top of page
Foto do escritorAdmin

Gestão de clínicas médicas: 3 pontos fundamentais


Gestão de clínicas médicas

Ter uma clínica médica de sucesso vai muito além de contar com um bom corpo clínico e equipamentos de ponta.


Claro, contar com bons profissionais e ter uma infraestrutura adequada para prestação dos serviços é condição básica para te colocar no jogo.


Mas, para ser bem sucedido em um mercado de alta concorrência como o da medcina, com margens de lucro apertadas e planos de saúde verticalizando o atendimento ao paciente, é necessário algo mais.


E esse algo mais está no campo da gestão profissional.


A gestão empresarial de uma clínica médica é que organiza os recursos (pessoas, equipamentos, capital, etc.), dar a direção, orienta e executa os processos internos da clínica visando atrair, satisfazer e fidelizar pacientes.


São vários os aspectos de gestão que tem que ser observados em uma clínica médica, mas hoje queremos abordar 3 pontos fundamentais. Confira!


 

Gestão de clínicas médicas: 3 pontos fundamentais


Para ter uma clínica operando de forma satisfatória é preciso ter forte atuação nos seguintes pontos:


01 - Manual de operações da clínica


Um manual de operações é uma coleção de processos operacionais, que por sua vez, se traduzem em procedimentos operacionais padrão e check-lists.


Se você é gestor de clínica médica, preste atenção: Você não controla as pessoas. Você controla os processos, e os processos controlam as pessoas.


Investir na manualização das principais rotinas da sua clínica médica é fundamental se você quer manter a qualidade e o nível de atendimento ao paciente, confiabilidade dos resultados e deixar de depender de pessoas.


Na nossa consultoria de gestão para clínicas médicas já ajudamos clínicas e redes com várias unidades que não mantinham uma regularidade dos processos e não tinham um manual de operações.


O manual de operações é um documento escrito que define "como cada atividade é realizada na sua clínica, por quem, como e porque."


Enfim, o primeiro grande ponto de atenção para ter uma gestão profissional da sua clínica médica é investir em um manual de operações robusto que reflita as melhores práticas para cada setor e atividade.


02 - Gestão de pessoal


Negócios de saúde são "High Touch", ou seja, o principal elemento a ser tratado aqui são as pessoas.


Dai surge a necessidade de ter um processo profissional de recrutamento, seleção, treinamento e supervisão constante de todos os funcionários, sejam eles colaboradores que trabalham nas atividades burocráticas, seja na gestão da própria equipe médica.


Existem diversas ferramentas de gestão de pessoal, mas achamos fundamental dar especial enfâse aos processos de seleção de pessoal.


Ter uma definição clara das funções de cada cargo, do perfil da pessoa que vai ocupa-ló e um organograma claro que mostre onde este cargo / pessoa se insere no contexto de entrega do serviço realizado na clínica é fundamental.


03 - Gestão financeira


Ter um bom controle de fluxo de caixa, conhecer a real necessidade de capital de giro da clínica a partir do seu ciclo financeiro são fundamentos para o sucesso de uma empresa do setor de saúde.


Não basta ter uma clínica com agenda cheia, se ela não dá lucro.


O lucro é o principal indicador financeiro de que sua empresa está fazendo as coisas certas, ao passo que o prejuízo atua na direção contrária.


Para profissionalizar a gestão financeira contrate pessoas que tenham formação em finanças, contabilidade ou economia.


Tenha um rigoroso controle dos custos diretos e indiretos. Faça o seu DRE (Demonstrativo do resultado do exercício) mensal e apure custos que devem ser reduzidos e despesas que devem ser eliminadas. Por outro lado, fique atento aos investimentos que ajudam sua clínica a crescer.


Tenha pelo menos um reunião semanal com o seu gestor financeiro para discutir a situação financeira da clínica, utilizando ferramentas como o controle do fluxo de caixa, o DRE e o fluxo projetado, de forma a prever potenciais problemas e oportunidades.


Conclusão


Ter uma boa equipe é fundamental, mas as clínicas médicas são empresas, e a medida que elas crescem, precisam investir em outras frentes como a gestão profissional.


Se você tem interesse nesse assunto e acredita que precisa de uma orientação externa sobre a profissionalização da gestão da sua clínica, entre em contato e fale com um de nossos consultores em gestão de clinicas médicas!





Senior Consulting

Consultoria para clínicas médicas

+55 11 3254 7451


bottom of page