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Marketing digital para dermatologistas


Marketing digital para dermatologistas
Marketing digital para dermatologistas

É uma realidade que o marketing digital na medicina está cada dia mais sendo adotado por médicos em todo o país e...gerando muita frustração.


Se você é um médico e já trabalha com marketing digital e não vê resutlados concretos, então esse é artigo pode te interessar pois aborda várias situações de marketing na medicina e seus efeitos na agenda dos consultórios e clinicas médicas


Mas hoje, queremos falar especificamente sobre o marketing digital para dermatologistas.


É inegável que os procedimentos estéticos nunca estiveram tão em alta no país e boa parte do dermatologistas tem se dedicado a esse ramo específico da dermatologia.


Médicos dermatogistas que trabalham com procedimentos envolvendo utilizando de preenchedores faciais e labias, toxina botulínica e harmonização facial tem utilizado o marketing digital como uma importante alavanca de divulgação do seu trabalho.


O marketing digital na medicina e o CFM


Veja, o CFM é uma orgão regulador e moderador dos interesses e deveres dos profissionais de medicina no exercício da sua profissão.


Através de código de conduta médica e da resolução que trata de publicidade médica, o CFM determina como deve ser a conduta ética da propaganda médica.


Esse código, concordando você ou não com ele, deve ser respeitado e portanto, o marketing digital para médicos precisa ser elaborado por quem entende do negócio de saúde e não somente por quem entende de redes sociais, Google e outras ferramentas digitais, como é o caso da imensa maioria de agências de marketing digital para médicos.


O seu primeiro cuidado como profissional de medicina ao contratar uma agência de marketing digital para médicos é descobrir o quanto os profissionais que vão elaborar su estratégia de marketing entendem as restrições e normas vigentes no tocante ao exercício da profissão de medicina e suas formas de publicidade.


Dermatologistas não deveriam agir como artistas


É certo que aquele post sobre sua viagem para Paris e a foto perfeita dentro do seu carro importado de 300k ou mais, atrai muito likes, elogios e até mesmo inveja. Mas, dificilmente atrai pacientes.


Existe muita mentira na internet. Sabe aquele colega que "faz muito sucesso" no Instagram? Pois é, pode ser que ele não esteja tão bem assim...


A grande maioria dos dermatologistas tem usado as redes sociais, em especial o Instagram para praticar uma modalidade de marketing que denominas de Lifestyle Marketing.


Ou seja, o foco passa a ser no que você tem e não no que você pode fazer pelos outros, os pacientes.


Além de anti-ético, como estratégia de marketing é um grande barco furado. Muitos gurus de marketing médico advogam que o dermatologista deve passar uma imagem de glamour, de beleza, de riqueza...


Pode até ser que isso atraia seguidores, mas não existe aqui um método comprovado de geração de pacientes. É apenas ostentação, tentativa, erros e muito, muito pouco de concreto.


Preste atenção: Likes, views e elogios são métricas da vaidade. Não interessa o número de elogios sobre a sua beleza. Você usa as redes sociais e o marketing digital na medicina para captar pacientes ou para ganhar elogios?


Nos da Senior Consulting já atendemos diversos dermatologistas que se frustaram bastante com as promessas realizadas pelas agências de marketing digital para médicos que os haviam atendido.


É que é preciso ter um nivelamento entre a expectativa do dermatologista e qual o real papel do marketing digital na medicina.


Qual o papel do marketing digital para dermatologistas


O primeiro papel do marketing digital para dermatologistas é entender quem são os seus verdadeiros pacientes, não aqueles que curtem seus posts, mas os que pagam pelos seus serviços.


É para essas pessoas que você precisa direcionar sua atenção. Esqueça os likes, esqueça os elogios vazios de quem nunca pagou nada para você. No fim do dia o que você precisa são de pacientes particulares pagantes.


O segundo papel do marketing digital para dermatologistas é levar a mensagem certa, para a pessoa certa, no canal adequado e no momento mais apropriado.


Isso siginifica na prática fazer uma pesquisa de mercado, entender o perfil das suas personas, o que elas valorizam, o que tira o sono delas a noite e como você pode convence-lás de que é a melhor escolha para resolver, minimizar ou eliminar a dor / problema / desejo que ela busca.


Entender o comportamento do paciente típico de uma dermatologista é fundamenal para escrever mensagens que falem diretamente com essa pessoa.


É através de uma boa estratégia de marketing digital para dermatologista que a partir do entendimento de quem é o seu paciente ideal, do que ele procura que chegamos ao terceiro passo.


O terceiro passo é criar um fluxo automatizado que cubra a segmentação de mercado, o disparo de campanhas publicitários conforme regras do CRM e um funil de integração entre marketing e vendas.


Você pode estar pensando agora: Como assim vender? Eu sou médico(a), não faço vendas." Claro que faz. Dê o nome que quiser mas no final do dia ou você fez uma venda ou não existe clínica / consultório.


Que tipo de estratégia de marketing para dermatologistas funciona melhor?


Vamos reponder de trás para frente. Quais estratégias não funcionam (mais)?


  • Posts genéricos sobre tratamentos

  • Depoimentos forçados de pacientes

  • Vídeos engraçadinhos no Tik Tok (Sério?)

  • Site estático

  • Captar pacientes de graçã ou "baratinho"

  • Marketing é propaganda

  • Ter uma recepcionista repetidora de scripts padronizados e engessados

  • Lifestyle marketing - foco no que você tem não nos problemas que você resolve.


Eu sei, se você chegou até aqui pode estar decepcionado(a) ou até com raiva. É normal. Uma boa consultoria de marketing médico não fala o que você quer ouvir, não da "sacadas" ou dicas para "lotar" sua agenda.

Nem todos os problemas se resolvem com marketing digital na medicina. Se você é um(a) dermatologista sério(a) e busca atender e satisfazer necessidades de pacientes (não foi por isso que se formou?) entre em contato e converse com um de nossos consultores.


Nós vamos fazer um diagnóstico da sua situação atual, vamos analisar o seu mercado, os seus diferenciais, o seu público e criar uma estratégia de marketing para a sua prática médica específica.


Sem promessas, sem truques, somente marketing profissional. Vamos conversar?


Senior Consulting

+55 (11) 3254-7451


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