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O único tipo de marketing odontológico que você deve investir

Marketing na odontologia
Marketing na odontologia

Muitas pessoas nos mandam emails, mensagens e ligam para nós semanalmente com o mesmo tipo de dúvida:


  • Vale a pena investir em marketing para odontologia?

  • Qual a melhor forma de atrair pacientes para o consultório odontológico?

  • Como fazer marketing para clínicas odontológicas que funcione?

  • É melhor investir na divulgação do consultório no Google ou nas redes sociais?

  • Por que não consigo atrair pacientes pelo Facebook e Instagram mesmo investindo um bom dinheiro em impulsionamento?


Bem, para que possamos ajudar a todas essas pessoas que entram em contato e também a você que é leitor do nosso blog sobre gestão e marketing para empresas de saúde, vamos esclarecer alguns conceitos e pontos fundamentais sobre marketing odontológico.


O que é o marketing odontológico


Marketing odontológico é entender, atender e superar expectativas, desejos e necessidades de um grupo específico de pessoas de forma lucrativa.


Veja, uma clínica odontológica existe para resolver problemas das pessoas. Mas não de todas as pessoas. Isso seria impossível.


Para que você comece a entender um pouco mais de marketing na odontologia, precisa entender primeiro, os conceitos de segmentação e posicionamento de mercado.


Pouco falado ou até mesmo ignorado durante o curso de odontologia, o marketing é uma ciência e uma arte. E base da parte cientifica do tema esta relacionado com a segmentação do mercado.


É sabido que as pessoas são diferentes em seus anseios, suas necessidades e desejos, assim como tem capacidades de escolha e poder de pagamento diferentes.


Então, o primeiro "segredo" para o sucesso do marketing odontológico é escolher quem dentro um universo de pessoas será o alvo das suas campanhas de marketing.


A segmentação então nada mais é do que determinar o perfil do seu público ideal. Quais são as pessoas que terão maior aderência ao seu tipo de serviço.


Mas, aqui começa o grande erro dos dentistas. Eles acreditam que devem segmentar o mercado pelo tipo de tratamento que oferecem. Então começam a pensar na característica do público-alvo, de acordo com o perfil dos serviços oferecidos.


Isso é um erro que pode custar caro. Veja, um mesmo serviço, por exemplo, ortodontia, pode ser direcionado para pessoas de baixíssima renda ou para um público elitizado.


O que vai determinar a escolha de um ou outro alvo é o conceito de posicionamento de mercado.


Ou seja, como você se comunica com o mercado determina o perfil do público que você atrai.


E como será que uma clínica odontológica se comunica com o seu mercado? Bem, ela faz isso de várias formas, a começar pelo nome da clínica. Qual a sensação você" tem ao ouvir um nome como "Clínica do Povo"? Agora pense em uma clínica com o nome "Elite Dental". Pensou? Será que o público de A seria o mesmo de B? Como você acredita que seriam as instalações a primeira clínica? E da segunda?


O processo de posicionamento é sobretudo uma forma de se colocar e de ser lembrado na mente do seu público em potencial.


Lembre-se, marketing é sobretudo uma questão de percepção. Marketing na odontologia é sobretudo percepção que seus pacientes tem sobre o nível de serviço esperado. Não somente o nível do serviço clínica, mas do serviço total que sua clínica oferece.


Os dois tipos de marketing odontológico


No marketing odontológico podemos classificar que existem dois tipos específicos de ação de marketing:


01 - Marketing Institucional


Muito utilizado para gerar consciência de marca, ou seja, para que as pessoas saibam que sua clínica existe, para reforçar um posicionamento e uma mensagem.


É comum redes de franquia de odontologia manterem um fundo de propaganda institucional que é utilizado para ações de marketing institucional de larga escala a nível nacional ou pelo menos nas regiões onde a franquia tem unidades.


Marketing institucional não gera vendas diretas, mas contribui para que no médio e longo prazo a visibilidade e o reforço de marketing obtidos pela marca sejam um forte elemento de de auxilio as vendas.


Se o seu orçamento de marketing é curto e você precisa gerar caixa imediato, esse tipo de ação de marketing odontológico não é a melhor opção para você.


02 - Marketing que gera leads


É bobagem dizer que marketing gera vendas. Não gera. Marketing predispõe o cliente para comprar.


Uma boa campanha de marketing para captação de pacientes, bem elaborada e bem executada vai gerar leads.


Leads são potenciais pacientes, ou seja, pessoas que tem um perfil do seu tipo ideal de cliente, que foram impactadas por uma propaganda da sua clínica, por uma ação de marketing odontológico e que manifestaram interesse em agendar uma avaliação.


A captação de leads para odontologia utiliza um mix de estratégias e podem ocorrer ações de marketing ativo, passivo ou ambos.


Captar leads para odontologia é um processo contínuo que deve ser realizado diariamente na sua clínica odontológica, pois todos os dias novos pacientes entrarão para avaliação e alguns estarão terminando seus tratamentos.


Além disso, é bom que fique claro que muitos dos potenciais leads que vão visitar sua clínica e fazer uma avaliação não vão converter em pacientes. Mas, nem por isso você deve desistir deles, sendo a parte de "nutrição de leads" uma etapa fundamental do processo de marketing de qualquer clínica odontológica eficiente.


Ultimamente com os avanços dos canais digitais e em especial do marketing digital para odontologia, a montagem de estratégias de captação de leads para odontologia utilizando ferramentas digitais (Landing Pages, Google, Facebook, Instagram, SEO, Conteúdo, etc.) tem se tornado um processo padronizado e repetível.


É importante frisar que conhecer o formato de se captar leads sem conhecer o negócio de odontologia gera um anomalia, um grande volume de leads desqualificados, ou seja, pessoas que vão lotar seus consultórios mas que não vão converter em pacientes.


Por isso é fundamental contar com o expertise de uma empresa especialista em captação de leads para odontologia com mais de 20 de mercado como a Senior Marketing.


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Senior Marketing

(11) 3254-7451



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