Neste artigo queremos abordar estratégias específicas para dermatologistas que trabalham com os chamados "procedimentos estéticos".
É sábido que o Brasil é um país continental e que o perfil comportamental da nossa população varia muito de região para região.
Assim, uma estratégia para atrair pacientes que funciona muito bem na cidade do Rio de Janeiro não vai ter o mesmo resultado no interior de Santa Catarina, por exemplo.
Dermatologistas que trabalham com procedimentos estéticos como harmonização facial tem na internet um grande aliado para atrair mais pacientes.
Mas, alguns profissionais desse setor tem atuado de forma equivocada no Instagram e outras redes sociais como o Tik Tok, passando uma imagem pouco profissional para seus seguidores.
Na verdade Tik Tok não deveria ser usado de forma alguma por profissionais de medicina, pois trata-se de uma rede social voltada para o público muito jovem e irreverente.
Mesmo no Instagram vemos erros bobos cometidos por dermatologistas que utilizam a rede muito mais demonstrar bens pessoais e passar uma imagem de "sucesso" que na grande maioria das vezes só atrai curiosos.
Marketing para dermatologistas que funciona é aquele que atrai pacientes, não somente likes, elogios e compartilhamentos.
Então, se você é um(a) dermatologista buscando atrair mais pacientes para o seu consultório, pense que um bom marketing médico deve seguir as regras de propaganda do CFM, e ao mesmo tempo, ser informativo, leve e sem apelação.
É nesse marketing médico que nós acreditamos aqui na Senior Consulting. Se você concorda com isso, siga a leitura!
Marketing para dermatologistas - Como fazer?
Algumas regras universais quando se fala em marketing se aplicam aos profissionais de dermatologia. Vejamos a seguir!
01 - Conheça o comportamento social do seu paciente ideal
Veja, na medicina classificar os pacientes por classe social (A,B, C...) é um equivoco, pois as pessoas não tomam decisões baseadas somente no poder aquisitivo.
É comum na nossa consultoria de marketing para dermatologistas, ouvirmos dos profissionais de que abriram os seus consultórios em uma região nobre da cidade imaginando que isso seria suficiente para atrair pacientes particulares.
Mas, a localização do ponto é apenas um dos itens que um dermatologista deve levar em conta no momento de atrair pacientes.
É preciso ir além e mapear o comportamento social das pessoas que moram ou frequentam a região do seu consultório.
É sabido que o comportamento de pessoas que buscam procedimentos estéticos está muito ligado a autoimagem que as pessoas tem de sí mesmas.
Dermatologistas que querem atrair mais pacientes devem segmentar seu público por comportamento social e não por classe social.
Analisar aspectos como que tipo de profissão a pessoa exerce, se está em contato permanente com o público, se é ativa socialmente, se valoriza muito a opinião de terceiros, etc., faz muito mais sentido do que analisar o tamanho da carteira do cliente.
É que pessoas vaidosas, que buscam e valorizam a beleza estão em todas as classes sociais, e muitas vezes, pessoas da chamada Classe C vão desembolsar milhares de reais em procedimentos estéticos, desde que tenham condições de pagamento facilitadas, ao passo que pessoas da chamada Classe A, muitas vezes não ligam para questões estéticas.
Enfim, o ponto aqui é você buscar entender quais são os aspectos em comum que você consegue observar nos seus melhores clientes.
Agrupando esse conjunto de critérios você chegará a um nicho, ou seja, a um segmento de mercado para prospectar pacientes de harmonização facial ou estética corporal.
02 - Escolha os canais certos para fazer marketing na dermatologia
Todo mundo está na internet! Todo mundo acesso o Instagram....opa,cuidado com essas generalizações.
Pode ser verdade que milhões e milhões de pessoas estejam na internet, mas nem todo mundo, na verdade a minoria, principalmente de pacientes mais bem informados buscam uma dermato nas redes sociais.
As pessoas usaram como fonte primária de informação os seus amigos e parentes. Somente depois vão buscar informações na internet, geralmente via Google.
As redes sociais acabam sendo uma mídia de confirmação da seleção previamente realizada no Google.
Assim, ter um bom site posicionado nas primeiras posições de busca no Google vai ser sempre muito importante para gerar o primeiro contato do seu consultório com um potencial paciente.
O Google mostra o que você faz e o Instagram demonstra como você faz o que faz.
03 - Não seja só mais um nesse universo da internet
O fato é que por mais que te digam que você dermatologista deve investir em marketing digital, esse é um canal condensado.
Existem dermatologistas demais fazendo mais do mesmo nas redes sociais. São posts engraçadinhos, "dançinhas", posts institucionais, ou seja, mais do mesmo.
Para atrair pacientes de dermatologia nas redes sociais é preciso investir em uma estratégia de marketing.
Essas estratégia envolve 3 P's: Produção de conteúdo, publicação de conteúdo e propagação de conteúdo.
Esse artigo não pretende detalhar esse estratégia que merece um livro inteiro, mas basta dizer que não é tão simples assim captar pacientes como algumas "agências de marketing digital para médicos" pretendem propagar na internet.
Se você quer saber marketing sobre estratégias de marketing para dermatologistas, entre em contato e agende uma conversa com um de nossos especialistas em marketing médico!
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