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Sênior Marketing

Marketing para dentistas - 3 ações que geram resultados concretos


Marketing para dentistas

Alerta: Esse artigo se aplica a médias e grandes clínicas e não a pequenos consultórios odontológicos.

Com mais de 280.000 (Dados de 2018) dentistas atuando no Brasil e com milhares de novos profissionais formando todos os anos é preciso que o profissional de odontologia invista em ferramentas de marketing odontológico.

Para que sua clínica odontológica tenha sucesso é necessário pensar fora da caixa e deixar de atuar somente na área técnica e pensar também como empreendedor do seu negócio.

É necessário montar estratégias de marketing odontológico que ajudem os seus potenciais pacientes a conhecerem seu negócio e com isso atrair os melhores pacientes.

Nesse breve artigos separamos 3 ações de marketing para dentistas práticas que geram resultados concretos.

Mas atenção! É necessário antes de qualquer ação tática de marketing, fazer uma reflexão sobre quem são os seus pacientes, o que eles desejam e valorizam e adequar seu serviço as expectativas e desejos desses pacientes.

Partindo do princípio que você já fez esse tipo de trabalho de planejamento de marketing odontológico prévio, vamos as 3 dicas de ações táticas de marketing odontológico de resultados:

01 - Organize eventos educativos

Se sua clínica esta localizada em uma comunidade local, um bairro ou cidade de pequeno porte, você precisa criar vínculos com as pessoas que moram e trabalham no local.

E o melhor meio de criar laços e vínculos é através da educação. Pacientes bem educados e orientados sobre o serviço que você oferece compram melhor.

Não perca tempo e planeje eventos como semana da saúde bucal, campanhas de orientação sobre cuidados com a primeira dentição, orientações sobre implantes para a terceira idade, etc.

Enfim, existem dezenas de temas que você abordar de acordo com o perfil do seu público alvo. Se você não tem espaço na sua clínica para realizar o evento, procure associações de bairro, igrejas, sindicatos que geralmente terão prazer em disponibilizar seus auditórios e espaços de evento para que você preste esse tipo de informação relevante.

O ganho com esse tipo de ação de marketing odontológico é crescente a medida que sua imagem será associada positivamente na mente das pessoas que assistirem sua palestra, que se tornaram multiplicadores e potenciais pacientes.

Se sua clínica trabalha com um público de maior poder aquisitivo e oferece serviços de maior valor agregado como tratamentos estéticos, pode transpor essa estratégia para a web, oferecendo seminários para grupos fechados "VIPs" com horário marcado utilizando ferramentas online para esclarecimento de dúvidas e orientação via internet. Observação: não é dar consulta gratuita via internet.

Enfim, eventos são uma ótima forma de consolidar sua imagem perante seu público alvo, gerar reputação, educar seu paciente sobre o seu serviço e formar potenciais futuros clientes.

02 - Social Selling

Ferramentas como o Linkedin são fontes poderosas de potencias clientes para sua clínica odontológica.

Na nossa consultoria de marketing para dentistas já ensinamos diversas clinicas, especialmente aquelas que buscam atender pacientes de maior poder aquisitivo a captarem pacientes utilizam a técnica de venda social.

Com as ferramentas adequadas é possível encontrar no Linkedin os pacientes com as características do seu paciente ideal, aborda-lo, oferecer a ele um serviço adequado ao seu perfil e converte-lo em paciente.

Essa técnica refinada de venda, ainda pouco usada no Brasil já é bastante utilizada por clinicas clientes da Senior Marketing nos Estados Unidos e na Europa, onde a venda de procedimentos odontológicos de alto valor já são realizadas dessa forma já faz alguns anos.

Se quiser saber mais sobre vendas via Linkedin para dentistas entre em contato conosco.

03 - Captação ativa

Apesar de pouca usada pelos profissionais de odontologia, uma técnica de marketing para dentistas muito explorada pelas franquias de odontologia no Brasil é a divulgação ativa da sua clínica.

Ao invés de colocar anúncios em redes sociais, Google e outras ferramentas digitais, a clínica toma a atitude ativa de buscar os pacientes que ela deseja onde eles estiverem.

Para executar tal ação com sucesso é preciso que seja estruturada um departamento comercial com foco em marketing dental, composto de 3 partes:

- Pessoas - Ferramentas - Processos

De fato, a captação ativa de pacientes é a grande "cereja do bolo" nas estratégias de marketing odontológico e a grande responsável pelo crescimento das grandes redes de franquia odontológicas.

Valendo-se do tripé citado acima, representantes da clínica bem orientados e munidos de tecnologia específica de apoio, localizam, atraem e convertem pacientes que tem as características desejadas pela clínica, ou seja, aqueles pacientes que tem o interesse, a autoridade e a capacidade de comprar os seus serviços.

Como 99,9% dos profissionais de odontologia se apoiam em técnicas de marketing para dentistas vendidas por agências de marketing odontológico passivas, quem realiza esse tipo de ação sempre tem um diferencial competitivo nas suas mãos.

Conclusão

Os dentistas já perceberam que precisam investir em marketing odontológico para terem alguma chance no concorrido mercado brasileiro de odontologia.

Mas o que a grande maioria não percebeu ainda é que na sua quase totalidade estão investindo nas mesmas estratégias de sempre, seguindo a onda e investindo em modas inventadas por agências pouco preparadas tais como "Facebook para dentistas", "Google para dentistas", "Instagram para dentistas" e outras que no fundo não passam de ações de marketing complementares que não vão garantir o fluxo de pacientes necessário para suprir os objetivos da clínica.

Se você precisa melhorar os resultados da sua clínica, ou se esta considerando a hipótese de contratar uma franquia odontológica entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas em marketing para dentistas.

Há 19 anos nos acumulamos o maior know how em marketing odontológico no Brasil, pois temos formação teórica e prática, com vivência internacional já tendo atendido clientes em 8 países a partir dos nossos escritórios em São Paulo, Lisboa e Nova Iorque.


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