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Sênior Marketing

O marketing do médico


O mercado de medicina nunca esteve tão concorrido. São milhares de profissionais formando todos os anos.

Os profissionais de medicina já perceberam que é necessário investir em marketing médico para alavancar os seus consultórios e clínicas.

Mas o que exatamente é o marketing médico e para que serve o marketing na medicina?

Bem, existem muitos conceitos equivocados sobre o que é marketing, sendo o principal deles a comum confusão entre marketing e propaganda.

Para ficar em um exemplo prático e objetivo, se você investe em criar um site, abrir uma conta para seu consultório ou clínica no Instagram ou ainda fazer assessoria de imprensa esta investindo em promoção.

Acontece que marketing vai muito além de promoção. Marketing na medicina tem a função de entender as necessidades, desejos e demandas de um grupo específico de pessoas, que precisam, valorizam e tem capacidade financeira para pagar pelo seu serviço.

Ou seja, enquanto a promoção, a publicidade e a propaganda médica cuida de divulgar o seu consultório ou clínica, o marketing na medicina vai muito além e engloba as seguintes macro funções:

Definição do Mercado: Escolha de uma ou mais grupos de pessoas com características demográficas e sociográficas semelhantes que podem ser melhor beneficiados pela sua proposta de serviço.

Oferta de serviço: Todo profissional de medicina hoje em dia que deseja ter uma agenda cheia precisa criar um diferencial competitivo. Existem várias formas de se criar um diferencial competitivo, enfocando aspectos como a tecnologia, o atendimento, a individualidade, etc. O fato é que sem uma proposta de oferta de serviço diferenciada você passará a ser visto como "mais um" dentro da sua especialidade e a escolha do paciente recairá sobre o preço, geralmente o mais barato.

Canais de mídia: De nada adianta ter um público-alvo bem definido e uma excelente proposta / oferta de serviço diferenciada se as pessoas não sabem disso. É preciso escolher quais os canais mais adequados, o volume de investimento necessário para que a sua mensagem de divulgação atinja, atraia e converta os pacientes desejados.

Marketing sem metas não é marketing

Se você investe algum valor mensal em ferramentas de divulgação e não estabelece metas de desempenho provavelmente estará jogando seu dinheiro fora.

Marketing médico tem sempre dois pontos em comum:

A - Gerar satisfação nos pacientes através da prestação de um serviço adequado às suas expectativas;

B- Retornar em lucro para o proprietário da clínica, para que esse possa reinvestir parte dos ganhos no aperfeiçoamento dos seus serviços e na sua realização profissional e pessoal.

Marketing sem metas, sem números, sem datas e objetivos definidos nunca será marketing de verdade.

Se você contratar uma agência de marketing médico seja ela digital ou offline e não houver no seu planejamento de marketing médico objetivos claros, indicadores de desempenho e métricas de performance você não estará fazendo marketing com seriedade.

Conclusão

O marketing do médico tem a função de tornar o profissional, seu consultório ou clínica mais conhecido, acessível e interessante para os potenciais pacientes. Mas não para qualquer paciente e sim para aquele que tem autoridade e capacidade financeira para pagar pelos seus serviços.

Se você quer implementar uma estratégia de marketing médico na sua clínica entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo e aguarde o contato de um dos nossos especialistas.


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