Uma das principais decisões que você como profissional de saúde precisa tomar é se você deve construir sua reputação sobre sua marca pessoal ou sobre uma marca empresarial.
Essa é uma dúvida muito comum de nossos clientes, ou seja, desenvolver uma marca pessoal para dentistas, médicos ou uma marca empresarial?
Uma marca personal é construída em torno da sua personalidade, do seu conhecimento e competência.
Nesse caso você vai investir na divulgação da sua clínica com a chancela do seu nome pessoal. Existem pontos positivos e negativos nessa abordagem como veremos mais a frente.
Uma marca empresarial é construída em torno de uma identidade criada para o seu negócio. Geralmente é associada a um nome e uma identidade visual clara com algum tipo de identificação visual como uma logomarca.
Quando investir em uma marca pessoal?
Com as ferramentas de baixo custo e ampla visibilidade presentes no mercado atualmente (Google, redes sociais, etc.) é mais fácil do que nunca investir na criação de uma marca pessoal. Porém, existem algumas razões para evitar uma marca pessoal.
Vantagens da marca pessoal
Marcas pessoais são mais flexíveis. Como as marcas pessoais são geralmente associadas ao dono da clínica qualquer mudança no foco do negócio pode ser facilmente alterada sem grandes impactos no negócio.
Por exemplo, se você é um dentista cujo foco é ortodontia e sua clínica se chama "Clínica Dr. José da Silva" ao acrescentar novos serviços como implantes e endodontia não será necessário mudar o nome da marca, fazer alterações de identidade visual, etc.
Se você pretende investir em uma carreira acadêmica ou como palestrante uma marca pessoal é super recomendada. Uma vez que você consiga associar o seu nome pessoal a determinado campo ou expertise muita gente vai querer ouvir o que você tem a dizer.
Marcas pessoais também são excelentes para negócios de uma única pessoa. Consultórios odontológicos, médicos e outros profissionais de saúde que não tem pretensão de se associar a outros profissionais e pretendem seguir carreira solo em seus consultórios deveriam investir na sua própria marca pessoal.
Desvantagens da marca pessoal
O seu nome pessoal na grande maioria das vezes não vai refletir exatamente o que você faz. Por exemplo: "Clínica Pedro Diniz" trata do que exatamente? Um oftalmologista, um fisioterapeuta ou um dentista?
Para minimizar esse efeito é preciso associar ao nome da marca pessoal um slogan que destaque o que o profissional em questão faz. Exemplo: "Clínica Pedro Diniz - Ortopedia e Traumatologia".
Deve-se observar aqui as restrições dos conselhos profissionais para divulgação de marcas pessoais associadas a descritivos que geralmente são atributos de empresas.
É mais difícil vender um negócio associado a uma marca pessoal. Se você quiser repassar sua clínica com 15 anos de mercado e mais de 3000 pacientes atendidos cujo nome é "Clínica Patrícia Arnon", quem vai querer comprar?
As pessoas que frequentam e compram serviços de uma clínica com marca pessoal o fazem por causa do "Dr. X" ou da "Dra. Y". Esse é o maior ativo. E ele não é comercializável.
Quando construir uma marca empresarial é a melhor solução?
Dá mais trabalho criar uma marca empresarial, afinal você vai ter que criar, nutrir e cuidar de uma nova "vida".
Encontrar um bom nome, definir uma boa identidade visual e um bom slogan que ajude a marca a ser diferenciada não é tarefa simples.
Vantagens das marcas empresariais
Uma marca empresarial força você a tomar decisões de médio e longo prazo. Pensar como uma empresa faz com que você passe a pensar em coisas que não são naturais para quem está acostumado a trabalhar como um marca pessoal, tais como:
Perfil do cliente ideal
Missão
Visão
Objetivos de curto, médio e longo prazo
Marcas empresariais permitem criar um posicionamento de mercado claro. Com isso é mais fácil criar mensagens de marketing, agregar novos serviços, gerar receitas recorrentes e trabalhar parcerias.
Além disso, marcas empresariais são negócios de verdade. Você consegue colocar um preço e vende-ló.
Marcas empresariais, quando bem estruturadas tem menor ou nenhum dependência do proprietário e por isso tem maior valor de mercado.
Desvantagens das marcas empresariais
Não é fácil criar uma marca empresarial em um país como o Brasil. São muitas as restrições e legislações a serem seguidas, muitas regras, impostos e tributos a pagar.
Além disso, marcas empresariais costumam ter pouca flexibilidade no seu modelo de negócio. Imagine que você formatou uma clínica de serviços médicos pediátricos. Se em um determinado momento no tempo você quiser incorporar serviços para adultos provavelmente terá que mudar a identidade visual, os serviços, a equipe e provavelmente o nome.
Existe um meio termo?
Sim, existe. E é o melhor dos mundos. Você pode criar uma marca empresarial e ao mesmo tempo desenvolver a sua autoridade em um campo específico dentro do seu segmento.
Isso é cada vez mais fácil de fazer com o a quantidade de ferramentas à disposição do profissional de saúde: blogs, Youtube, Facebook, Instagram, etc.
A sua reputação deve ser canalizada para atrair mais pacientes para as diversas modalidades de serviços oferecidos na sua marca empresarial (clínica).
Ou seja, trata-se de uma estratégia de fortalecimento da sua marca empresarial ao mesmo tempo em que você busca ser autoridade em um campo específico ou tópico específico, mas sem gerar dependência da sua clínica do seu nome e principalmente do seu trabalho.
Se você ainda continua em dúvida sobre investir na sua marca pessoal ou na marca empresarial da sua clínica, entre em contato conosco e converse com um especialista em marcas para clínicas médicas e odontológicas da Senior Gestão e Marketing.
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