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Marketing odontológico: como utilizar a estratégia no seu consultório


Marketing odontológico: como utilizar a estratégia no seu consultório

O marketing odontológico é uma metodologia e um conjunto de ferramenta que ajuda consultórios e clínicas odontológicas a se destacarem no mercado.


Na nossa base de mais de 500 clientes de odontologia fica claro que aqueles que investem consistentemente em marketing há pelo menos 1 ano tem um incremento de 30% a 50% no faturamento total de suas clínicas.


O marketing odontológico tem várias funções, das quais podemos destacar:

  • Identificar o perfil do público ideal da clínica;

  • Dar publicidade para sua clínica, ou seja, torna-lá conhecida;

  • Criar reputação e posiconar sua clínica perante seu mercado;

  • Atrair pacientes;

  • Implementar estratégias de fidelização de pacientes;



Ou seja, investir em marketing odontológico só traz benefícios para sua clínica, desde que você siga algumas boas práticas.


Entre essas práticas, é fundamental observar que o tempo do dentista é valioso demais para ficar fazendo postagens nas redes sociais ou se preocupando com os anúncios da clínica no Google.


Contar com uma boa assessoria de marketing odontológico é fundamental para obter bons resultados.


 

Como utilizar o marketing odontológico na sua clínica?


Pois bem, uma vez que esteja claro qual a função do marketing na odontologia, é necessário que você entenda também, que somente o marketing não vai resolver todos os problemas da sua clínica.


Lembre-se que um produto ou serviço bom ganha potência com a utilzação do marketing, porém, um produto ou serviço comum, de baixa qualidade ou sem diferencial competitivo não vai conseguir muitas vantagens com o uso do marketing.


De fato, vemos empresas como redes de franquias odontológicas que tem milhares de reclamações em sites especializados como o Reclame Aqui e ações no Procon.


Ou seja, apesar de investirem massivamente em marketing odontológico, elas não entregam as demais partes de uma estratégia de marketing que garanta a satisfação do cliente.


Nesse artigo vamos listar 5 passos para te ajudar a estabelecer uma estratégia de marketing odontológico objetiva na sua clínica. Vamos lá!


01 - Comece definindo seus objetivos de marketing


Qual o seu objetivo ao investir em marketing da sua clínica? Apenas dizer que "deseja aumentar as vendas" não é um objetivo, mas somente um desejo.


Objetivos são desdobrados em metas e tem prazos definidos. Por exemplo, uma clínicia com foco em ortodontia pode ter como objetivo: "Captar 20 novos pacientes de ortodontia por mês, nos próximos 12 meses.


Esse é um objetivo de marketing odontológico claro, pois deixa bem definido qual o resultado a ser esperado ele deve ser alcançado.


02 - Determine o ponto onde sua clínica está hoje e para onde deseja ir


Talvez seu problema seja a falta de pacientes, uma agenda vazia. Pode ser que você tenha uma agenda cheia, mas seus pacientes são de ticket baixo ou de convênios. Quem sabe você trabalha demais mais seu lucro e muito baixo?


Saber qual ou quais os problemas sua clínica tem hoje com clareza, leva a um melhor entendimento do que fazer para resolver os problemas ou aproveitar as oportunidades.


Muitas vezes, profissionais de odontologia começam a investir em marketing digital imitando o que os concorrentes estão fazendo.


Mas essa é uma forma errada de pensar em marketing. Veja, sua clínica tem diversas características que a tornam única, como a formação da sua equipe, seu ponto comercial, seus custos e despesas, etc.


Não é possível chegar a algum lugar comparando os seus resultados com os outros.


Tenha domínio dos seus números; Faturamento bruto, margem de lucro, margem de contribuição, custo de aquisição de novos pacientes, lucro operarcional, lucro líquido, etc.


Se tudo acima parece grego para você, busque a ajuda de uma assessoria de gestão e marketing para clínicas odontológicas.


03 - Definir estratégia de captação de leads qualificados


Leads sãopessoas que viram algum tipo de propaganda da clínica e manifestaram interesse em saber mais informações sobre um tratamento específico.


Veja Leads não são pacientes. É muito comum dentistas acreditarem que uma agência de marketing digital odontológico vai encaminhar formulários e contatos de pacientes que já estão prontos para agendar uma consulta.


Mas, na prática, a maior parte dos leads ainda estão "frios", ou seja, eles estão ainda buscando mais infomações, tentando saber informações sobre preços, opções de tratamento, etc.


Qualificar o lead significa buscar mais detalhes ou pistas sobre o momento de compra desse potencial paciente, a sua capacidade financeira e se ele está perto ou longe do momento de fazer o tratamento.


Existem diversas formas de qualificar um potencial lead e perceber o quanto ele estão perto ou próximo do momento de fazer o tratamento. Na Senior Conslting nós temos uma metodologia personaliza de qualificação de leads de odontologia que ajuda muito na assertividade de dedicar maior atenção aos leads mais "quentes".


O que importa saber é que não existe "lead ruim", existe lead desqualificado, ou seja, que não tem as características necessários para contratar um tratamento odontológico na sua clínica.


04 - Ter várias estratégias de captação de pacientes para sua clínica


Veja bem, quando você vai vender um carro, geralmente busca várias maneiras de oferecer o seu veículo ao mercado. Avisa em grupos de WhatsApp da família, do trabaho e de amigos, coloca um placa de vende-se no carro, anuncia em portais, etc.


Ou seja, você não confia em uma única fonte de captação de potenciais compradores do seu veículo.


Você deve pensar da mesma forma quando se pensa em marketing odontológico. Um bom plano de markeitng vai entender o perfil do seu paciente ideal e utilizar de várias ferramentas de publicidade e propaganda visando atrair mais pacientes.


Existem diversas ferramentas para captar mais pacientes. Podemos citar alguns exemplos:


  • Google Ads

  • SEO

  • Facebook Ads

  • Youtube

  • Email

  • WhatsApp

  • Portais de notícias

  • Banner em revistas e jornais

  • Etc, etc.


Entenda que a ferramenta de captação é importante sim, mas ela vem depois da definição dos seus objetivos e do entendimento do seu público-alvo.


05 - O retorno deve ser proporcional ao investimento


Não faz muito sentindo investir R$ 5.000,00 por mês em marketing se o ticket médio do seus tratamentos é d R$ 150,00. Vão ser necessários muitos pacientes todo mês para a conta fechar.


Da mesma forma, R$ 5.000,00 por mês em marketing pode ser muito pouco se sua clínica trabalha com pacientes que fazem grandes reabilitações acima de 30 ou 40 mil reais.


Uma das maiores falácias em markeitng odontológico é a de que é possível captar muitos pacientes com baixo investimento. Isso não existe!


O investimento é proporcional ao retorno esperado. Isso serve para qualquer tipo de investimento, e não é diferente para investimentos em marketing na odontologia.


Conclusão


Pensar em estratégias de marketing odontológico faz todo sentido no mercado tão competititvo e disputado como o da odontologia.


Há um excesso de ofertas no mercado e sem marketing fica difícil captar sua parte desse mercado.


Mas, como você viu nas linhas acima, o marketing em odontologia é muito mais do que fazer anúncios no Google ou posts no Instagram.


Marketing envolve a segmentação de mercado, a definição do seu posicionamento de marca neste mercado, a análise do perfil do seu público-alvo e o investimento nas estratégias mais acertadas para atrair pacientes qualificados para a clínica.


Se você precisa de ajuda para implementar markeitng na sua clínica que vá além de apenas fazer propaganda da clínica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas!





Senior Consulting

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