top of page
Sênior Marketing

Marketing para clínicas odontológicas


Se você chegou até aqui é porque esta passando e quer ficar livre de uma das situações abaixo:

  • Perder Pacientes por conta de Preço

  • Dar Descontos Prejudiciais a seu Negócio

  • Ter Muitos Horários Vazios

  • Receber Reclamações Sobre Péssimo Atendimento

  • Ter Funcionários Desmotivados

  • Não "Existir" na Internet

  • Não Conseguir Pagar as contas no Fim do Mês

  • Não Saber Quanto Fatura ou quanto Lucra a Cada Mês

Pois saiba que o melhor caminho para ficar livre dos problemas acima é investindo em marketing odontológico.

Qual a função do marketing na odontologia?

O marketing é uma ciência complexa com várias interseções, mas para finalidades de simplificação de conceitos e para o que realmente interessa a você profissional de odontologia, o marketing odontológico tem a função de responder 3 perguntas básicas:

01 - Quem é o seu paciente ideal?

Qual a faixa etária dele? Onde ele mora? Qual sua profissão? Como é ele considera o serviço de odontologia na vida dele? Quais são seus hábitos de consumo? O que ele valoriza? Que tipo de canal ele usa para obter informações?

Podem haver vários perfis de pacientes ideais para sua clínica (Ex: crianças, homens, mulheres, etc)? Claro que sim. O que importa é que você detalha claramente cada um deles. Quanto mais souber sobre cada tipo de paciente que você considera como ideal, melhor.

02 - Por que o seu paciente ideal contrataria você e não seu concorrente?

No cenário concorrido da odontologia atual, você precisa dar um motivo forte (reason why) para que um paciente contrate você e não seu concorrente.

Por isso é muito importante fazer seu dever de casa no passo 01 e entender profundamente o que o seu paciente ideal valoriza e o que ele da menos importância.

Para conquistar mais pessoas com o perfil do seu paciente ideal você precisa dar a elas o que elas entendem como VALOR. Esse valor é subjetivo e esta na cabeça dos seus potenciais pacientes.

Portanto, para saber o que é valor e construir uma oferta que seja atrativa não existe outra maneira a não ser pesquisando junto a potenciais pacientes com o perfil que você deseja atender. É isso ai perguntando.

Depois que você descobrir o que eles dão valor (preço, qualidade, financiamento, velocidade de tratamento, localização, etc) você precisa dar a eles o que querem.

03 - Comunicando o valor para as pessoas certas

É por aqui que muita gente começa. Se você leu atentamente esse artigo já percebeu que a comunicação é a última parte.

Claro, se você faz uma comunicação genérica sem um foco direcionado as chances de sucesso são baixíssimas.

É por isso que muitos profissionais de odontologia se decepcionam com seus investimentos em marketing na odontologia. É que eles estão fazendo apenas propaganda e não marketing.

Depois que você sabe quem são os seus clientes ideais e o que eles gostam e como se informam fica mais fácil escolher o canal de comunicação para levar sua mensagem até eles.

Por exemplo, tem muita clínica focada no público classe AA e que gasta milhares de reais em propaganda no Google e redes sociais, mas esse público não faz compras de serviços de alto valor agregado (como odontologia) via esses canais. Será dinheiro perdido.

Conclusão

Se você passa por dificuldades na sua clínica e precisa melhorar os resultados precisa investir em marketing odontológico.

Mas marketing odontológico não é fazer um site e ter presença em redes sociais. Se você tem isso mas não sabe (profundamente) com quem esta falando e os motivos que fazem essas pessoas comprarem vai desperdiçar muito dinheiro a toa.

Para evitar esse tipo de problema invista em um bom planejamento de marketing na odontologia.

Se você quer mudar seus resultados e entendeu o que é marketing odontológico e quer investir nessa ferramenta para mudar os resultados da sua clínica, entre em contato conosco e converse com um especialista em marketing odontológico.

Senior Marketing Marketing na odontologia

bottom of page