top of page
Sênior Marketing

Gestão financeira para médicos e dentistas


É sabido por todos que as universidades brasileiras não fornecem uma base sólida para os profissionais de saúde sobre como gerenciar sua clínica ou consultório.

A ênfase costuma ser na formação técnica do profissional, o que faz sentido, porém limita o sucesso do futuro profissional que carece que de outras habilidades para além da formação técnica no exercício diário da sua profissão, seja como autônomo, seja como empresário no ramo de saúde.

Uma das maiores lacunas é na parte relativa a gestão financeira da clínica. Isso é grave, já que podemos considerar a gestão financeira como o coração de todo negócio, pois é ele que "irriga" as demais áreas da clínica influenciando no nível do serviço prestado ao paciente, usuário final do serviço.

Por isso, confira agora algumas dicas de gestão financeira para médicos e dentistas que formam o guia essencial de gestão financeira para clínicas médicas e odontológicas:

01 - Crie um planejamento estratégico

Se você não tem objetivos e metas claras qualquer resultado que vier pode ser considerado positivo ou negativo.

Sem planejamento não existe negócio, mas apenas um "fazer", uma rotina quase que automático e operacional cujos resultados são fruto da sorte.

Alguns pontos que devem fazer parte de todo planejamento de clínicas médicas e odontológicas:

  • Perfil do público-alvo que se deseja atingir;

  • Metas de faturamento mensal;

  • Prioridade de tipo de serviço a oferecer. Serão consultas eletivas? Tratamentos? Cirurgias? Quais? Qual o percentual de cada uma no resultado total?

  • Previsão de gastos mensais;

  • Previsão de faturamento mensal;

  • Objetivos de qualidade;

  • Objetivos de marca;

  • Investimentos;

  • Expansões e retrações;

Enfim, planejamento empresaria é uma ferramenta a favor de um profissional de saúde para que ele trace uma rota entre o momento atual e uma visão de futuro.

É importante dizer que o planejamento empresarial para clínicas médicas e odontológicas não deve ser burocrático e nem complicado.

A forma importa muito menos do que o conteúdo. Faça. Vai valer a pena.

02 - Organização dos documentos

Toda clínica gera uma infinidade de documentos que cresce todos os dias: cadastro de pacientes, exames, radiografias, pedidos e autorizações para convênios e planos de saúde. A lista vai e vai...

Se você não quer perder o controle e dinheiro processando todas essas informações manualmente invista na digitalização, organização e indexação desses documentos.

Hoje em dia, as soluções de digitalização de documentos tiveram seus custos reduzidos devido ao avanço da tecnologia.

Não é caro contratar uma empresa especializada em digitalização e indexação de documentos. Eles fazem todo o trabalho de organizar as documentações, hieraquiza-los em categorias, classifica-los e por fim indexa-los em sistemas informatizados que podem ser acessados por dispositivos remotos em qualquer lugar com conexão por internet, dentro ou fora da sua clínica.

Isso leva a um melhor controle administrativo, diminuição do espaço necessário dentro da clínica, redução de gastos com funcionários, melhor tempo de resposta no atendimento aos pacientes, elevando a satisfação dos mesmos e com isso contribuindo para a fidelização e marketing da clínica.

Isso tem tudo a ver com gestão financeira, pois trata-se de um procedimento que busca a otimização de custos e a redução de despesas, um dos principais objetivos da gestão financeira.

03 - Controle do fluxo de caixa

Tão importante quanto vender os seus serviços é saber como vender, para quem foi vendido, como foi vendido (à vista, parcelado, etc.), quando vai receber e principalmente receber o que foi vendido.

Tudo isso é objetivo da gestão de fluxo de caixa. Logicamente você precisará do apoio de duas peças fundamentais:

  • Um funcionário treinado para gestão do fluxo de caixa;

  • Ferramenta informatizada de fluxo de caixa.

A boa notícia é de que existe um fartura enorme de treinamentos e ferramentas online para gestão do fluxo de caixa, sendo essa uma funcionalidade incorporada a quase todos os softwares de gestão presentes no mercado voltados para clínicas médicas e odontológicas.

O fluxo de caixa permite entre outra atividades:

  • Previsão de receitas e despesas;

  • Acompanhamento das metas financeiras (lembre-se do ponto 01);

  • Tomada de decisão gerencial com base em números;

  • Administrar a saúde financeira da sua clínica.

Como se vê, não existe mais justificativa para não se fazer o controle de fluxo de caixa em clínicas médicas e odontológicas.

04 - Formação de preços

O preço dos serviços que você vende na sua clínica deve ser calculado com base em dois critérios:

  • Matemático

  • Estratégico

A variável matemática envolve o cálculo correto dos custos fixos somados aos custos variáveis e a alocação do devido percentual de markup e taxa de reinvestimento desejado para o retorno do seu capital.

Já a parte estratégica na definição do preço do seu serviço médico ou odontológico tem a ver com o valor que é entregue ao paciente proporcionalmente ao preço que ele paga.

O cálculo do preço correto do serviço de saúde é tão importante e fundamental que já foram escritos livros e treinamentos inteiros sobre esse tópico.

De fato, a precificação equivocada do seu serviço médico ou odontológico leva a perdas de participação de mercado, lucratividade e rentabilidade.

Muitas vezes, ao vender muito com o preço errado você pode estar levando, lentamente, sua clínica ao fracasso total.

Conceitos como margem de lucro bruta, margem líquida, lucratividade e rentabilidade são na maioria das vezes desconhecidos por médicos e dentistas gerando prejuízos para os seus consultórios e clínicas.

Procure se informar e estudar mais sobre o assunto e na dúvida busque ajuda de uma assessoria especializada em clínicas médicas e odontológicas.

Conclusão

Esse artigo não tem a pretensão de ser um treinamento ou manual sobre como gerenciar sua clínica médica ou odontológica, pois para isso precisaríamos escrever um manual bem robusto.

Entretanto, queremos chamar a atenção de médicos e dentistas para que procurem profissionalizar a gestão financeiras de suas clínicas médicas e odontológicas como forma de aumentar sua lucratividade e rentabilidade.

Se você acredita que esse conteúdo possa ajudar outros profissionais de saúde, compartilhe. Se precisa de uma assessoria de gestão para clinicas médicas e odontológicas, entre em contato conosco nos canais abaixo:

Senior Marketing

Gestão e Marketing Para Médicos e Dentistas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

bottom of page