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Harmonização facial - Passo a passo para atrair pacientes de harmonização facial


Como captar pacientes de harmonização facial

Como captar pacientes de harmonização facial


As técnicas de harmonização facial vierão ao encontro dos anseios da nossa sociedade contemporânea, muito focada em saúde, beleza e qualidade de vida.


Milhares de profissionais de saúde, em especial médicos e dentistas, virão nesse segmento uma grande oportunidade de negócios.


Não é nosso foco nesse artigo discutir quais as categorias profissionais estão mais ou menos aptas a realizarem procedimentos de harmonização facial. Nosso foco aqui é ensinar você que trabalha nessa área a captar pacientes de harmonização facial.


Contexto do mercado de harmonização facial no Brasil


O brasileiro é um povo que valoriza muito a estética, a beleza e a qualidade de vida. Essas características são extremamente favoravéis para os profissionais de saúde que se especializaram em tratamentos de harmonização facial.


Entretanto, a quantidade de profissionais que estão oferecendo esse tipo de tratamento cresceu muito nos últimos 5 anos, tivemos uma pandemia no meio do caminho e a economia do país anda de lado (mais uma vez).


Em um cenário assim, atrair e converter pacientes de harmonização facial torna-se mais complicado e é necessário um plano de ação para atrair, converter e fidelizar pacientes de harmonização facial.


Nesse artigo vamos explorar um passo a passo para captar pacientes de harmonização facial que visa ajudar você dentista ou médico que trabalha com procedimentos de estética facial. Vamos lá!


Passo a passo para atrair pacientes de harmonização facial


Alguns pontos fundamentais para captar mais pacientes de harmonização facial:


01 - Primeiro passo para captar pacientes de harmonização facial

Ter uma formação de excelência


As pessoas estão muito bem informadas sobre os benefícios e também sobre os riscos que procedimentos estéticos podem trazer para suas vidas.


Quando se trata de uma alteração estética a última coisa que as pessoas desejam é serem cobaias de profissionais inexperientes.


Investir na sua formação profissional, seja em cursos de especialização no Brasil e no exterior, é fundamental para aumentar as chances de sucesso dos seus tratamentos, deixar seus pacientes mais felizes e conseguir novas indicações.


Todo mundo que deseja fazer um procedimento de harmonização facial busca saber o nível de conhecimento e experiência do profissional no setor.


Lembre-se, seja você um médico ou dentista, as pessoas "compram" primeiro você, para somente depois comprarem o seu serviço.


Educação continuada é chave para atrair e converter mais pacientes de harmonização facial.


02 - Segundo passo para captar pacientes de harmonização facial

Escolha o perfil do seu paciente ideal de harmonização facial


Veja, todo serviço, toda empresa possui um perfil de cliente ideal. Qual o perfil do cliente ideal de harmonização facial?


Você precisa identificar claramente quais são as características demográficas (sexo, renda, formação escolar, etc.) dos seus clientes de harmonização facial, mas também, conhecer o seu comportamento de consumo.


Podemos afirmar com certeza que o comportamento de consumo é o maior responsável na decisão das pessoas que decidem investir em um procedimento de harmonização facial.


Segmentar seu público-alvo de harmonização facial por classe social (A,B, C, etc.) não faz muito sentido, pois não é o preço em sí do tratamento que ativa o desejo e a decisão de compra do paciente.


Claro, o preço é importante, mas mais importante ainda para pacientes de harmonização facial é o valor que elas dão para esse tipo de tratamento.


Não é incomum termos clientes na nossa consultoria que tem pacientes de poder aquisitivo alto e que não fecham os tratamentos, mas não é difícil encontrar exemplos de pessoas de menor renda ,que literamente "dão um jeito" de fazer o tratamento.


O que você precisa entender é que segmentar o público-alvo por comportamento, ou seja, pelo o que a pessoa valoriza faz muito mais sentido quando falamos de pacientes de harmonização facial do que segmentar por classe social.


Ainda sobre o perfil do paciente ideal, entenda que as pessoas compram uma solução de um problema, seja esse problema a baixa autoestima ou o desejo de fazer parte de um grupo de aspiração.


Para atrair pacientes de harmonização facial, em primeiro lugar você entende o que elas realmente querem, e a partir dai, constrói sua oferta de serviços.


03 - Terceiro passo para captar pacientes de harmonização facial

A comunicação é chave para atrair pacientes de harmonização facial


Depois que você entende claramente quais são as dores ou motivações dos seus pacientes, precisa através da comunicação, "apertar" os botões certos para conseguir atrair e converter mais pacientes.


Existem certas palavras, imagens, cheiros e sons que ativam na mente das pessoas sensações que as levam a ação.


Isso é psicologia humana pura. Quais são as palavras, imagens, sons e cheiros que ativam o desejo de fazer um tratamento de harmonização facial nos seus pacientes?


Por exemplo, uma mulher de 50 anos, casada , com filhos adultos e que ganhe acima de 20k por mês, será sensível a que tipo de imagem? Quais são as palavras que vão ativar os seus gatilhos internos que a levarão a ação?


Com certeza, uma pessoa com a do exemplo acima, busca coisas completamente diferentes de uma jovem de 25 anos. Os "motivos" são diferentes.


Por isso a sua comunicação tem que ser personalizada com imagens e textos que ativem os gatilhos de ação do seu perfil de cliente ideal.


Imagine uma mulher de 50 anos vendo uma propaganda da sua clínica no Instagram com uma foto de uma jovem de 20 anos? Será que ela vai se identificar? Provavelmente não.


O que queremos enfatizar aqui que muito antes de escolher o canal de captação de pacientes de harmonização facial, você deve escolher em conjunto com sua agência de marketing, quem são as pessoas certas para o seu consultório e o que as fazem se mover em direção a uma compra.


04 - Quarto passo para captar pacientes de harmonização facial

Vender a solução e não o tratamento


Você já deve ter ouvido falar por ai que as pessoas não compram um tratamento, mas sim a solução de um problema ou desejo que elas tem.


Isso é verdade. Mas como você vai saber qual o desejo ou problema que essas pessoas querem resolver? Perguntando!


Sempre fomos advogados da necessidade de profissionais de medicina e odontologia que trabalham com procedimentos estéticos investirem na sua formação complementar, buscando fazer cursos, treinamentos e mentoria em técnicas de negociação e vendas.


Alguns vão torcer o nariz aqui e dizer que não são "vendedores". Sinto muito se você pensa assim, porque o seu concorrente ao lado já entendeu que vendas é o processo primordial de toda empresa, e que se você não vende para o seu paciente, alguém vai vender.


Vender é resolver problemas de outras pessoas em troca de justa remuneração. É simples assim.


Durante sua anamnese e seu exame clínico é preciso que você entenda o que está de fato "incomadando" o seu paciente.


Ouça, aprenda a fazer perguntas diretas e abertas que fazem o paciente falar. Em uma primeira consulta você deveria ouvir mais do que falar.


É escutando ativamente que você entende o que o seu paciente de fato procura no tratamento de harmonização facial.


Entendo o que ele deseja você parte para a apresentação da solução. Veja bem, da solução não do tratamento.


05 - Quinto passo para captar pacientes de harmonização facial

Preço do tratamento de harmonização facial


Se você chegou até aqui, parabéns! Você já entendeu que para captar pacientes de harmonização facial, precisa ter uma formação sólida para criar autoridade na mente do paciente, definir um perfil de paciente ideal, fazer um bom mapeamento das suas dores e necessidaes, assim como estabelecer uma comunicação efetiva com este público através de imagens e textos que os represente.


OK, você pode estar pensando nesse momento: Mas e o preço do tratamento de harmonização facial?


Como fazer para lidar com pacientes que buscam preço baixo? Como concorrer com aquele "colega" ali da esquina que vende o "mesmo" serviço pela metade do preço?


A respota é simples: Aquele paciente não é o SEU paciente. Não baixe preços, não faça concessões que impliquem em reduzir a qualidade ou diminuir o valor do que você faz.


Tem gente no mercado que compra um Uno e tem gente que compra uma Ferrari. Não tem certo ou errado aqui. São pessoas que buscam coisas totalmente diferentes. Uma pessoa pode desejar e amar ter uma Ferrari, mas ela só pode pagar por um Uno. Ou seja, o cliente da Fiat não é o mesmo da Ferrari.


Transporte essa situação para sua realidade. Se você vende uma Ferrari da harmonização facial não perca seu tempo tentando falar com o cliente que só pode pagar por um Uno de harmonização facial.


O contrário também acontece, ok? Ou seja, no final do dia, o preço é importante para todo mundo, mas ele tem graus variados. A questão sempre vai ser identificar corretamente o seu público e falar com ele da forma certa e nos canais corretos.


Dicas bônus para atrair pacientes de harmonização facial


Baseado na nossa experiência com dezenas de médicos e dentistas que trabalham com harmonizaçã facial, podemos compartilhar algumas dicas:


  • Somente o boca a boca não vai lotar sua agenda, mas o marketing boca a boca precisa fazer parte da sua estratégia de captação de pacientes de harmonização facial.

  • Se o seu ticket médio é de 3k a 5k não queira investir 1k em marketing e achar que vai ter resultados.

  • Não acredite em promessas de gurus de marketing e agências de marketing digital que prometem bombar sua agenda. Não existe bala de prata em marketing.

  • Sem diferencial competitivo concreto (qualidade, tecnologia, atendimento, preço, etc.) não existe agência de marketing que faz milagre.

  • Paciente de alta renda não está no Facebook e nem decide contratar um profissional de saúde pelo Instagram. Não seja ingênuo, nem todo o marketing digital do mundo resolve o problema de captação de pacientes.

  • O local define o público. Se você está em uma região em que as pessoas tem baixa renda e não conseguem pagar nem um tratamento odontológico simples, não acredite que de alguma forma mágica eles vão contratar seus tratamentos de harmomização facial.

  • Atrair pacientes de harmonização facial não é simples e nem rápido. Se você busca uma solução mágica talvez esteja no mercado errado.


Conclusão


Para sumarizar, se você quer atrair mais pacientes de harmonização facial, precisa seguir o passo a passo abaixo:


  1. Investir na sua formação profissional.

  2. Definir quem é o perfil do seu cliente ideal.

  3. Entender as demandas desse cliente ideal e utilizar uma comunicação persuasiva.

  4. Vender a solução do desejo / problema / dor do cliente e não o tratamento.

  5. Entender que preço e valor são coisas diferentes. Focar naqueles que você quer atender.


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Se deseja conhecer um pouco mais sobre nossa consultoria e entender como podemo montar uma estratégia de captação de pacientes de harmonização facial para sua clínica, entre em contato!





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