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Sênior Marketing

Marketing para consultórios Médicos


Cada profissional de saúde tem seu papel e importância dentro da cadeia de prestação de serviços no segmento de saúde, mas parece que médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas tem um ponto em comum: a dificuldade para entender e praticar marketing para seus consultórios.

Antes de mais nada, é preciso quebrar certos preconceitos que vem do desconhecimento sobre o que é marketing de verdade.

Marketing na saúde não é vendas, nem autopromoção. Assim, quando você se pega dizendo: "nossa aquele nosso colega é muito marqueteiro" esta falando sobre a personalidade, abordagem comercial ou qualquer outro aspecto desse profissional, menos de marketing.

Entenda que marketing na saúde é o processo pelo qual um profissional ou instituição de saúde (clínica, laboratório, hospital, etc) busca entender, atender e superar necessidades e expectativas de um grupo restrito de pacientes.

Então se você esta buscando na internet alguma empresa de marketing para médicos, marketing para dentistas, marketing para fisioterapeutas, marketing para clínicas, marketing para consultórios, marketing para laboratórios, marketing para cirurgiões ou qualquer variação desses termos, tome cuidado para não ter como resposta uma empresa que faz propaganda para profissionais de saúde, algo muito menor, importante sem dúvida, mas limitado nos resultados.

Bem, isso posto, vamos direto ao ponto que trouxe você até aqui: como fazer marketing para consultórios?

É impossível fazer marketing para consultórios sem falar, na verdade, sem responder as perguntas abaixo:

01 - Quem é o seu paciente ideal?

Não queira ser o médico cardiologista de "todo mundo". O dentista ortodontista que "atende a todo mundo".

Segmentação de mercado é o conceito mais básico e mais ignorado do marketing. E por ser ignorado leva a tantos erros, perda de tempo e de dinheiro.

Se você contratou uma agência de marketing médico ou uma agência de marketing odontológico para divulgar seu consultório e ela não fez uma segmentação de mercado você vai perder dinheiro. Grave isso: Você vai perder dinheiro.

Não é escopo desse artigo, pois já falamos demais sobre esse tema de segmentação de mercado no nosso blog, mas aprenda mais como fazer e principalmente cobre de quem você esta contratando que eles façam um excelente trabalho de segmentação de mercado.

Se você não souber exatamente quem é o seu paciente ideal, ou seja, aquela pessoa que tem interesse, autoridade e principalmente capacidade para pagar por seus serviços você vai se dar mal!

02 - Qual a sua oferta?

Você é um implantodontista. Legal, mas na sua cidade existem mais 1.000 profissionais que aos olhos dos potenciais pacientes são exatamente iguais.

Não fique ofendido. É que seu trabalho é técnico e você deve "decodificar" seu trabalho de um forma que seu paciente ideal, não somente entenda, como queira comprar o seu serviço. Quem conseguem decodificar melhor e transmitir melhor o que faz, ou seja, fazer uma oferta melhor para o seu paciente ideal é o que capta mais pacientes.

Não é o melhor profissional que tem a agenda mais lotada, é o que resolve melhor as perguntas e dúvidas dos pacientes.

Ninguém esta incentivando a falta de capacidade técnica. Somente estamos enfatizando que tão importante quanto saber fazer é saber traduzir esse fazer para seu potenciais pacientes ideais. Captou a ideia?

03 - Como você vai atrair os pacientes?

Depois de 20 anos prestando consultoria de gestão e marketing para médicos e dentistas nos ficamos abismados como nessa área ainda prevalece a visão míope de dentro para fora.

O que isso quer dizer? Quer dizer que o médico, o dentista ou qualquer profissional de saúde domina uma técnica nova e "acredita" que a partir dai basta anunciar e os pacientes virão. Não virão.

As pessoas não compram técnicas, não compram anos de estudo, não compram tratamentos. As pessoas compram o que tudo isso pode fazer por elas. Ou seja, elas compram resultados. Você começa a atrair pacientes quando começa a olhar com os olhos deles para o que você faz. Sua clínica esta localizada no ponto adequado ao perfil do seu paciente ideal?

Seu paciente ideal sabe da existência da sua clínica? Ele conhece seus serviços? Qual a imagem que eles fazem da sua clínica? Barato? Caro? Com qualidade? Sem qualidade? Seu preço é adequado as expectativas do seu paciente ideal? Ele pode pagar? Como ele costuma pagar? À Vista? Vai precisar de crédito?

Veja bem, não é só a comunicação que faz o cliente vir para sua clínica. Todo o seu mix de marketing (preço,ponto, produto que é o serviço, a promoção, as pessoas, os processos, as evidências físicas) tem que estar alinhadas ao perfil do seu paciente ideal que foi definido no primeiro passo. se houver desalinhamento não vai haver captação de pacientes.

Conclusão

Perceba que não falamos em momento nenhum aqui em ferramentas: Facebook, Instagram, rádio, TV, etc.

O meio ou mídia só vem depois, bem depois de você resolver as questões acima. Se você não resolver essas questões dificilmente fazer propaganda (no Facebook, Google, Instagram, etc.) vai resolver.

Se essa informação foi útil para você repasse para mais colegas. Se deseja mais informações entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas em marketing para consultórios.

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