Marketing para dentistas é uma tema que tem despertado cada vez mais interesse dos profissionais de odontologia.
Se até há alguns anos atrás se discutia a possibilidade ou não de investir em marketing na odontologia, atualmente, os profissionais do setor já estão em busca de estratégias de marketing odontológico mais efetivas.
Se você já investe em marketing para divulgar sua clínica ou consultório e os resultados ainda não são o que você esperava pode ser porque você não está aplicando esses 3 pontos fundamentais do marketing para dentistas que vão te ajudar a atrair mais pacientes para seu consultório, que descrevemos a seguir:
Ponto 01 - Marketing precisa de metas
Um erro que nós vemos repetidamente entre os clientes que nos procuram queixando-se de que já contrataram agência de marketing odontológico e não tiveram resultados foi a ausência completa de metas.
Muitos clientes não sabem dizem qual o objetivo que desejam atingir investindo em marketing nas suas clínicas odontológicas.
Alguns até tem macro objetivos como "atrair mais pacientes", "captar pacientes de ortodontia", "captação de pacientes de implantes dentários", etc. Mas, isso não são metas, são apenas objetivos.
Marketing na odontologia pressupõe perseguir metas. E metas tem que ter datas e números. Vejam alguns exemplos de metas concretas para os investimentos em marketing na odontologia:
Captar 15 novos pacientes de ortodontia por mês.
Aumentar o faturamento de R$ 50.000,00 mensais para R$ 80.000,00 em 3 meses.
Captar 5 pacientes de implantes por semana.
Todos os exemplos acima são exemplos de metas claras, objetivas e que podem ser medidas.
Então, um fator importante de uma meta é ter um indicador de desempenho atrelado a ela, para que a efetividade das ações de marketing possa ser avaliadas e medidas.
Um bom indicador no caso de uma meta "captar 15 novos pacientes de ortodontia por mês" seria número de pacientes novos mês, ou melhor ainda, faturamento total com novos pacientes de ortodontia por mês.
São os indicadores, assim como os sinais vitais da saúde de ser humano (temperatura, pressão, ritmo cardíaco, etc.) que vão determinar se as suas estratégias de marketing odontológico estão funcionando ou não.
Revisando: Tenha metas claras de marketing para as suas ações de captação de pacientes e meça constantemente os resultados obtidos, fazendo as devidas adequações.
Ponto número 02 - Cada meta uma campanha
É muito interessante observar na internet clínicas odontológicas que as vezes atendem a vários perfis de públicos diferentes (ortodontia, estética dental, implantes, cirurgias, etc.) divulgarem seus serviços de forma única e uniforme.
Ora, um princípio básico da boa propaganda na odontologia é criar uma campanha de captação de pacientes para cada perfil de público.
Se você pensar bem isso faz todo sentido. Afinal, um paciente jovem de 15 anos, que busca um aparelho ortodôntico tem necessidades, desejos e utiliza canais de comunicação para se informar e comprar totalmente distintos de um homem de 60 anos paciente de reabilitação oral.
Então, se você quer ser efetivo nas suas estratégias de marketing na odontologia, precisa entender que, para cada perfil de paciente / tratamento são necessárias campanhas e estratégias de marketing na odontologia diferenciados.
Sua meta é captar 15 pacientes de ortodontia novos todo mês? Ok. Primeira pergunta: Qual o perfil sócio-demográfico desse paciente? Idade, sexo, renda, onde mora, como se informa, se usa canais digitais, quais são eles, onde frequentam, o que valorizam (preço, tempo, etc.), qual sua condição financeira.
Enfim, faça um pequeno dossiê sobre o seu paciente alvo. Use como base seus clientes atuais ou o perfil do seu paciente ideal.
A partir dai monte campanhas com o tom de voz (formal, informal, profissional, etc) e divulgue nos canais que esses potenciais pacientes estão.
Se você tem 3 perfis de pacientes diferentes, são 3 campanhas diferentes. Não tente colcar todos os seus potenciais pacientes dentro de uma mesma caixa. Não funciona.
03 - Ponto número: Investimentos
Sabe o que mais vemos acontecer nesses últimos 25 anos dedicados a consultoria para dentistas e marketing odontológico?
Dentistas e proprietários de clínicas que tem sonho grande e orçamento curto.
Aquele velho ditado "para ganhar tem que gastar" é uma realidade. Nós sabemos que você dentista não tem a formação na sua universidade a respeito de marketing e gestão.
Nós sabemos também que muitos dentistas são cooptados por "gurus de marketing para odontologia" do Youtube que dão treinamentos ensinando dicas para "bombar sua agenda".
Mas acredite, quando 5.000, 10.000 pessoas que é o público desses cursinhos estão aprendendo as mesmas coisas, as mesmas estratégias de marketing odonto para "se diferenciarem no mercado", na verdade, estão se tornando mais um. Mais do mesmo.
Creia, a literatura mundial do marketing demonstra que para obter o retorno do investimento em marketing é preciso partir das metas para trás.
Isso significa que os investimentos precisam ser de acordo com os objetivos da sua clínica. Você fatura R$ 50.00,00 por mês hoje e quer chegar a R$ 150.000,00 por mês em 12 meses? E para isso vai investir R$ 2.000,00? Sabe quando vai atingir sua meta? Nunca!!!
A falha no dimensionamento e na potência necessária para atingir as metas é que leva muitas clínicas, consultórios e profissionais de odontologia a não terem retorno com o marketing odontológico.
Entenda, não existe bala de prata. Não existe mágica. Marketing digital na odontologia ou marketing tradicional não resolvem problemas de clínicas sem diferenciais, com serviços medianos e cujo mindset do dono é gastar o menos possível com marketing.
Conclusão
Marketing na odontologia para funcionar de verdade precisa de 3 elementos, a saber:
Metas
Campanhas por perfil de paciente / tratamento
Investimentos
O resto é papo furado. Você pode ler, ouvir e ver milhares de conteúdos sobre marketing para dentistas. Mas, se eles não estiverem calcados nesses pilares, fuja!
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