
Qual a preocupação número 01 de todo proprietário de clinica odontológica ou médica? Se você respondeu: Captar pacientes, está correto.
Entretanto, atrair pacientes para a sua clinica deve ser a ponta mais visível de toda uma cadeia de processos e protocolos bem estabelecidos.
Atrair mais pacientes sem organização é dar um tiro no pé, já que uma clinica desorganizada pode até fazer dinheiro, porém, dificilmente é um negócio sustentável.
Você tem um negócio ou você é o negócio?
É comum que dentistas e médicos veteranos busquem nossa consultoria de gestão para clinicas porque já não suportam mais rotinas de 12, 14 horas diárias de consultório.
Eles ainda tem que fazer a gestão da sua clinica, envolvendo diversos setores, como pessoal, estoque, pagamentos e recebimentos, bem como lidar com as intercorrências do dia a dia.
Mas, uma pergunta que costumamos fazer aos nossos clientes de gestão de clinicas é a seguinte: Se você está trabalhando para fazer sua empresa funcionar, quem está trabalhando para fazer sua empresa crescer?
Se você é um dentista ou médico que já tem uma clinica, funcionários e faturamento, esse artigo é para você!
Captação de pacientes não resolve todos os problemas
Nós últimos anos os profissionais de saúde foram imundados de informações ilusorias fornecidas por gurus de marketing médico e gurus de marketing odontológico.
Além disso, muitas agências de marketing digital virão uma oportunidade no cenário econômico brasileiro e passaram a se denominarem agência de marketing digital para médicos e dentistas.
Ora, seria fácil se somente captar pacientes resolve-se todas os problemas de uma clinica
Logicamente, o pulmão de toda empresa é ter um fluxo constante de captação de novos clientes, mas isso já não basta.
Captar pacientes sem organização da clínica antes é perigoso
E perigoso porque você pode estar vendendo muito, atraindo pacientes, movimentando dinheiro, mas o lucro é ilusório.
Nesses 25 anos de consultoria em gestão de marketing e financeira para clinicas médicas e odontológicas já vimos clinicas com alto faturamento quebrarem porque venderam demais. Isso mesmo, quebraram porque venderam demais.
Venderam demais para os pacientes errados, sem a margem de lucro correta, com formas de pagamento equivocadas e misturando o dinheiro da clinica com o pessoal.
Captar pacientes é um dos processos de uma clinica, ou de qualquer empresa. Não é o único e ele esta apoiado em uma boa gestão administrativa e financeira.
Portanto, quando pensar em atrair mais clientes, verifique primeiro se sua clinica tem os seguintes parâmetros bem estabelecidos:
Uma política de precificação de serviços com base em critérios matemáticos e não no achismo ou no preço médio do seu mercado.
Um controle fino do fluxo de caixa, especialmente o projetado, ou seja, do que vai acontecer financeiramente falando na sua clinica nos proximos 12, 24 e 36 meses.
Uma política de concessão de crédito e parcelamento para seus pacientes com lastro em capital de giro próprio.
Um baixa alavancagem financeira com capital de terceiros, tais como empréstimos bancários e antecipação de recebíveis.
Uma equipe bem selecionada, treinada, com metas claras e objetivos a atingir, além de uma supervisão bem feita.
A escolha de uma portifólio de serviços que seja de fato rentáveis.
Uma segmentação de mercado bem feita baseado em fatores compartamentais e demográficos.
Um posicionamento de mercado claro e objetivo. Não querer ser a clinica que atende a todo mundo.
Protocolos e scripts padronizados de atendimento de pacientes, de abertura e fechamento da clinica, dos processos de controle de agenda, de crédito e cobrança, etc.
Não vamos nos alongar muito nesse artigo, mas acredito que você já entendeu que não existe crescimento sem uma base de sustentação.
Busque a profissionalização da sua clinica aliando uma política de atração de pacientes rentáveis, criando um ciclo virtuoso, onde o seu preço é justo para um tipo de público muito especifico (segmento de mercado), fornecendo um serviço de qualidade com a remuneração que a sua empresa merece.
Por fim, mas não menos importante, analisar uma clinica, fazer o diagnóstico situacional, ter metas e objetivos e um plano de ações bem trabalho são mandatórios para que uma clinica possa atrair pacientes e ter faturamento e lucro.
Se quiser saber mais sobre gestão de clinicas médicas e odontológicas e sobre nosso trabalho de consultoria para médicos e dentistas, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.
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