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Marketing digital na odontologia

Atualizado: 21 de set. de 2020


Marketing digital na odontologia
Marketing digital na odontologia

O marketing digital na odontologia tem o papel de comunicar sobre a existência da sua clínica nos meios digitais, demonstrar a sua proposta de trabalho, os seus diferenciais e permitir que potenciais pacientes tenham uma primeira impressão sobre o seu modelo de negócio.


O marketing digital na odontologia é composto por 3 itens:

  • Ferramentas

  • Processo

  • Pessoas


Vamos entender um pouco melhor qual o papel de cada uma dessas peças e como elas atuam em conjunto para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.


As ferramentas de marketing digital para odontologia


Ferramenta digital é todo aplicativo, site, ou portal que sirva de apoio para uma estratégia de marketing digital na odontologia.


São exemplos de ferramentas de marketing digital para odontologia: Facebook, Google, Instagram, Linkedin, blogs, sites de notícias, etc.


As ferramentas são a "ponta do iceberg" no marketing digital de odontologia. São a parte mais visível do marketing digital para dentistas e muitas vezes entendida como tudo que existe. Não é.


Ferramentas são fundamentais para marketing digital na odontologia, mas sozinhas não conseguem trazer grandes resultados para clínicas odontológicas.


O fato é que a grande maioria das clínicas que dizem trabalhar com marketing digital na odontologia, apenas usam redes sociais e outras ferramentas digitais na esperança de atrair mais clientes.


Para atrair mais pacientes não é suficiente utilizar apenas ferramentas digitais, é preciso que elas estejam integradas aos dois outros itens: Processo e Pessoas.


Processo de marketing digital na odontologia


A captação de pacientes pelo marketing digital na odontologia só funciona se houver um processo de marketing.


Esse processo define o que precisa ser feito, como precisa ser feito, quando e por quem.


Sendo muito prática e objetivo, o processo de marketing digital avalia entre outros pontos:


  • Qual o objetivo a ser atingido?

  • Quais as metas?

  • Como vamos medir se estamos atingindo as metas?

  • Quais as atividades de marketing digital precisam ser desenvolvidas para atingir os objetivos e metas. Em qual ordem?

  • Qual a verba disponível para atingir os objetivos?

  • Como essa verba vai ser disponibilizada?

  • Quais os canais digitais que vão ser utilizados para atrair mais pacientes?

.


Perceba que o processo de marketing odontológico não é uma campanha específica ou um evento solto no tempo.


O planejamento de marketing digital na odontologia é um conjunto de atividades integradas permanente.


Enfim, os resultados de marketing digital na odontologia acontecem muito mais por uma causa de uma boa estratégia de marketing digital do que pelo uso da ferramenta A ou B.


Pessoas na estratégia de marketing digital na odontologia


Ponto nevrálgico do marketing digital na odontologia, o papel das pessoas que vão estar envolvidas em um processo de marketing odontológico é frequentemente subestimado.


De nada adianta utilizar as ferramentas digitais mais atuais e ter um excelente processo de marketing digital se as pessoas envolvidas não estiverem comprometidas, entenderem seu papel e principalmente, atuarem ativamente.


Na nossa experiência de mais de 25 anos com marketing para dentistas, são as pessoas que fazem um processo de marketing digital na odontologia ter sucesso ou não.


Veja, as pessoas, que podem ser funcionários da linha de frente da sua clínica, como secretárias e telefonistas, bem como aqueles que estão diretamente ligados a produção do serviço em si, como dentistas e ASB são a ponta final de um processo de marketing digital odontológico bem feito.


De nada adianta atrair muitos leads (potenciais clientes) se eles são mal atendidos, demoram para ter uma resposta, não tem suas dúvidas sanadas, sofrem com atrasos ou com um serviço sem qualidade.


Entenda, são as pessoas que operam as ferramentas e executam o processo de marketing na odontologia.


Seus resultados com marketing digital na odontologia dependem diretamente do nível das pessoas envolvidas. Ponto final.


Conclusão


Nesse artigo nós mostramos a você que tem uma clínica odontológica uma perspectiva diferente do marketing digital na odontologia.


Se você chegou até aqui entendeu que marketing digital para dentistas é muito mais amplo do que ter uma conta na rede social da moda ou rodar campanhas de links patrocinados no Google.


O marketing digital na odontologia que funciona envolve 3 partes: Ferramentas, processo e pessoas. Somente com uma boa integração entre eles é que sua clínica vai atrair mais pacientes utilizando ferramentas digitais.


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