketing para clínicas médicas e odontológicas

Fazer o marketing certo e de resultados para clínicas médicas e odontológicas vai muito além de criar contas e anúncios nas principais redes sociais.


O marketing odontológica e médico avalia e envolve os seguintes pontos:


  • Qual o posicionamento de marca da minha clínica (Qualidade alta, preço alto, preço baixo, premium, popular, de horário mais estendido, a com a melhor custo x benefício do setor, etc, etc, etc.);

  • Quem são as personas, ou sejam quais as características demográficas e comportamentais do meu público-alvo?

  • Onde essas pessoas estão e como atrai-lás para a clínica. Quais os canais de comunicação online e offline vamos usar para captação de pacientes?

  • Qual o custo dos serviços, margem de lucro desejada e preço a ser cobrado?

  • Quais as características do ponto de vista de comunicação de marca do ponto de venda? Como deve o visual da clínica? Qual o visual da marca?

  • Qual nome, imagem e slogan?

  • Quanto investir em marketing, projeções de vendas e custos associados para a produção dos serviços previstos para 12, 24 e 36 meses após o início da operação?

  • Etc, etc, etc.


Marketing de resultados para clínicas médicas e odontológicas e o foco da Senior Marketing. Atrair mais pacientes particulares, com o perfil correto do público-alvo da clínica, gerando mais lucro e rentabilidade. Isso é marketing na medicina e na odontologia. O resto é apenas consequência.


Conclusão


Montar um plano de negócios para odontologia ou medicina sempre foi importante. A partir do COVID-19 isso se tornou primordial.


A Senior já tem 25 anos de mercado de saúde. Nós já assessoramos centenas de profissionais e empresários na saúde na abertura de novas clínicas médicas e odontológicas.


Venha ser nossa parceiro também e pavimente o caminho para o sucesso da sua nova clínica como nossa assessoria para abertura de clínicas.


Ligue e vamos conversar!


Senior Marketing

(11) 3254-7451


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