Toda empresa no começo do seu ciclo de vida passa por dificuldades comuns como criar um nome no mercado e atrair pacientes.
A medida que essas dificuldades iniciais vão sendo superadas, o desafio para ser de outra natureza.
Muitas vezes o crescimento da carteira de clientes e do faturamento vem acompanhado das chamadas "dores do crescimento".
Algumas dessas dores se manifestam em forma de dificuldades na apuração de resutlados, baixa lucratividade e descontrole gerencial.
Trabalhando com organização de clinicas odontológicas há praticamente 26 anos, nós da Senior Consultoria criamos uma metodologia que permite trazer controle gerencial para os proprietários de clinicas odontológicas em crescimento ou consolidadas.
Como organizar uma clinica odontológica
Esse artigo pretende ser objetivo e direto, portanto, vamos cortar a parte conceitual e iremos direto para a prática.
Organizar é uma das funções da administração e esse é o ponto desse artigo. Para organizar uma clinica odontológica é preciso pensar em 4 dimensões:
Pessoas
Finanças
Vendas
Operação
Pessoas
Pessoas são as responsáveis pela entrega do serviço na clinica. Mas, como pessoas nos referimos a todos que direta ou indiretamente participam do processo de entrega do trabalho da clinica.
Isso envolve desde o manobrista da clinica, a recepcionista, as ASB's e, claro, os dentistas.
Para que uma clinica tenha prosperidade é preciso buscar, selecionar, contratar e treinar as pessoas que trabalham na clinica.
Isso passa por definir processos claros na contratação, uma definição de cargos e salários, bem como estabelecer diretrizes e padrões de conduta da equipe.
Além disso, uma clincia organizada é aquela em que todos sabem o seu papel e o desempenham no máximo da sua competência.
Finanças
Finanças de uma empresa envolvem vários processos sendo os principais a precifiação dos serviços e a gestão do fluxo de caixa..
Saber precificar corretamente seus serviços utilizando um markup realista e que contemplem os custos, despesas e o lucro desejado são essenciais para a perenidade e organização de uma clinica.
Por outro lado, a gestão do fluxo de caixa é fundamental para identificar a saúde da empresa, prever problemas futuros e orientar a gestão do negócio.
Vendas
Nenhuma clinica sobrevive sem vendas. A grande verdade é que vendas ainda é um tabu para a maior parte da classe odontológica e isso gera uma série de problemas.
Vender não é empurrar ou enganar os pacientes. Vender é atender necessidades e desejos na forma de serviços que remunerem os investimentos realizados.
Ter um processo de vendas na odontologia é condição fundamental na gestão.
Como é possível manter uma organização sem uma previsibilidade de vendas?
Vendas na odontologia envolve uma série de processos que se interliga com marketing na atração de pacientes e que acaba no pós-atendimento ao paciente em tratamento.
Operação
Aqui é onde os dentistas aportam a maior parte do seu tempo. É dado muito enfoque a operação do dia a dia, porém muitas vezes de forma equivocada
Não é trabalhando muito que se ganha dinheiro na odontologia, mas sim, trabalhando com método, inteligência e consistência.
Toda vez que você olhar para a operação da rotina diária pergunte-se: Estamos fazendo certo as coisas certas?
Conclusão
Clinicas odontológicas que chegam a um determinado patamar geralmente precisam investir em outras áreas do negócio para além da captação de pacientes.
É preciso investir na organização da clinica. Existem técnicas, metodologias e formas de se organizar uma clinica.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar a organizar sua clinica odontológica?
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