top of page
Foto do escritorAdmin

Franquia de odontologia: Tudo que você precisa saber em menos de dois minutos de leitura


Vale a pena comprar uma franquia de odontologia?
Vale a pena comprar uma franquia de odontologia?
Nós sabemos que você tem pouco tempo (quem não tem?), e portanto vamos direto ao assunto deste artigo.

Franquia Odontológica: Vale a pena comprar uma franquia de odontologia?


Uma franquia tem a vantagem de ser um negócio pronto, formatado e testado no mercado, geralmente com bom reconhecimento de marca.


Muitos dentistas e empreendedores do setor de saúde consideram a possiblidade de abrir uma franquia odontológica em vez de abrir seu póprio consultório ou clínica.


Quando se fala em franquia de odontologia, ou franquia de uma forma geral, o comprador tem sempre que levar em consideração o seu perfil comportamental.


Antes mesmo de passar por entrevistas com um franqueador é necessário que você faça sua própria ponderação se o seu perfil tem aderência ao modelo de franquias.


Não vamos entrar na questão aqui da relação custo x benefícios financeiros de investir em uma franquia comparado a opção de montar a sua própria clínica. De qualquer forma serão necessários investimentos.


A grande vantagem de uma franquia sobre um negócio próprio é a formatação pronta do negócio, testada e validada no mercado.


Além disso, redes de franquia costumam ter ganhos de escala na compra de materiais de consumo e equipamentos, o que as tornam mais competitivas em relação a preço dos seus serviços.


Algumas grandes redes de franquias no Brasil possuem até mesmo um braço financeiro por trás da operação, garantindo financiamento aos pacientes e se tornando mais um fonte de receita para os franqueados (juros de financiamento).



Por outro lado, quem compra uma franquia ganha um patrão. Isso é fato. Vão te chamar de parceiro, de sócio, mas não não se engane, o franqueador é seu patrão. Franqueados tem um poder de ação, decisão e criatividade mais limitados.


É fato que muitas franquias investem em conselhos de administração com participação dos franqueados, mas mudanças não acontecem de forma ágil como em um negócio próprio.


Ou seja, você franqueado é um empresário, mas o verdadeiro empreendedor foi quem criou a franquia e detêm a marca, determinando o rumo do negócio. Esse é o cerne do modelo de franquias.


Diante desse quadro, aquelas pessoas com perfil empreendedor que desejam ter total autonomia nos seus negócios vão se sentir desconfortáveis.


No fim do dia, o franqueado precisa dar satisfações para alguém que toma decisões por ele, o franqueador.


Afinal, vale a pena ou não comprar uma franquia de odontologia?


A resposta como você deve deduzir, é depende. Especialmente das suas características pessoais, dos seus valores e das suas metas e objetivos.


No artigo a seguir falamos mais sobre vantagens e desvantagens de uma franquia odontológica. Termine esse artigo e vá lá ver mais detalhes:



Na dúvida sobre se vale a pena comprar uma franquia de odontologia, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão para odontologia. Podemos te ajudar nessa decisão.



Senior Consulting

Consultoria Empresarial Para Profissionais de Saúde

+55 11 3254-7451


bottom of page