Basta acessar o Google e digitar o termo "marketing digital na odontologia", ou "marketing digital para dentistas" e você receberá como resposta centenas de links.
Com o avanço das telecomunicações, das redes de internet, aliadas as mudanças de comportamento dos pacientes, o marketing odontológico nunca despertou tanta atenção como atualmente.
Acontece que assim como qualquer assunto que você pesquisar na internet vai encontrar textos, artigos e vídeos muito bons sobre marketing digital para dentistas e outros, que digamos, prometem mais do que o possível...
Foi exatamente pensando em você dentista, ou empreendedor da área de odontologia que pensa em investir em marketing digital na odontologia, ou que já contratou uma ou mais agência de marketing digital para dentistas e não teve os resultados tão alardeados na internet é que escrevemos esse artigo. Siga conosco!
Marketing Digital Para Dentistas
O que é?
Bem, antes de passarmos adiante é preciso nivelarmos alguns conceitos. O primeiro e mais importante deles é de que marketing digital" não existe!!
Você pode estar se perguntando: "Como assim? Mas eu faço propaganda no Google da minha clinica odontológica, tenho um site e contas nas principais redes sociais. Isso não marketing?"
Bem. na verdade não. Marketing é uma ciência que busca entender, atender e superar expectativas de um grupo de pessoas ou empresas.
Como você pode ver, quando alguém investe em Google, Facebook, Instagram ou qualquer outro tipo de mídia, está na verdade fazendo propaganda e publicidade. No caso do marketing digital, estão utilizando especificamente o canal online para divulgar suas clinicas.
Não é escopo desse artigo, mas de forma sumarizada podemos afirmar que marketing vai muito além da publicidade e propaganda. Faz parte do escopo de marketing:
Criar novos produtos e serviços;
Definir com fórmulas matemáticas a precificação de um produto ou serviço;
Criar, posicionar e fortalecer a imagem de uma marca;
Estabelecer os melhores canais de atendimento ao cliente, bem como os padrões de atendimento;
Ajudar na escolha do ponto (praça) onde uma empresa vai ser instalada.
Esses e outros pontos vão além da propaganda da clinica. O marketing digital é uma forma genérica que o mercado publicitário criou para designar uma série de estratégias e práticas de publicidade e propaganda utilizando como canal principal a internet.
Marketing Digital Para Dentistas
Por que investir?
Com milhões e milhões de brasileiros conectados a internet buscando informações, produtos e serviços, é quase impossível não investir em marketing digital na odontologia.
Seja sua clinica pequena ou grande, ainda que o seu orçamento para investir em marketing não seja alto, é possível sim, impactar muitas pessoas, com um custo proporcionalmente mais baixo em relação a outras mídias, como jornais, revistas e a própria televisão.
Os dentistas perceberam que o marketing digital é uma ferramenta poderosa para atrair a atenção de novos pacientes, para mostrar "a cara" da empresa para potenciais pacientes e para se relacionarem com quem já é paciente.
Sem dúvidas, custo baixo, a velocidade com que mudanças podem ser implementadas nas propagandas, diversidade de canais digitais, e especialmente, a capacidade medir o retorno sobre o investimento (ROI) são as grandes vantagens de investir em marketing digital para dentistas.
Marketing digital para dentistas
O que você pode esperar?
Bom agora que você já sabe o que é e quais as vantagens de investir no marketing digital na odontologia é preciso conhecer a outra metade do assunto, que por motivos óbvios a grande maioria das agências de marketing não conta.
Alguns pontos que exigem atenção:
Investir em Google Ads, a ferramenta de propaganda online do Google tem ficado cada vez mais caro. Existe uma competição enorme, principalmente em cidades de médio e grande porte. O custo de aquisição de um novo lead, ou seja, alguém interessado no seu serviço pode passar fácil de $ 20,00.
Veja bem, o que você vai conseguir com marketing digital são leads. Leads precisam ser trabalhados com técnicas de vendas, persuasão e negociação para se tornarem pacientes.
Marketing digital para dentistas não faz milagres. Dificilmente uma clinica vai ter sucesso investindo na divulgação no Google ou redes sociais se não tiver um diferencial competitivo claro, um público-alvo bem específico e um orçamento que permita atingir o volume necessário de pessoas para conseguir o número de pacientes que você almeja (meta).
Existe uma falácia divulgada por "gurus de marketing digital para dentistas" e pseudo agências de marketing odontológico que se resumem a "sacadas", "hacks" e "dicas" que vão "bombar a sua agenda" caso você aplique os eles estão falando.
É ironia que dentistas busquem outros dentistas para um trabalho profissional de marketing. O argumento de que "eu sei o que você vive no dia a dia" é um desses pensamentos rasos que equivale a dizer "que só um macaco entende banana"!
Não existe bala de prata no marketing digital. E sim, por mais bem segmentada, trabalhada e preparada que sejam suas campanhas de marketing no Google, no Facebook ou Instagram, (boa) parte do seu dinheiro investido em marketing digital vai escorrer pelo ralo.
Esse não é um "privilégio" do marketing digital para dentistas. É esperado que em qualquer negócio parte do investimento em marketing seja perdido. O importante é ter um bom plano de marketing, uma agência de marketing digital com resultados concretos e que enxergue o marketing digital como um meio e não um fim.
Aqui na Senior Marketing já atendemos mais de 600 clinicas odontológicas e cada novo cliente é um novo desafio.
Nós entendemos que marketing digital na odontologia tem que no final do dia gerar caixa para sua clinica. Se não gera caixa não é marketing.
Se você já investe em marketing digital na sua clinica e não está obtendo os resultados que planejou, revise se um dos pontos abaixo não esta pendente:
A - Sua agência de marketing digital não entende nada do negócio de odontologia.
B - Não existe um plano de marketing bem criado e pensado, apenas execução de campanhas soltas nos principais canais digitais como Google e Instagram.
C - Seu investimento esta aquém do necessário para atingir suas metas.
D - Seu público-alvo não usa o canal digital como meio de compra do seu tipo de serviço;
E - Você colocou uma expectativa alta demais em obter resultados rápidos de curtíssimo prazo (3 a 6 meses) para ter retorno do seu investimento.
Na nossa experiência de mais de 25 anos como marketing para odontologia e, em especial, com marketing digital para dentistas, tem resultados aqueles que investem na contratação de uma agência de marketing odontológico experiente, que tem metas claras e que alocam tempo e recursos financeiros suficientes para obter o retorno do seu investimento e continuar a crescer.
Se você tem essa visão, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing digital para dentistas. Talvez possamos ajudar sua clinica também!
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