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O item que não pode faltar no marketing para médicos


Marketing para médicos - O que não pode faltar?
Marketing para médicos - O que não pode faltar?

Depois de mais de 20 anos atendendo médicos e clínicas médicas, na criação de estratégias de divulgação, propaganda médica e marketing médico, nós chegamos a algumas conclusões importantes.


É de conhecimento de todos que a classe médica tem aderido fortemente ao chamado marketing médico nos últimos anos.


O crescimento do marketing digital na medicina e o uso de ferramentas como Instagram e Facebook já são bastante disseminados na classe médica.


Isso é ótimo, mas entretanto, existe um problema que identificamos junto a atuação a classe médica: O desconhecimento do que é marketing na medicina e o que o marketing pode fazer pelos médicos e seus consultórios e clínicas.


 

Entendimento do que é marketing. O item que não pode faltar no marketing para médicos


É quase determinístico. Os profissionais de medicina não entendem o que é marketing, para que serve o marketing e como ele pode ser aplicado a favor de suas carreiras e negócios.


Para começar a entender o que é marketing médico podemos descrever o que não é marketing:


  • Marketing na medicina não é ter um site bem feito;

  • Marketing para médicos não tem nada a ver com gestão de redes sociais;

  • O marketing do médico não se resume a propaganda médica;

  • Marketing para médicos não é vender;

  • Fazer marketing na medicina não é autopromoção.


 

Afinal, o que é marketing na medicina então?


"Marketing na medicina é a ciência que busca entender, atender e superar expectativas de um grupo específico de pessoas."

Marketing na medicina tem várias funções, a saber:


  • Determinar com clareza quem o público-alvo correto do seu consultório ou clínica. Público-alvo, e mais além, a Persona do seu cliente ideal é uma função de marketing.


  • Criar uma identidade de marca, seja pessoal ou empresarial que demonstre a proposta de valor do seu consultório / clínica para a sua persona.


  • Comunicar de forma clara, sem apelo comercial, porém de forma persuasiva os seus benefícios, atributos e valores para o seu público-alvo;


  • Analisar, selecionar e escolher os melhores canais de comunicação, sejam eles online (Facebook, Google, Instagram, etc.) ou offlines (Revistas, jornais, TV, etc.) que serão mais efetivos para levar sua mensagem, sua propaganda e sua proposta de valor para o perfil do seu cliente ideal;


  • Calcular e determinar o melhor preço para a sua tabela de serviços baseado em critérios matemáticos, mas também, de forma estratégica (preço estratégico);


  • Selecionar, treinar, acompanhar e motivar pessoas (equipe);


  • Analisar, selecionar e determinar o melhor ponto comercial (praça) para implantação de um consultório ou clínica médica.


Sim, talvez você não sabia disso, mas marketing na medicina é uma filosofia de gestão empresarial.


Uma filosofia onde o seu paciente é colocado no centro (de verdade) das atenções da sua clínica e todos os processos são direcionados para a completa satisfação das suas necessidades, desejos e dores.


Conclusão


Muito mais do que propaganda médica ou de criar e postar informações na rede social do momento, o marketing médico tem um escopo muito mais amplo.


Então, agora você já sabe que o item fundamental de qualquer estratégia de marketing para médicos é o conhecimento do que significa e para que serve o marketing na medicina.


Se quiser maiores informações sobre o uso e a implementação de marketing médico profissional, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.


Senior Marketing

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