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Marketing para médicos - 3 coisas que agências de marketing médico não te contam


Ag~encai de markeintg médico - O que eleas não tem contam
Ag~encai de markeintg médico - O que eleas não tem contam

Acredito que todos nós concordamos que existe uma grande concentração de profissionais de saúde oferecendo serviços muito parecidos aos olhos dos potenciais pacientes.


Em um cenário de economia fraca, incertezas e insegurança as pessoas tendem a ser muito mais criteriosas sobre a forma como vão gastar o seu dinheiro.


E o mercado de saúde não está fora desse contexto. Se agora em 2022 a pandemia do Covid perde força na maior parte das regiões do Brasil, a invasão da Ucrânia pela Russia coloca o mundo novamente sobre alerta.


Apesar de fatores assim parecerem não influenciar a realidade local, a verdade é que o mundo está cada vez mais globalizado e o que acontece há 10.000km de distância afeta sim a nossa economia e hábitos de consumo.


Como o marketing médico pode ajudar sua clinica a atrair mais pacientes?


Ainda existe uma parcela da classe médica que acredita que fazer marketing não passa de autopromoção, ou ainda, o que é pior, acreditam que marketing e saúde não combinam.


Muito desse "ranço" vem da formação dos profissionais que tratam a medicina como algo totalmente desconectado do ambiente de negócios e associam a imagem do marketing a publicidade e propaganda.


Acontece que markeitng na medicina tem a função de identificar necessidades de um grupo de pessoas e montar a melhor proposta de solução (serviço, preço, local, comunicação, pessoas e processos) para atender a essa demanda.


Não tem nada haver com enganar as pessoas, incomodar os pacientes, ou fazer autopromoção.


Mas, o nosso foco hoje é sinalizar para você profissional de medicina de que não existe mágica no marketing. Existe muita informação furada na internet, muita promessa vazia, e o pior, muito médico tem sido seduzido pelo "canto de sereia" de agências de marketing para médicos que contam muitas mentiras por ai.


Nesse artigo vamos indicar 3 coisas que agências de marketing médico não te contam.


Não queremos de forma alguma desencentivar os profissionais de medicina que estão estudando a possibilidade de investir em marketing para suas clinica médicas, mas sim, alertar para algumas falácias propagadas especialmente por agências de marketing digital para médicos.


Em tempo, é bom frisar que não existe marketing perfeito, ou ação de marketing médico que funcione de forma uniforme para todos os profissionais ou clínicas.


Muitas vezes vemos casos de médicos que tem muita exposição e aparentemente scesso com ações de marketing nas redes sociais.


Mas, acredite, nós já fizemos consultoria de marketing para médicos e clinicas em todo o país e a realidade apresentada costuma ser bem diferente daquela vendida nas redes sociais.


Então, princípio número 01 do marketing para médicos: Não copie o que o seu colega esta fazendo, e principalmente, não acredite em tudo que você vê e ouve por ai.


 

Marketing para médicos

3 coisas que agências de marketing para médicos não te contam


01 - Expor sua marca não significa captar pacientes

Seja você um profissional autonômo que trabalha em um consultório do décimo andar de um prédio comercial, ou proprietário de uma clinica com alta visibilidade em uma avenida de movimento, coloque sua clinica na internet.


Existem vários lugares onde sua clinica pode aparecer na internet. Vamos citar alguns:


  • Google Meu Negócio

  • Doctorália

  • Páginas amarelas

  • Facebook

  • Instagram

  • Linkedin

  • Youtube


Você não precisa estar em todos os lugares. Escolha os canais que são mais acessados pelo seu público-alvo.


Por exemplo, se você é um médico(a) cirurgião plástico ou dermatologista vai conseguir mais visibilidade criando uma presença digital no Instagram que é ujma rede totalmente visual.


Já, se o seu público é formado por executivos de alta renda, faz sentido criar uma presença digital no Linkedin, uma rede direcionada para o público empresarial.


Agora, entenda que estar na internet, ter visibilidade para potenciais pacientes não significa "lotar sua agenda" automaticamente como muitos querem vender por ai.


O que muitas agências de marketing médico não te dizem é que praticamente todos os médicos que investem em Google, Instagram ou outra rede social da moda fazem mais do mesmo.


Então, a concorrência só mudou de local, do mundo físico para o virtual. O processo de converter um visistante na sua rede social ou no seu site em paciente não acontece por um passe mágica, simplesmente porque você está investindo em marketing dgital.



02 - Não basta estar presente e ser encontrado


Outra falácia vendida por ai é de que você precisa além de estar na internet, também ser encontrado.


Isso é obvio, ou não?


Além de estabelecer a presença online da sua clinica é fundamental investir em impulsionamento, ou midia paga nesses canais.


É que não existe almoço grátis e cada dia mais os algoritmos das redes sociais e mecanismos de busca como o Google monetizam seus serviços através de anuncios pagos.


O dilema aqui é a forma como as agências colocam esse tipo de situação.


É comum médicos acreditam que seu investimento em marketing nas redes sociais ou links patrocinados vão criar uma progressão geométrica dos seus investimentos. Alguns acreditam que podem faturar 100k mensais investindo 2k em marketing.


Acreditem, marketing não é uma ciranda financeira. Se você tem algo no mercado que multiplica por 10 x o seu investimento em 30 dias o mercado financeiro não existira mais.


Não acredite nessas histórias de gurus de marketing médico na internet que dizem que você pode faturar bastante investindo pouquinho.


Existe uma lei de economia que diz que o retorno é proporcional ao risco. Se você arrisca mais tem mais chances de ganhar...ou de perder.


Veja qual o nível de risco que você topa correr investindo seu dinheiro em marketing na medicina.


Marketing não é uma ciência exata e qualquer um que te garantir resultados estará mentindo.


Prepare-se para perdas e faça uma reserva financeira antes de começar a investir em marketing na sua clinica.


Mas mantenha em mente que o pior que você pode fazer é não investir em captação de pacientes.


Existem diversas maneiras de captar pacientes, mas todos elas caem em uma das categorias abaixo:


  • Referências de pacientes;

  • Captação passiva de pacientes (marketing)

  • Captação ativa de pacientes (promoção)


Qual a melhor estratégia de marketing para médicos? A resposta é: Aquela que atrair o maior número de pacientes que gerem a melhor lucratividade para sua clinica.


Como saber isso? Testando, testando e testando.


03 - Marketing é retorno garantido


Nada no mundo de negócios é garantido. É certo que existem ferramentas complexas de análise de dados que ajudam muito a colocar um bocado de matemática nas estratégias de marketing.


Mas ainda assim, marketing não é uma ciência exata. Você vai se decepcionar muito com o marketing se entrar nesse mercado acreditando em milagres.


Claro, é possível ter retorno financeiro dos seus investimentos em marketing no médio e longo prazo, mas muito dificilmente no curto prazo.


Algo que agências de marketing digital para médicos não tem falam: Resultados rápidos não existem!


Conclusão


Veja, em tudo na vida e no marketing não é diferente é preciso planejar, estudar, investir, analisar, melhorar e medir.


Se você precisa do retorno do seu investimento hoje amanhã de mannhã, não invista em marketing.


Definitivamente marketing é um processo e não uma ação isolada. Quem entende essas regras citadas acima tem mais chance de conseguir ter sucesso fazendo marketing na medicina.


Ficou com dúvidas? Quer conversar com um especialista em marketing para médicos profissional? Entre em contato conosco!


Senior Consulting

Marketing para médicos

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br


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