top of page
Sênior Marketing

Marketing para médicos nas redes sociais


Marketing para médicos nas redes sociais

Ultimamente o marketing médicos nas redes sociais tem crescido vertiginosamente em todo o mundo. Essa é uma tendência sem volta e uma das principais vertentes do marketing digital para médicos.

É que o marketing médico nas redes sociais aproxima e fortalece o laço entre o profissional de medicina e seus atuais e potenciais pacientes.

Essa nova tendência, entretanto, traz vários desafios já que o marketing médico em redes sociais é totalmente diferente do marketing digital para médicos em outras plataformas digitais.

A divulgação dos serviços médicos em redes sociais obedece a uma mecânica própria, bem mais sutil e definitivamente estruturada dos que os links patrocinados e técnicas de otimização de sites para motores de busca como o SEO.

Como funciona o marketing para médicos nas redes sociais

O marketing para médicos nas redes sociais são uma estratégia de marketing ancorada totalmente nas principais plataformas de redes sociais com a finalidade de promover uma clínica médica, consultório ou mesmo a figura de um profissional de medicina.

As redes sociais para médicos podem ser usadas com diversos objetivos, como dar visibilidade, ampliar o conhecimento sobre um determinado serviço, reforçar a autoridade do profissional ou clínica sobre determinado tema e também para educar os potenciais pacientes.

Uma outra finalidade muito comum do marketing para médicos nas redes sociais é a utilização da estrutura de comunicação das redes sociais como um canal de atendimento aos clientes, seja no pré-atendimento, marcação de consultas, dirimir dúvidas e no pós-atendimento com a disponibilização de materiais educativos e de continuidade do relacionamento entre consultório / clínica e paciente.

Nas campanhas de marketing para médico nas redes sociais as agências de marketing para médicos lançam mão das ferramentas disponibilizadas nas redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Linkedin para publicar conteúdo que atraia, converta e fidelize pacientes com potencial interesse pelos serviços oferecidos pelo profissional e sua clínica / consultório.

De forma geral, o marketing para médicos nas redes sociais é classificado na categoria de marketing de display, que tem um funcionamento bem distinto do marketing de busca, como no Google, por exemplo.

É preciso salientar que a forma de trabalhar o marketing para médicos nas redes sociais é distinto do marketing que tem o objetivo imediato de gerar consultas e avaliações.

No marketing para médicos em redes sociais o objetivo inicial é o relacionamento.

Através do relacionamento criado entre o potencial paciente e o médico ou sua clínica / consultório, a partir de uma disponibilidade de informações úteis e constantes é que o potencial paciente poderá vir a se tornar um paciente real.

Então, é importante que o profissional de medicina perceba que o marketing médico nas redes sociais não tem, a priori, o objetivo de incrementar as vendas de serviços diretamente, sendo esse um "efeito colateral" da entrega de valor percebido pelos seguidores nas redes sociais.

Vale a pena investir em marketing para médicos nas redes sociais?

Com certeza o marketing para médicos nas redes sociais deve fazer parte de toda estratégia de marketing médico, integrando um portfólio de ações táticas de marketing digital para médicos que englobe várias ações complementares.

Cabe frisar que a relação médico-paciente é uma questão de confiança e nesse sentido, as redes sociais desempenham papel relevante dentro de uma estratégia de marketing para médicos, no sentido de criar um canal direto entre os profissionais de saúde e o seu público potencial.

Entretanto, o marketing para médicos nas redes sociais não deve ser visto como uma panaceia que resolve todos os problemas de uma clinica médica.

É precisa pensar em todos os aspectos de marketing médico, envolvendo o ponto comercial onde seu consultório ou clínica está instalada, a precificação do serviços, a equipe, o portfólio de serviços oferecidos, o treinamento da equipe e dentro dos canais de comunicação uma integração entre canais online e offline, de acordo com o perfil dos seus pacientes.

Conclusão

O marketing para médicos em redes sociais é sem dúvida alguma um importante aliado dos profissionais de medicina que buscam maior exposição do seu trabalho, captar mais pacientes e melhorar a rentabilidade das sua clínicas.

Entretanto, como vimos acima, o marketing para médicos nas redes sociais deve fazer parte de uma estratégia de marketing para médicos maior que envolva outros aspectos de marketing, entre eles o posicionamento e segmentação de mercado.

Se você quer investir em uma estratégia de marketing para médicos e precisa de assistência de uma agência de marketing médico, entre em contato conosco e vamos conversar.


Senior Marketing

Marketing para médicos

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

bottom of page