Bem vindo(a) ao nosso blog! Esse é mais um dos nossos artigos que trata sobre marketing na odontologia.
Hoje, queremos de forma clara, objetiva e sem enrolação responder a pergunta: Marketing digital para odontologia funciona?
A resposta curta e direta é: As vezes sim
e as vezes não.
Agora, se você tem um pouco de paciência vamos para a resposta (nem tão) longa assim?
O que marketing digital na odontologia?
De cara é preciso que você entenda que não existe marketing digital. Existe marketing. Digital é o canal.
Vendo uma lacuna de mercado milhares e milhares de agências em todo o mundo começaram a designar o canal digital como uma espécie de um sub ramo do marketing, Bobagem!
Mas isso é impreciso e incorreto. Falar em marketing digital não é preciso. O que vale de verdade é marketing.
Nesse sentido, o marketing digital funciona para dentistas se os princípios básicos de marketing tradicional, chamemos assim, estiverem presentes.
Os princípios básicos de marketing digital que vão faze-ló "funcionar" para dentistas são os princípios básicos do marketing geral, a saber:
Segmentação de mercado
A difícil, complexa e fundamental decisão de escolher quem será o público da sua clínica.
Posicionamento de mercado
Após a seleção do público-alvo é preciso se tornar um imã de atração de pacientes dentro daquele mercado.
Isso só acontecerá se sua clínica tiver um posicionamento claro. Quem é você na mente do seu paciente? O mais barato? O de melhor técnica? O caro? O exclusivo? O melhor do mercado?
Posicionar é deixar claro na mente dos atuais e potenciais pacientes qual a proposta de trabalho da sua clínica.
Comunicação com o mercado
Aqui entra o aspecto mais visível do marketing que e o de comunicar para o melhor escolhido o posicionamento da clínica.
O canal digital (não marketing digital) tem sido escolhido por muitos dentistas para comunicação com o mercado.
Mas ele não é o único e em muitos casos, nem o mais efetivo.
Além da comunicação em canais digitais como Facebook, Google, Instagram, etc. existem diversas outras formas de comunicar, atrair e converter pacientes, entre elas: Rádio, jornal, banners, outdoors, busdoor, venda pessoal, captação ativa, assessoria de imprensa, etc, etc, etc.
Então, marketing digital para odontologia funciona? Sim, quando os requisitos de marketing (segmentação, posicionamento e comunicação) foram planejados e estudados, e não, quando a unica coisa que se faz é criar contas em redes sociais e fazer anúncios e aqui e acolá no Google.
Esperamos que esse breve texto tenha te ajudado a entender o contexto de marketing (Global) e o de marketing digital (micro) para dentistas e odontologia.
Na dúvida, ligue para nós e converse com um consultor de marketing para dentistas.
Senior Marketing
(11) 3254-7451
atendimento@seniormarketing.com.br