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Os 5 fatores críticos de sucesso para ter uma clínica odontológica próspera


Fatores críticos de sucesso na odontologia
Fatores críticos de sucesso na odontologia

Prosperidade - Segundo a Wikipedia "prosperidade refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado."


Quantas clinicas são de fato prosperas na sua cidade, na sua região? Muitos avaliam os resultados de uma clínica pelos seus sinais externos. Mas seria esse um bom ponto de vista?


Nós já atendemos mais de 500 clínicas em 12 países com nossa assessoria e consultoria para dentistas. Hoje, vamos te contar, do ponto vista prático e da vivência de 25 anos atendendo a classe odontológicas, quais são os 5 fatores críticos de sucesso para ter uma clínica próspera. Siga conosco!


O que são fatores críticos de sucesso?


Veja, quando você abre uma empresa, quando planeja um negócio, quando decide empreender, seja num pequeno consultório ou operando uma rede de clínicas odontológicas com muitas unidades, existem alguns fatores que vão fazer total diferença.


A esses fatores nos damos o nome de FCS - Fatores Críticos de Sucesso.


Acontece que cada tipo de negócio tem suas particularidades, e a odontologia não é diferente.


O que faz com que duas clínicas com porte, equipamentos e formação de equipe semelhantes dentro de um mesmo bairro apresentem resultados diametralmente opostos?


Por que algumas clinicas tem muito sucesso e outras não passam de um fracasso retumbante?


Para ajudar você dentista ou empresário do segmento de saúde que nos escrevemos esse artigo.


Vamos te contar os 5 fatores críticos de sucesso para uma clínica odontológica ter sucesso.


Fator crítico de sucesso para clínicas odontológicas 01 - Ponto Comercial


Muitos profissionais de excelência tem problemas para preencher suas agendas com pacientes particulares que valorizem seu trabalho, por uma falha básica: Eles escolheram de forma errada o ponto comercial onde abriram suas clínicas e consultórios.


Os americanos costumam dizer que são 3 os fatores que contribuem para o sucesso de um novo negócio: Localização, localização e...localização.


Muitos dentistas ainda tem dúvidas sobre se é melhor abrir uma clínica na rua, ou em um prédio comercial?


Abrir uma clínica em shopping vale a pena? Pagar mais barato por um ponto não tão bem localizado é um bom negócio?


Nos últimos 25 anos de consultoria para dentistas detectamos com clareza de que as clínicas de maior sucesso são aquelas que encontram um bom ponto comercial.


E o que é um bom ponto comercial para uma clínica odontológica? Um prédio? Uma casa?


O melhor ponto comercial para clínicas odontológicas é no local onde existe um grande fluxo de pessoas que tenham os problemas que você consegue resolver (ortodontia, implantes, cirurgias, o que for), e que tenham capacidade financeira para pagar pelas soluções (os serviços) que sua clínica oferece.


Veja, a maioria dos dentistas parte da pergunta errada para escolher um ponto comercial. Eles estão preocupados em saber se vale a pena abrir uma clinica em imóvel de rua ou em uma sala comercial?


Essa não é a pergunta correta. A pergunta correta é: Em que local tem um número de pessoas suficientemente grande com as características demográficas (idade, sexo, renda) e comportamentais (valores, costumes, atitudes, etc) com o perfil do cliente que desejo atender?


E existe uma ferramenta fundamental para apoiar esse tipo de análise. Ela se chama pesquisa de mercado.


Para fazer pesquisa de mercado na odontologia você pode usar várias ferramentas. Na Senior Marketing nos ajudamos dentistas e empresários do setor a escolher o melhor local para estabelecer sua clinicas utilizando uma ferramenta denominada Geomarketing.


Com a ajuda da nossa consultoria para abertura de clínicas dezenas de dentistas abriram consultórios e clínicas odontológicas que vão muito bem.


Isso acontece porque esse primeiro fator crítico de sucesso foi muito bem observado. Então, se você quer ter uma clínica odontológica próspera comece escolhendo o ponto comercial mais adequado para o perfil do seu público-alvo.


A escolha certa do ponto comercial, por si só, não garante a prosperidade, mas o erro na escolha do ponto comercial, esse sim, sozinho, tem o poder de levar uma clínica a ruína.


Fator crítico de sucesso para clínicas odontológicas 02 - Equipe


Não existe clínica nota 10 com uma equipe nota 05. A verdade é que muito enfoque é dado em mobiliário, equipamentos e estrutura, mas na hora de pensar na equipe, muitos profissionais pecam e acabam escolhendo o mais baratinho.


E aqui não estamos falando somente dos profissionais de odontologia que vão trabalhar na clínica.


Nos referimos a sua secretária, a sua ASB, se você tem uma equipe de marketing e vendas.


Ou seja, o sucesso de uma clínica odontológica depende diretamente de pessoas. De pessoas que tenham o conhecimento, a habilidade e a atitude corretos para trabalhar com o seu público.


São as pessoas que atendem aos clientes, são as pessoas que fazem a diferença. Um fator crítico de sucesso para clinicas odontológicas é recrutar, contratar, treinar e gerenciar talentos.


Sem a equipe correta, dificilmente você vai encontrar uma clínica odontológica de sucesso.


Mas atenção! Contrate as pessoas pelo seu conhecimento e demita-as por suas atitudes.


Manter aquele colega "estrela" que não aceita opiniões de terceiros, que tem uma postura arrogante é tão prejudicial para sua clínica, como ter uma recepcionista para baixo, desmotivada ou mal educada.


Equipe é um fator crítico de sucesso para clínicas odontológicas. Monte a sua com cuidado. Gerencie, desenvolva e se eles forem embora, cuide de substituir por outro do mesmo nível.


Fator crítico de sucesso para clínicas odontológicas 03 - Processos


Uma clínica é uma coleção de processos. Processos são compostos por atividades que juntas levam a uma finalidade específica.


O processo de esterilização de equipamentos é tão importante quanto o processo de agendamento de pacientes, ou o processo de gerenciamento das próteses que o seu laboratório parceiro participa.


Perceba, todos os dias diversas coisas são realizadas na sua clínica. Muitas delas dependem do talento de pessoas, como vimos anteriormente, mas a grande maioria delas deveria estar e ser padronizadas.


São os processos que garantem a previsibilidade, a qualidade e a eficiência. Esses 3 atributos juntos geram uma clínica de sucesso.


Mapear, documentar e treinar as pessoas em processos, assim como otimiza-los e repetir o ciclo periodicamente é um fator crítico de sucesso para uma clínica de odontologia.


Fator crítico de sucesso para clínicas odontológicas 04 - Recursos Financeiros


Por maior que seja a disponibilidade de riqueza no mundo, esse recurso sempre será finito.


Aqui na Senior já atendemos clientes que investiram 15 milhões de reais na montagem de clínicas odontológicas.


Mesmo tendo os melhores equipamentos, estrutura de ponta, e uma ótima equipe, são os recursos financeiros que vão determinar o alcance e o potencial de uma clínica.


É interessante, mas são os dentistas que entendem conceitos como fluxo de caixa, ROI, margens de lucro e de contribuição, capital de giro e outros temas ligados às finanças os que mais tem sucesso.


E quando dizemos que ele "entende" não significa que ele domina o conceito, a técnica, mas que ele sempre vai atrás de quem tem esse conhecimento que muitas vezes lhe falta.


Quantas e quantas clinicas de alto potencial nos vimos quebrar nos últimos 25 anos simplesmente por não ter uma boa gestão financeira.


Quantos profissionais precificam seus serviços sem margem de lucro acreditando que estão tendo um "lucro" de 50% , 100% !!!


Quantos não quebraram e quebrarão por não entenderem que não existe possibilidade de um clinica odontológica ter sucesso sem conhecer, dominar e gerenciar seus números financeiros.


Gestão financeira é uma fator crítico de sucesso para odontologia.


Fator crítico de sucesso para clínicas odontológicas 05 - Marketing e Vendas


O que não é visto não é lembrado. O que não é negociado

não é vendido. Marketing atrair, vendas converte.


Me aponte uma clínica odontológica de sucesso e você verá atrás dela um profissional que domina o mínimo possível sobre marketing e vendas.


Não existe a possibilidade de uma clínica prosperar sem marketing e vendas. Muitos dirão: "A clínica do meu amigo X não faz marketing e vive lotada". Isso também é marketing, afinal, se um paciente veio a clínica através de outro que já é um cliente houve um processo, intencional ou não de marketing de relacionamento.


Marketing é a arte e a ciência de fazer com que a demanda (um paciente com uma necessidade) encontre com a oferta (o que sua clínica faz).


Em marketing na odontologia importa muito mais o COMO você faz do o QUE você faz.


As pessoas precisam conhecer seu trabalho. Existe centenas de possibilidade marketing para dentistas. Não é nosso objetivo tratar disso nesse artigo.


Marketing e vendas são fatores críticos de sucesso para odontologia. Ou você os domina,ou vai patinar a vida toda sem controle dos acontecimentos.


Conclusão


São mais de 25 anos que trabalhamos com consultoria para dentistas. Se existe algo que podemos falar com propriedade é sobre o que é crítico para uma clínica ter sucesso e ser próspera.


Nesse artigo nos listamos que na nossa visão, são os principais fatores de sucesso. Mas estão longe de serem os únicos.


Se você quer saber como podemos transformar sua clínica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing e gestão para odontologia.


Senior Marketing

Gestão e Marketing Para Dentistas

(11) 3254-7451





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