top of page
Sênior Marketing

O marketing médico


Marketing médico

Em mercados saturados como o da medicina, já não basta ser um bom profissional. É necessário que os potenciais pacientes saibam disso.

O marketing médico é uma disciplina que vem para ajudar o profissional a entender melhor quem é seu paciente alvo, suas demandas e necessidades e como comunicar seus diferenciais para seus potenciais pacientes.

Marketing na medicina é muito mais do que simplesmente criar uma página na rede social, desenvolver um website ou ter uma divulgação em revista ou rádio.

Essa parte mais visível do marketing é chamada de promoção e por ser a parte que todo mundo vêm, frequentemente é confundida com a totalidade do marketing médico.

Entretanto, marketing médico envolve 3 macro etapas, a saber:

Definição do público alvo

Muito mais do que apenas determinar a classe social, a faixa etária e o nível de escolaridade dos pacientes, é necessário entender dentro do escopo de serviços oferecidos pelo profissional ou clínica, quais são as expectativas de nível de serviço do paciente.

Para isso é necessário fazer uma pesquisa de mercado, onde um nível maior de detalhe sobre o perfil do paciente ideal é trabalhado, levando-se em conta principalmente seu perfil comportamental, ou seja, aquilo que o move a procurar um profissional de saúde.

Posicionamento de mercado

Essa etapa tem a ver com a procura pela resposta a pergunta: qual a posição o profissional de medicina ou clínica pretende ocupar na mente do paciente alvo?

Não é possível ser tudo para todo mundo. Um profissional de medicina precisa ocupar um lugar de destaque na mente de um grupo de pacientes em potencial, para que esse no momento da necessidade ou busca por um profissional de determinada especialidade tenha em você ou na sua clínica a referência de mercado

Meio ou canal de promoção

Aqui a mensagem de posicionamento toma forma de um anúncio, de um post, de um spot. Ou seja, a proposta é encontrar o canal adequado de comunicação para levar a mensagem de posicionamento do profissional / clínica no momento certo e para as pessoas certas.

Conclusão

Como se percebe, o marketing médico é algo amplo e muito importante para profissionais autônomo de medicina ou para clínicas e hospitais, no sentido de que, em um mercado amplamente saturado, leva vantagem aquele que se posiciona melhor e comunica melhor sua proposta de trabalho.

Se você é um profissional de medicina, tem um consultório ou clínica médica e precisa de ajuda para direcionar seus esforços de marketing médico para captar melhores pacientes, entre em contato e converse com um de nossos consultores.

Senior Marketing

bottom of page