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Instagram para dentistas


Instagram para dentistas
Instagram para dentistas

Não tem como fugir. O brasileiro é viciado em redes sociais. E dentre as redes sociais, nos últimos anos o Instagram tem obtido uma adesão enorme dos brasileiros.


Em 2018 o Instagram quebrou a barreira de 1 bilhão de inscritos no mundo todo. Os brasileiros estão entre os 3 povos mundiais com a maior taxa de engajamento com o Instagram.


Então, você dentista tem motivos de sobra para incluir o Instagram na sua caixa de ferramentas de marketing para sua clínica ou consultório odontológico.


Mas como usar o Instagram na odontologia de forma a trazer pacientes para o seu consultório?


Muita gente da área de odontologia tem entrado no Instagram e se frustrado com os resultados.


É que é preciso entender o Instagram sobre dois aspectos totalmente diferentes quando pensamos no seu uso como uma ferramenta de captação de pacientes:


01 - O Instagram para quem não tem uma audiência / base de clientes;

02 - O Instagram para quem já tem uma audiência / base de clientes;


Caro leitor, acredite isso faz total diferença!


Instagram para dentistas - Quem não tem audiência


Imagine você navegando pela sua timeline no Instagram e de repente se depara com o anúncio de uma empresa de conserto de celulares. O clássico: "Qualidade total", "Profissionais diferenciados", "Equipamentos modernos", "Entrega em 24 horas".


Você nunca ouviu falar da empresa, não conhece seu histórico, não sabe onde ela fica. Será que você vai clicar e de imediato agendar o conserto do seu telefone? Acho que 99% das pessoas vão dizer que não!


Agora imagine a mesma situação com alguém vendo o seu anúncio! Você é um desconhecido para aquela pessoa que está ali curtindo as postagens dos amigos n Instagram. Eles não sabem quem você é, não conhecem seu trabalho, de onde você vem e com um agravante: Você é um profissional de saúde!


Ou seja, para quem não tem uma audiência, um público, uma base de clientes, com depoimentos, vídeos, cases, relatos e tudo o mais que possa dar uma "prova social" de que você é realmente a pessoa que pode ajudar de alguma forma quem está lendo seu anúncio a melhorar sua saúde, estética ou ambos, o Instagram não vai funcionar!


Mas a culpa não é do Instagram. Ele é apenas a plataforma. E existe muita informação equivoca sobre o que o Instagram para dentistas pode fazer.


Entenda que para quem não tem clientes o Instagram é um canal de construção de audiência e de captação de leads.


E não dá para captar leads sem construção de listas e sem relacionamento com essa lista, com essa audiência.


O problema aqui é que isso leva tempo, o oposto do que a maioria dos dentistas está disposto a investir.


Quase todo mundo enxerga e está sendo ensinado que o Instagram é um canal de captação rápida de pacientes para dentistas. Não é. Nunca foi provavelmente nunca será.


Outro fator pouco explicado e explorado pelas agências de marketing digital para dentistas e pelos gurus de marketing odontológico é que não é de graça.


Criar uma conta no Instagram postar fotos e vídeos pode ser de graça sim, mas para alcançar um público pagante que se torne paciente é preciso investimentos. Investimentos em estratégia, conteúdo, impulsionamento, montagem de listas, captura de leads, relacionamento com esses leads, e somente se, tudo der certo, conversão em agendamento.


Instagram para dentistas - Quem tem audiência


Se você já é um dentista consolidado, com uma carteira de pacientes pode esta se perguntando: Por que eu deveria me preocupar em investir em publicidade no Instagram?

A resposta simples e direta é: porque você tem clientes, mas eles não são seus. O mercado está permanentemente assediando os seus clientes e se você não cuidar deles, tanto eles, como seus parentes, amigos e conhecidos vão rapidinho trocar você por outro dentista.


Para quem já tem clientes e lista ou audiência, o Instagram é uma ótima ferramenta para geração de novos negócios e fidelização com os seus atuais pacientes.


Não existe nada melhor do ponto de vista de negócios do que ter clientes fiéis e recorrentes. Pois o Instagram é um ótimo canal de fidelização e de geração de recorrência, desde que você CUIDE do relacionamento com o seus pacientes.


Além disso, o Instagram pode ser usado para dentistas que já tem uma lista / audiência de clientes para torna-lós promotores da sua marca atraindo e convencendo novos pacientes a contratar os seus serviços.


Pessoas falando e comprovando através de casos concretos que você já realizou vendem muito mais que qualquer propaganda paga da sua clínica que você fizer.


Utilizar o Instagram como uma ferramenta de para evidenciar os seus cases, seus sucessos e realizações é uma ótima forma de atrair e converter novos pacientes com o mesmo perfil dos seus melhores pacientes.


Dicas Bônus


Para te ajudar a extrair o máximo do Instagram para sua clínica odontológica, pense em aplicar as seguintes dicas:


  • Vídeos são o conteúdo mais consumido no Instagram;

  • Acompanhe através do histórico das suas postagens quais são os horários que sua audiência está online;

  • Nunca compre seguidores, likes ou views;

  • Mais vale 100 seguidores engajados (clientes) do que 1000 curtidores anônimos;

  • Mantenha regularidade das postagens;

  • O conteúdo é o rei. Se você é mais um ortodontista que vai falar sobre os tipos de aparelhos ortodônticos, esqueça!!


Conclusão


O Instagram para dentistas tem sido apontado pelos pesudo-gurus de marketing odontológico como "a ferramenta milagrosa de captação de pacientes". Não é.


Ela é mais uma (excelente) ferramenta de marketing para dentistas dentro de um plano de marketing odontológico.


Se você quer saber como captar pacientes pelo Instagram ou precisa de mais informações sobre captação de pacientes, marketing odontológico e gestão para clínicas odontológicas, entre em contato e converse com um consultor de dentistas!


Senior Marketing

(11) 3254-7451



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