Esse é mais um artigo da série que escrevemos aqui no nosso blog para ajudar dentistas a investirem em marketing digital e obterem resultados.
Veja, resultados para nós são pacientes pagantes e não cliques, likes ou shares dos seus posts em redes sociais.
Se você está tendo dificuldades para captar pacientes na sua clinica odontológica, talvez um bom plano de marketing digital posso ajudar sua clinica ou consultório a atrair mais pacientes particulares.
O marketing digital na odontologia é o processo de usar plataformas digitais, tais como, o Google, as redes sociais e blogs para fazer propaganda da sua clinica e atrair mais pacientes.
Diferente do marketing tradicional que usa como canais de divulgação jornais, revistas, panfletos e outras mídias impressas, o marketing digital na odontologia se vale 100% do canal online para divulgar sua clínica.
Implementar uma campanha de marketing digital para dentistas efetiva é essencial para manter um fluxo constante de novos potenciais pacientes fazendo avaliações, tratamentos e consultas.
Nosso time de consultores para dentistas reuniu abaixo uma coleção de dicas práticas e úteis para você implementar uma campanha de marketing digital para sua clínica odontológica, atrair mais potenciais pacientes e aumentar a conversão dos seus planos de tratamento.
Por que o marketing digital é importante para clínicas odontológicas?
Por que será que marketing digital é tão importante para clínicas odontológicas, ainda que você já esteja fazendo algum tipo de ação de marketing tradicional?
Veja, pelo menos 70% dos seus potenciais clientes usam diaramente algum tipo de mídia digital. Seja o bom e velho email, navegando em portais de notícias e buscando informações no Google.
Marketing digital para dentistas é sem dúvida alguma a forma de marketing para clinicas como a melhor relação custo x benefício do mercado.
Quais as táticas de marketing digital para dentistas que funcionam bem?
Logicamente cada clinica tem seus pontos fortes e fracos, um histórico e um tipo de tratamento mais rentável.
Porém, de forma geral, as práticas de marketing digital para dentista abaixo são bastante efetivas para atrair novos potenciais pacientes para sua clinica:
Investir na busca orgânica do Google
Também conhecido como SEO, otimizar o seu site e seu conteúdo para ser encontrado facilmente por pessoas que estão buscando por um serviço especializado que sua clínica oferecer é um dos meios mais efetivos para atrair mais pacientes.
Não é um metódo rápido e nem milagroso, mas feito por bons especialistas em SEO, colocará seu site na primeira página do Google para diversos tipos de tratamentos.
E você já sabe. As pessoas navegam geralmente somente na primeira página do Google e não vão muito além disso.
Então, estar presente na primeira página do Google representa mais oportunidades de negócio para sua clinica odontológica.
Propaganda em redes sociais
A publicidade em redesocial é outra maneira de usar a rede social para promover sua clínica odontológica. Diferentemente do marketing orgânico de rede social, essa estratégia usa anúncios pagos nas principais redes sociais (Face, Insta, Linkedin, Youtube, etc.) para promover sua clínica para pacientes em potencial em seus feeds de rede social.
Os anúncios pagos de rede social têm um alcance maior do que o marketing orgânico de rede social. Indivíduos que não seguem suas páginas de rede social verão esses anúncios, o que significa que pessoas que nunca ouviram falar de sua clínica e que tem potencial para serem pacientes podem descobri-la por meio do seu anúncio nas redes sociais.
A publicidade em rede social também permite que você adapte sua estratégia de marketing odontológico para um público-alvo com características bem específicas, como pessoas que procuraram um dentista em seu mecanismo de pesquisa ou aqueles que moram perto da sua clinica.
Por último, os anúncios de red social patrocinados podem fornecer informações sobre a demografia e psicografia de seus pacientes em potencial. Você pode visualizar análises de rede social para cada anúncio lançado nas plataformas. Essas análise lhe dirão o desempenho do seu anúncio, quais anúncios receberam mais engajamento do público-alvoo e quais dados demográficos (sexo, idade, renda, localização, etc.) visualizaram seus anúncios. Você pode usar essas informações para adaptar sua estratégia e melhorar cada vez mais seus resultados.
Marketing de conteúdo para odontologa
Sua clínica odontológica provavelmente já tem um site. Caso contrário, criar um deve ser sua principal prioridade, porque é praticamente impossível viver sem um site hoje em dia.
Um site é uma das ferramentas de marketing digital para dentistas mais valiosas que você pode ter para promover sua clínica odontológica, atrair novos potenciais pacientes e ensinar as pessoas sobre seus serviços e seus diferenciais. Um dos aspectos mais importantes de qualquer site é o seu conteúdo de qualidade.
O marketing de conteúdo n aodontologia é o processo de criar e adequar o conteúdo escrito e de mídia em seu site para atrair mais visitantes do site e convencê-los a agir de alguma forma, seja agendando uma consulta ou ligando para obter mais informações sobre seus serviços. O conteúdo do seu site pode desempenhar um papel valioso de diversas formas, como:
Estabelecendo sua autoridade odontológica no seu mercado
Construindo relacionamentos com os pacientes atuais e potenciais
Educar os pacientes sobre seus serviços e seu proposta de trabalho
Aumentando as conversões de novos leads
Construindo uma comunidade em torno de sua marca dada a qualidade do seu conteúdo
Detalhando por que seus serviços são necessários formando uma consciência no público
Idealmente, seu site deve apresentar conteúdo variado para aumentar a quantidade de tempo que os usuários passam navegando em seu site. Produzir uma mistura de infográficos, e-books, artigos de blog, conteúdo de vídeo e anúncios patrocinados para incluir em seu site pode fazer milagres para promover sua clínica odontológica e gerar crescimento de receita.
Lembretes de agendamento automatizados
Suas estratégias de marketing não devem visar apenas pacientes em potencial, mas também devem se concentrar na retenção de pacientes da sua atual carteira de clientes. Você quer evitar que os pacientes abandonem sua clínica odontológica para ir para concorrência e que priorize suas experiências e melhor atenda aos seus desejos e necessidades específicas.
Uma estratégia simples para melhorar a retenção de pacientes na sua clínica odontologica é empregar lembretes automatizados de agendamento de visitas. Com as ferramentas digitais de mercado, você pode enviar automaticamente mensagens de texto aos pacientes alguns dias antes de suas consultas agendadas. É possível e desejável criar scripts persuasivos para serem enviados pelo WhatsApp com gatilhos mentais que gerem comprometimento do paciente com a visita à sua clínica.
Veja um exemplo simples de mensagem que pode ser agendada e encaminhada com antecedência para seus pacientes:
"Oi João. Só queria lembrá-lo sobre sua próxima consulta para tratamento do seu canal na Clínica XYZ. Sexta-feira, 26 de novembro, às 15h30, como combinamos, ok?”
Obtenha boas revisões e críticas on-line
Quando os pacientes em potencial pesquisam no Google por uma nova clínica odontológica, eles com frequência leem avaliações de muitas clínicas antes de escolher uma em especial. As avaliações do seu consultório odontológico desempenham um papel fundamental na reputação da sua clínica, e é por isso que você deveria cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio, que é uma ferramenta gratuita e solicitar a todos os pacientes que façam uma avaliação sincera da sua clínica.
Isso vai ajudar sua clinica a se posicionar melhor no ranking do Google e a deixar claro para outros potenciais pacientes que vários dos seus pacientes ficaram muito satisfeitos com o seu trabalho.
No geral, gerenciar as avaliações on-line que os pacientes deixam para sua clínica é um passo importante para manter sua presença digital.
Marketing por email
O e-mail é outro método de comunicação digital essencial para clínicas odontológicas. E não, o email não morreu. O envio de e-mail permite que você inclua infográficos, vídeos, imagens e informações escritas em suas mensagens para os pacientes e permite publicidade e comunicação diretas e personalizadas com cada paciente.
Lembre-se que o público corporativo usa o email diariamente. Mas cuidado! Nunca mande emails não solicitados para quem não conhece sua clínica. Isso é SPAM!
O marketing digital para dentistas pode parecer difícil e complicado no início, mas aprender a utilizar essas estratégias a seu favor pode gerar retornos significativos com uma publicidade odontológico profissional e que respeite as regras do seu conselho.
Entre em contato conosco para saber mais sobre a Senior Consultoria em Markeitg para Dentistas e como podemos ajudar sua clinica a mudar de patamar com estratégias de marketing odontológico de alto nível.
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