top of page
Foto do escritorAdmin

Marketing para dermatologistas nas redes sociais


Marketing para dermatologistas

Marketing para dermatologistas nas redes sociais


Os especialistas em dermatologia devem perceber que uma rede social não é apenas uma ferramenta para construir relacionamentos; também é bom para seus negócios, para captar pacientes.


Redes sociais como Facebook, Twitter, Google Meu Negócio e LinkedIn são uma extraordinária oportunidade de marketing para dermatologistas que desejam promover suas clínicas e consultórios.


Pacientes em potencial cada vez mais adotam as redes sociais como parte integrante de suas vidas cotidianas. De fato, o fenômeno não está mais restrito apenas aos jovens; Diversos institutos de pesquisa no Brasil e no exterior demonstram que a população com mais de 50 anos está aderindo às redes sociais de forma massiva, especialmente no período pós-pandemia.


As vantagens do marketing em redes sociais para dermatologistas


Especialistas de dermatologia que tem seus consultórios têm uma clara vantagem na utilização das redes sociais para atrairem pacientes particulares.


Assim como a maioria das outras pequenas empresas, ao mudar suas estratégias de marketing médics para as redes sociais. Veja algumas vantagens que as redes sociais trazem para os dermatologistas:


  • Aumentar de forma exponencial a visibilidade para um grande número de pessoas, pacientes em potencial.

  • Permite criar uma conexão personalizada com potenciais clientes;

  • Melhoria da imagem pessoal e autopromoção dos profissionais.


Os especialistas de dermatologia que ainda não despertaram para o poder das redes sociais precisam perceber que não é apenas uma ferramenta para construir relacionamentos, para aparecer ou simples promoção pessoal, mas também é bom para atrair novos pacients.


Cerca de 80% dos clientes de marketing médico da Senior Consulting relatam um aumento do número de pacientes buscando mais informações e agendando consultas após 6 a 12 meses de utilização desses canais.


Os resultados podem ser alcançados sem gastar muito em redes sociais: cerca de 60% dos nossos clientes de dermatologia investem entre dois a três mil reais por mês em divulgação nas redes sociais. O retorno do investimento tende a ser muito positivo quando feito por uma consultoria de marketing médico especializada.


SEO e redes sociais para dermatologistas


Um site bem feito de dermatologia merece ter uma alta visibilidade segmentada em uma pesquisa orgânica no Google, ou seja, ele aparece melhor e mais vezes para pessoas que procuram por profissionais de dermato.


Os principais mecanismos de pesquisa, como o Google, estão cada vez mais dando importância a sites que estão ligados as redes sociais. Os mecanismos de pesquisa estão usando atividades de mídia social como uma dos critérios mais confiáveis de evidência para determinar o valor de um site de dermatologista do ponto de vista dos visitantes online.


Por exemplo, quando alguém compartilha conteúdo útil de um site de dermatologia no Facebook ou no Instagram, deixa uma pista para ajudar um mecanismo de pesquisa como o Google a identificar o valor e a relevância desse site para os leitores.


Cada link ou menção do site nas redes sociais é visto pelos motores de busca como um voto ou endosso do conteúdo pelos leitores em geral na Internet.


Dessa forma , a classificação e relevância da página melhora à medida que mais e mais pessoas “votam” no site nas redes sociais.


Os dermatologistas devem aprimorar sua participação nas redes sociais fornecendo informações exclusivas, relevantes e altamente úteis aos seus seguidores, de forma regular.


Postagens direcionada para artigos de blog interessantes, notícias atraentes, depoimentos de pacientes e até mesmo estudos de caso, e-books e links de utilidade para os pacientes, além de imagens e vídeos educacionais, podem ser postados na conta de rede social de um dermatologista para obter mais “votos” dos leitores.


Gestão de reputação online para dermatologistas


Uma rede social ativa pode ajudar um dermatologista dominar os resultados da página de busca do Google. Entretanto, prestar atenção às contas pode ajudar o dermatologista a manter uma boa reputação online.


A Internet é de fato um meio gratuito que torna extremamente difícil controlar ou gerenciar a imagem ou reputação online de um indivíduo.


Por exemplo, revisores terceirizados na Internet podem construir ou destruir a reputação de um profissional, e não há muito que o profissional possa fazer a respeito.


Entretanto, agências de marketing médico e assessorias de imprensa especializados em profissionais de medicina dispõe de ferramentas para um maior grau de controle de monitoramento sobre redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Google Plus, e Linkedin, tornando viável e possível para um profissional gerenciar sua reputação online de uma maneira muito melhor.


Conteúdo gerado por seguidores de dermatologistas nas redes sociais

Provavelmente o melhorendosso para o trabalho de um dermatologista venha de um paciente existente ou anterior satisfeito com o seu trabalho.


Nenhuma publicidade paga ou ações de marketing médico podem se igualar ao impacto que um depoimento positivo que um paciente encantado com o seu atendimento pode gerar.


O engajamento dos pacientes nas redes sociais tem um alto poder de convencimento de novos pacientes, gerando um ciclo virtuoso de atração de pacientes para dermatologistas que mantêm presença nas redes sociais.


Logicamente, os resultados desse tipo de ação de marketing médico não aparecem da noite para o dia, sendo necessário sim investimentos de tempo, dinheiro e dedicação pessoal.


Uma palavra final sobre marketing nas redes sociais para dermatologistas


Nós conhecemos histórias de muitos profissionais que erram "a mão" no momento de investir em marketing no Instagram.


Por uma falta de alinhamento prêvio entre agência e cliente, muitos dermatologistas reclamam de não conseguirem retorno dos seus investimentos de marketing.


Portanto, antes de contratar alguma agência de marketing médico para começar a investir no Instagram ou outra rede social, recomendamos que você se atente por fazer um bom diagnóstico situacional.


Esse diagnóstico vai identificar entre outros pontos, sua disponibilidade de tempo e capacidade de investimento em marketing, bem como, suas expectativas.


Não acredite que uma agência de marketing para dermatologistas tem a chave mágica de fazer sua agenda "bombar" em pouco tempo.


E para além da questão do tempo, se você não tem tempo e nem disposição de aparecer, de participar de um calendário de publicações, de criar conteúdos direcionados, talvez marketing no Instagram não deveria fazer parte da sua lista de prioridades.


Existem diversas formas de marketing para dermatologistas, algumas com maior e outras com menor participação e envolvimento diário dos profissionais.


Mas, lembre-se sempre, o envolvimento do paciente é diretamente responsável pela evolução ou mesmo a cura de uma doença.


Funciona de forma semelhante com o investimento em markeitng para dermatologistas.


Sem envolvimento, tempo, dedicação, acompanhamento e correção de rotas, dificilmente um dermatologista terá retorno do investimento em marketing para o seu consultório.


Na dúvida, procure sempre a orientação de uma consultoria de marketing médico séria e que tenha um processo claro e objetivo de trabalho. Não vá atrás de promessas de resultados rápidos ou de ganhos fáceis. Acredite, eles não existem!


Quer saber mais sobre marketing para dermatologistas? Se você tem interesse em markeitng e busca uma assessoria personalizada de marketing para alavancar seu consultório, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing médico!




Senior Consulting

Marketing para dermatologistas

+55 11 3254-7451

atendimento@seniorconsulting.com.br

bottom of page