top of page
Foto do escritorAdmin

O que esperar para 2022 na sua clinica médica ou odontológica

Como será 2022 para clínicas médicas e odontológicas?
Como será 2022 para clínicas médicas e odontológicas?

Sempre que chega o final de um ano somos frequentemente arguidos por nossos clientes de consultoria sobre como será o ano seguinte.


Bem, nós não temos uma bola de cristal, mas como cientistas do marketing e amantes das boas práticas de gestão que somos, sempre nos baseamos nos dados da economia, da legislação e da política para tentarmos traçar cenários.


Claro, se você for um cliente premium da Senior Marketing vai receber um relatório personalizado com um planejamento estratégico voltado para o seguinte.


De toda forma, como contribuição para o mercado de saúde, baseado em nosssa experiência de mais de 20 com gestão e marketing para clincas médicas e odontológicas, demonstramos abaixo quais são nossas expectativas para o ano de 2022.


01 - Inflação


Acreditamos que a inflação vai continuar alta em virtude dos efeitos da pandemia, agravados por um ano eleitoral, data típica para tomada de medidas populistas dos governates, injetando dinheiro na economia, irrigando falsamente os mercados com dinheiro subsidiado pelos pagadores de impostos.


A inflação corroi o poder de compra dos consumidores, ou seja, dos seus pacientes, levando-os a adiar a contratação de serviços ao limite.


02 - Crédito


Como saber a taxa selic que indexa a economia já atingiu 2 digitos e analistas de economia esperam que ela chegue próximo de 15% a.a.


Com taxas mais altas tomar crédito fica mais caro para o consumidor final, seja ele um potencial paciente ou uma empresa, como sua clinica.


Dessa forma, mesmo parcelando os seus tratamentos muitos dos seus pacientes vão ter dificuldades de pagar.


Da mesma forma, o dinheiro de terceiros, seja de bancos ou investidores vai ficar mais caro ainda em 2022, elevando o grau de insegurança dos tomadores de empréstimos.


03 - Eleições


A política tem um grande peso não somente nas vidas dos cidadãos, mas também das empresas.


Muitas incertezas surgem no horizonte pessoal e profissional em ano eleitoral. E quando existe incerteza existe paralisia.


As pessoas tendem a travar na hora de fazerem investimento se não tiverem um cenário claro do que vai acontecer no futuro próximo.


Conclusão


A economia está se recuperando a passos lentes após dois anos de pandemia. Muitas pessoas ainda estão desempregadas e a renda em geral caiu.


Isso não significa que nínguem está comprando, apenas que é necessário fazer um redirecionamento da sua estratégia para o ano de 2022.


É preciso analisar caso a caso, cada mercado, validar as forças internas da sua clinica e analisar que oportunidades e ameaças surgem no horizonte da sua clinica em 2022.


Os dados da macroeconomia avaliados acima (política, crédito e inflação) são nortes que devemos observar, mas não um destino certo do que vai acontecer.


Nossa recomendação é de que você faça um bom planejamento estratégico para 2022, observando se no seu caso seria melhor adotar uma estatégia mais conservadora, de não perder ou minimizar perdas ou se é um bom momento para aproveitar que os seus concorrentes estarão mais receosos de investir e acelerar seus investimentos.


Veja, é um bom plano de gestão que vai poder ajudar sua clinica a determinar ações nos próximos 3, 6, 9 e 12 meses.


Recomendamos que seu plano estratégico seja revisto há cada 3 meses no máximo para correção de rotas e adequações conforme o ano vá se desenrolando.


De toda forma é preciso salientar que é exatamente em períodos de crises que as pessoas com maior visão estratégica e maior arrojo pessoal e empresarial ganham mais dinheiro.


Se você quer ajuda de uma empresa especialista em gestão e marketing para médicos e dentistas entre em contato e converse com um de nossos consultores.


Senior Consultoria

Gestão e marketing para médicos e dentistas

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

bottom of page