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Marketing para dentistas - como fazer


Os dentistas já despertaram para a necessidade de investir em marketing na odontologia. Divulgar suas clínicas e aparecer para os potenciais pacientes já não é mais uma questão de se, mas de como.

E é nesse momento de decisão sobre investir em marketing odontológico que muitas dúvidas surgem. As mais comuns são?

- Devo abrir uma fan page no Facebook para minha clínica? - Investir no Google vale a pena? - Criar um site para minha clínica é realmente importante? - Como medir os resultados dos meus investimentos em marketing odontológico?

É exatamente para te ajudar a ter uma "luz" sobre o que é marketing odontológico e como tomar os primeiros passos para investir em marketing na odontologia que nos escrevemos esse artigo.

O que é marketing odontológico

Diferente do que a grande maioria das pessoas pensa, marketing não é fazer propaganda. Também não é vender.

Marketing na odontologia tem a função de entender, atender e superar necessidades, expectativas e desejos de um grupo específico de pessoas, os pacientes.

Fazem parte do marketing odontológico as seguintes funções:

  • A determinação do melhor portfólio de serviços;

  • A escolha do público alvo da clínica;

  • A determinação da mensagem de posicionamento da clínica para esse público alvo;

  • A escolha dos melhores canais de comunicação;

  • A execução e gerenciamento da comunicação da clínica de forma que o marketing odontológico gere resultados.

Se você recebeu uma proposta de um intitulada "agência de marketing para dentistas" e ela não contempla todo esse escopo, saiba que você não esta investindo em marketing.

Quais as consequências possíveis disso? A probabilidade de você investir muito dinheiro e não ter o retorno desejado é grande.

Como fazer marketing odontológico que funciona?

Se você deseja investir na captação de melhores pacientes para sua clínica precisa investir em ações de marketing odontológico.

Como você viu mais acima, marketing na odontologia é um conjunto de processos que visam satisfazer uma parcela bem definida de pessoas.

Então, o primeiro passo para fazer marketing odontológico que funciona é definir claramente quem são as pessoas que você deseja atender. Características como:

  • Idade

  • Sexo

  • Renda

  • Localização geográfica

  • Comportamento social

  • Principais problemas que enfrenta

  • O que valoriza

  • O que não valoriza

Somente conhecendo profundamente o seu paciente alvo será possível passar para o próximo passo que é criar a sua OFERTA.

Uma oferta em odontologia não tem o mesmo significado de ofertas no comércio e varejo. Significa que você entendeu quem é seu paciente alvo e o que ele precisa e da valor.

Dessa forma, fica muito mais fácil e objetivo criar um serviço odontológico que seja apreciado pelos pacientes em potencial.

Quer ver um exemplo: se sua clínica esta instalada em uma área pobre do interior nordestino não adianta formatar seu serviço para vender procedimentos de alto valor agregado. As pessoas não vão comprar , ou por não terem condições financeiras ou por não darem valor a esse tipo de serviço.

O contrário também acontece. Se você tem uma clínica em regiões nobres de grandes capitais provavelmente terá a maior parte do seu faturamento vindo de procedimentos estéticos.

Ou seja, segmentação de mercado (quem vou atender) e posicionamento de mercado (qual minha oferta e o que eu sou para esse mercado) tem que estar muito bem alinhados dentro da sua proposta de marketing odontológico.

Conclusão

Então, você já sabe que para fazer marketing na odontologia que funciona não basta criar um site, gerenciar redes sociais de forma isolada. Essas ações tem que estar integradas dentro de um plano de marketing odontológico onde cada peça tem uma função bem definida.

Se você pretende investir em marketing na odontologia ou se já investe e não tem resultados concretos, entre em contato conosco e converse com um consultor de dentistas. Nós podemos ajudar sua clínica a captar melhores pacientes, aumentar seu faturamento e ter mais lucro.

Senior Marketing Marketing odontológico

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