top of page
Sênior Marketing

Marketing digital para médicos não resolve todos os problemas


Marketing digital para medicos

Ok, você é um profissional de medicina que está procurando informações sobre marketing digital para médicos, certo?

Já leu muito artigos, já viu alguns vídeos sobre o assunto e até está pensando em contratar uma agência de marketing para médicos.

Mas, no fundo você está pensando: marketing digital na medicina funciona mesmo? De que forma o marketing digital pode atrair mais pacientes para o meu consultório? Seria ético fazer propaganda do meu consultório nas redes sociais? Vou conseguir mudar o perfil dos pacientes que frequentam minha clínica com marketing digital? Quanto devo investir em marketing digital no meu consultório? Qual a forma correta de fazer publicidade na medicina? Quem é o melhor prestador de serviços para marketing digital na medicina na minha cidade?

Bem, nossa abordagem aqui fazer ser um pouco diferente de tudo o que você já leu, viu e ouviu até agora, pois nós não somos uma "agência de marketing digital médico". De fato, somos a "não agência".

O nosso objetivo com esse breve artigo é fazer você profissional de medicina refletir sobre o que é de fato que está buscando e verificar se o marketing digital é a resposta para as suas necessidades, ok?

A Senior Marketing já atua a cerca de 23 anos com assessoria profissional em gestão e marketing para empresas de saúde em 12 países e com esse background podemos identificar com muita clareza que pelo menos 90% dos profissionais de medicina que buscam nossa assessoria se encaixam em pelo menos uma das situações abaixo:

A - Não tem pacientes suficientes. Suas agendas estão vazias.

B - Tem pacientes em bom volume, porém com baixa lucratividade. Trabalham muito, mas não vem dinheiro no final do mês.

C - Tem pacientes, com baixa lucratividade (muitas vezes pacientes de convênios) e buscam mudar o perfil do paciente que estão atendendo (reposicionamento), geralmente visando a melhoria da sua lucratividade e também da sua qualidade vida.

Pergunta: o marketing digital na medicina resolve alguns dos problemas acima? Categoricamente podemos afirmar que não. Ele não resolve.

O diagnóstico

Você é um profissional de medicina, certo? Quando um paciente procura o seu consultório, você inicia um trabalho de investigação, genericamente conhecido como diagnóstico.

Uau, como somos semelhantes. Nós também. Qualquer problema sempre precisa ser diagnosticado para ser tratado. O diagnóstico errado leva ao tratamento errado e muitas vezes pode piorar o quadro do paciente.

Você sabe qual o grande erro que a maioria de vocês profissionais de medicina estão cometendo nesse exato momento em relação ao marketing? É que vocês já estão procurando um "tratamento" (marketing digital) sem saber ao certo qual o diagnóstico (o problema).

Veja, voltemos ao exemplo anterior. Para nenhum dos problemas anteriores citados que envolve a grande maioria dos profissionais no mercado atualmente a solução é investir em publicidade e propaganda online, ou como é mais conhecido, marketing digital médico.

O erro esta em acreditar que falta de pacientes é apenas problema de falta de visibilidade, que baixa lucratividade é questão de volume de atendimentos e que para buscar um novo tipo de pacientes basta aparecer na frente deles. Quanta ingenuidade.

O marketing na medicina não tem nada a ver com digital.

Marketing na medicina é entender, atender e superar necessidades de um grupo de pessoas bem específico gerando lucro para o profissional de saúde.

Isso é marketing! E parte-se sempre do diagnóstico de marketing que envolve entender profundamente os seguintes aspectos:

  • O profissional e suas competências e expertise;

  • O ponto comercial onde está seu consultório / clínica;

  • Seu portfólio de serviços;

  • O seu público-alvo;

  • A sua proposta de valor;

  • Os canais de comunicação;

  • A concorrência (entenda-se aqui por "colegas");

  • As evidências físicas (ou ambiente de prestação de serviços);

  • As pessoas (envolvendo a equipe de trabalho que pode ser somente sua secretária);

Esse conjunto de elementos, que chamamos em marketing de marketing mix, ou composto de marketing é que determina os seus resultados (positivos ou negativos).

Assim como a saúde de uma pessoa é determinada pelo equilíbrio de diversos elementos, no caso de uma clínica médica ou de um consultório médico, se um dos elementos do seu mix de marketing estiver em desarmonia não vai ser através de investimentos em marketing digital médico que a situação vai melhorar.

O ponto que queremos ressaltar aqui é que você como profissional de medicina deve buscar a ajuda de uma empresa de marketing na medicina que faça o diagnóstico do REAL problema que estar levando seu consultório ou clínica a ter um desempenho inferior ao esperado, para somente então aplicar o tratamento adequado que pode, inclusive, envolver as práticas de marketing digital para medicina, mas que vão muito além disso.

Conclusão

Existe muito barulho e muito ruído em torno do tema de marketing digital para médicos, como se isso fosse um remédio universal para resolver todos os problemas que os profissionais de medicina estão encontrando nos seus consultórios devido ao pesado ambiente de negócios de saúde do país.

Que fique claro: o marketing digital para médicos não resolve todos os problemas. Na verdade não resolve quase nada, ele apenas é a ponta final de todo um tratamento prévio que tem que ser realizado no seu consultório ou clínica para detectar, interceder e sanar os reais problemas de marketing e gestão empresarial que estão impendido você de ter os resultados que deseja.

Se você profissional de medicina está buscando uma assessoria em marketing médico que avalie de forma profissional o problema esta impedindo sua clínica de crescer e que resolva o seu problema muito além do marketing digital na medicina, entre em contato conosco!


Senior Marketing

Marketing digital para médicos

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

bottom of page