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Os principais erros da sua estratégia de marketing odontológico


Se há pouco tempo atrás não se falava em marketing odontológico ou marketing em odontologia, recentemente o marketing para dentistas tornou-se algo cotidiano na vida dos dentistas.

Marketing foi e sempre será uma área vital em qualquer empresa. De fato, toda empresa, e uma clínica odontológica é uma empresa possui os seguintes macro processos ou conjunto de atividades que desempenham para entregar o serviço final ao seus clientes / pacientes:

  • Marketing

  • Atendimento

  • Operações

  • Vendas

  • Faturamento

Ora, se marketing é fundamental, faz todo sentido entender o marketing na odontologia como uma área chave dentro da estrutura de qualquer clínica odontológica ou consultório.

Acontece que existem muitos equívocos a respeito do que é marketing. Algumas pessoas, muitas delas, dentistas de formação, começaram a ensinar seus pares que marketing é publicar artigos em um blog, ter uma página no Facebook, fazer anúncios no Google Adwords, criar promoções via WhatsApp. Ora, nada disso é marketing. Isso, quanto muito são ações de publicidade e propaganda.

Marketing odontológico é a ciência de entender e atender as necessidades de um grupo específico de pacientes.

Acho interessante o amadorismo de artigos onde vemos alguns dentistas que tentam falar sobre marketing dando exemplos tão bobinhos sobre como a clínica A fatura tanto em relação a clínica B usando o método XYZ. Pura bobagem. Puro propaganda sem conteúdo. O resultado nos já sabemos. Diariamente recebemos dezenas de emails e ligações de dentistas que já fizeram esses cursinhos e apostaram nessas propostas furadas dos "gurus" de marketing odontológico e que não deram em nada. Agora eles estão procurando uma empresa de marketing odontológico séria.

E é exatamente por não entenderem o real significado do marketing na odontologia que a grande maioria das clínicas e consultórios que investem em marketing odontológico falham miseravelmente.

A maior dos dentistas acredita que a função do marketing é captação de pacientes, ou divulgação do negócio. É interessante que se você dentista procura realmente aumentar a captação de clientes e divulgar o seu negócio, deve ANTES, fazer um planejamento de marketing para sua clínica.

Esse planejamento de marketing vai detalhar entre outros aspectos:

O Mercado

Quem são as pessoas que você vai atender?

Qual seu grau de instrução?

Onde elas moram?

Por que elas compram serviços de odontologia (necessidade, dor, desejo, sonho)?

Como compram?

Onde buscam informações sobre dentistas?

A Mensagem

  • Qual vai ser o seu posicionamento de mercado? Em um país com mais de 300.000 profissionais de odontologia, qual será seu diferencial?

  • Qual sua Proposta Única de Valor?

  • Qual será o tom da sua mensagem? Sério? Divertido? Maduro?

  • Qual o atributo central a ser valorizado?

  • Qual a mensagem da marca?

O Meio

  • Quais serão os canais que você vai usar para levar sua mensagem de posicionamento para o seu mercado?

  • Você tem vários tipos de mercados (orto, implantes, próteses, etc)? Então qual o meio mais adequado para falar com cada mercado desses?

  • Como vai ser o tom da sua mensagem em cada meio?

  • Qual vai ser o aspecto mais valorizado da sua mensagem em cada meio determinado?

  • Qual a periodicidade e profundidade da sua mensagem em cada meio?

  • Qual a verba disponível

Isso é básico do básico. Não existe almoço grátis. Antes de qualquer aplicar qualquer técnica promocional, de usar qualquer ferramenta, de partir para aplicação de qualquer "sacada genial" é preciso investir em planejamento.

O planejamento de marketing odontológico é antidoto para evitar os erros que impedem o crescimento da sua clínica.

Marketing na odontologia é uma ciência e como tal deve seguir uma estrutura e uma metodologia. Se você quer obter mais informações sobre gestão e marketing na odontologia, ENTRE EM CONTATO CONOSCO e converse com um consultor de marketing odontológico especializado.


Sênior Marketing

Marketing na odontologia

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