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Marketing em odontologia


Marketing em odontologia

Há muito tempo atrás os profissionais de odontologia não se preocupavam, ou ainda, tinham resistência em falar de marketing em odontologia.

Mas, o mercado cresceu, o número de formandos em odontologia só cresce ano a ano, vieram os convênios odontológicos, as grandes clínicas populares e as redes de franquias com modelos de negócio altamente orientados para resultados financeiros.

Nesse cenário o marketing em odontologia passou a ter maior relevância. Dentistas de norte a sul do Brasil que muitas vezes torciam o nariz para o tema do marketing passaram a estudar e a entender mais sobre a finalidade e o uso do marketing em odontologia.

Esse crescente movimento de adoção das práticas de marketing odontológico vem então de encontro as novas necessidades impostas pelo mercado de odontologia.

Os pacientes atualmente utilizam outros canais além das referências pessoais para selecionar e contratar um profissional de odontologia.

A grande revolução aconteceu exatamente com a massificação da internet nos anos 2000. O "poder" passou para o lado do cliente que agora tem, a um clique do mouse, uma lista infindável de opções em qualquer segmento de prestação de serviços e produtos.

Todo esse movimento fez crescer o interesse e a adesão dos profissionais de odontologia pelo que ficou mais conhecido como marketing digital para dentistas.

Nós veremos a seguir que alguns conceitos ainda continuam obscuros para boa parte dos cirurgiões-dentistas que são muitas vezes, desinformados por pseudo-gurus de marketing para dentistas e agências de marketing odontológico.

Marketing em odontologia - Definições

"O marketing é a ciência de entender e atender necessidades e desejos gerando lucro para as empresas (Academia Americana de Marketing)."

Dessa definição amplamente aceita nos meios acadêmicos de marketing, podemos deduzir que o marketing na odontologia nada mais é que o conjunto de meios empregados por uma clínica ou consultório odontológico para entender, atender e superar expectativas de um grupo específico de pacientes, gerando lucro para os proprietários das unidades odontológicas.

Esse conceito joga por terra o conceito de marketing em odontologia é tentar enganar o paciente. Também fica sem sentido o conceito errado de que muitos dentistas ainda tem de que marketing em odontologia é tentar vender e manipular as pessoas para comprarem tratamentos de que não precisam.

Nada mais distante da verdade! O marketing para dentistas tem 2 funções básicas que devem ser trabalhadas em conjunto, a saber:

01 - Segmentação do mercado - Definição do portfólio de serviços que mais atendam as necessidades e desejos de um determinado público-alvo. Aqui está embutido o conceito de segmentação de mercado. Ou seja, sua clínica ou consultório não deve tentar ser tudo para todo mundo. É preciso selecionar a fatia do mercado que mais interessa ao perfil do seu consultório ou clínica. Esse é um conceito básico e fundamental do marketing em odontologia.

02 - Posicionamento da oferta - Uma vez selecionado o mercado e os tratamentos a serem oferecidos, é necessário definir qual o melhor preço, condições de pagamento, ambiente de fornecimento do serviço e canais de comunicação que tornarão a sua clínica ou consultório mais atraentes para esse determinado público. Posicionamento de mercado é a segunda parte da fórmula do marketing em odontologia.

Marketing em odontologia - Quais os benefícios?

Quando um consultório ou clínica odontológica decide investir em marketing na odontologia o que devem esperar como retorno?

Bem, assim como todo investimento que é realizado na vida (a compra de um imóvel, a aplicação em ações, fazer um curso, etc.) é preciso definir claramente quais as metas desejadas, ou o retorno do investimento.

Perceba que os benefícios a serem alcançados com o marketing para dentistas serão proporcionais diretamente as metas estabelecidas.

Existindo metas, fica mais fácil definir o que fazer para se obter o retorno e com isso os benefícios esperados.

Um exemplo prático: Uma clínica odontológica que percebe uma queda acentuada no número de avaliações e faturamento pode decidir investir em marketing em odontologia.

Um pressuposto inicial seria de que é necessário colocar datas e números para determinar se os investimentos em marketing odontológico estão trazendo retorno favorável ou não. Isso são metas.

As metas dessa clínica de exemplo poderiam ser converter 40 novos pacientes por mês nos próximos 3 meses.

Diante dessa meta, será necessário que uma agência de marketing odontológico crie uma estratégia de marketing em odontologia que determine:

A - As ações necessárias para atrair o número de pacientes desejados;

B - O investimento necessário em mídia, ferramentas e pessoas para que a meta seja alcançada;

C - Criar um cronograma, executar as ações previstas, alocando a verba de marketing e corrigindo as ações quando necessário.

Perceba que o benefício do investimento em marketing em odontologia não existe se não forem atingidas as metas, portanto, não existe marketing em odontologia sem metas. Entretanto, dado nossa experiência com consultoria de marketing para dentistas é muito raro encontrarmos alguma clínica que tenha clareza das suas metas.

Marketing em Odontologia - Como fazer?

Você já entendeu o que é o marketing em odontologia e como medir se ele está ou não beneficiando sua clínica odontológica.

Agora, vamos te passar um passo a passo de como fazer marketing em odontologia da forma correta, ou seja, da forma que realmente retorne em captação de pacientes para sua clínica. Fique atento!

Passo 01 - Defina o seu público-alvo

Conforme já explicamos anteriormente, é necessário conhecer o seu mercado. Quem são as pessoas que compõem o seu mercado. O que elas valorizam, o que elas procuram em um serviço de odontologia, como elas pagam por esse tipo de serviço, que expectativas tem com os resultados.

Se você não conhece o seu público-alvo em detalhes nenhuma estratégia de marketing em odontologia vai realmente funcionar.

Por que você pode ter o melhor serviço, ter uma ótima equipe, um ponto comercial central, mas se estiver tentando levar sua mensagem para as pessoas erradas nenhum estratégia de marketing odontológico irá funcionar.

Passo 02 - Escolhendo o seu posicionamento

Assim como na vida das pessoas, as empresas também tem que se posicionar. O posicionamento da sua marca, seja você uma pessoa física ou jurídica precisa ficar claro para os potenciais pacientes.

Um posicionamento de marca se faz com a escolha do local onde você vai estabelecer sua clínica, com a escolha das cores, com o grafismo da sua logomarca, com o seu slogan, com o seu preço, com o layout da clínica, com sua presença na internet. Enfim, tudo comunica um posicionamento. Inclusive o silêncio.

Passo 03 - Comunicando com o mercado

Hoje em dia existem tantas formas de comunicação de marketing em odontologia que praticamente qualquer clínica em qualquer lugar do país pode fazer a propaganda da sua clínica.

Seja utilizando o marketing digital para dentistas, com o Facebook, o Instagram, o Google ou ainda uma canal especializado no Youtube, seja utilizando os meios offline como jornais, revistas e o bom e velho panfleto, levar sua mensagem de divulgação até os seus pacientes nunca foi tão prático e eficiente.

O que é difícil é captar a atenção, cada vez mais diluída das pessoas. Sim, a sua propaganda vai disputar a atenção do paciente com milhares de outras propagandas, não só de concorrentes, mas de todo tipo de bens de consumo.

É exatamente por isso que uma boa estratégia de marketing em odontologia nunca começa com a propaganda odontológica, mas com o estudo do mercado e o posicionamento da sua marca.

É muito melhor em marketing odontológico ser excelente para um pequeno grupo rentável de pessoas do que ser visto como mais ou menos para muitas pessoas.

Conclusão

Marketing em odontologia tem sido cada vez mais um tema recorrente entre os cirurgiões-dentistas. Claro que existe muita desinformação. Você precisa separar o joio do trigo entre agências de marketing para dentistas que realmente são sérias e aqueles que vendem um placebo que não resolve problema nenhum.

Se você quer conversar sobre as possibilidade de investir em marketing em odontologia para a sua clínica odontológica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para dentistas.


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