Muito mais do que simplesmente fazer marketing digital na sua clinicao odontológica é preciso investir em uma estratégia de vendas de serviços odontológicos.
Veja, marketing seja digital ou não atrai potenciais pacientes, chamados na linguagem de marketing simplesmente de leads.
Acontece que por mais leads que sua agência de marketing odontológico entregue não é possível transforma-lós em pacientes pagantes sem uma estratégia de vendas.
Como implementar uma estratégia de venda de serviços odontológicos?
Você já entendeu o que queremos dizer. Por mais que gurus de marketing para dentistas e agências de marketing digital odontológico digam que vão "lotar sua agenda", no máximo que conseguirão fazer é gerar muitos leads.
Entenda que lead não é paciente. Para ser sincero 95% dos leads que são impactados por sua estratégia de marketing digital seja no Google ou redes sociais estão longe, bem longe ainda do momento de marcar uma consulta.
E é exatamente por isso, porque nem todo mundo (quase nínguem na verdade) estão comprando agora que você precisa ter uma estratégia de vendas.
Essa estratégia se divide em dois grandes blocos:
01 -Aumentar a eficiência de vendas para quem está pronto para contratar agora um serviço como o seu, ou seja, aqueles 5% que falamos e;
02 - Ter uma estratégia bem clara do que fazer com os 95% que não estão fechando agora.
Como aumentar a eficiência de vendas de serviços odontológicos
Basicamente com 3 ferramentas bem alinhadas: Pessoas, processos e treinamento.
Não dá para deixar na mão de uma secretaria (sem ofensas) a atividade primordial da sua clinica odontológica: Vender!
Sem vendas não existe doutor, não existe doutora, não adianta dominar as melhores técnicas e nem tem o maior currículo do mercado.
Coloque uma pessoa de vendas para atender toda vez que o telefone tocar ou chamarem no WhatsApp da sua clinica para converter o lead em paciente.
Essa pessoa precisa ter domínio de técnicas de negociação, precisa saber como qualificar o potencial paciente entendendo se ele(a) está ou não no momento certo para marcar uma consulta.
Por fim, mas muito importante, é preciso ter um processo de vendas ativo, ou seja, o que fazer passo a passo repetidamente, sempre buscando a melhoria deste processo no sentido de cada vez menos perder leads que entram em contato e aumentar a taxa de marcação de consulta.
E não se esqueça! A primeira venda na odontologia é conseguir convencer o potencial paciente de que é sua clínica a melhor do mercado para resolver o problema ou desejo que ele tem.
Isso é um processo de vendas. Se você acha mesmo que aquela agência de marketing digital para dentistas vai vender para você, então vai ficar bastante decepcionado.
02 - O que fazer com quem não está comprando agora?
Crie listas no WhatsApp ou se você utiliza uma ferramenta de email marketing profissional, para disparar emails períodicos para esses potenciais pacientes que ficaram perdidos no caminho.
Mas o que mandar para eles seja via WhatsApp, seja por email? A cada 5 conteúdos que devem ser períodicos (5, 15 ou 30 dias) 4 deles devem ajudar a pessoa a entender melhor o problema que a levou a buscar sua clínica.
Então, para ficar claro, se o lead entrou na sua campanha de Lentes de Contato Dental e não converteu, coloque-a em uma lista de transmissão e periodicamente mande conteúdos relevantes sobre lente de contato dental para ela. Não sobre orto, não sobre implantes.
E de tempos em tempos mande uma mensagem do tipo: "Olá Fulano, já faz um tempo que você nos procurou para falar sobre lentes de contato dentais. Agora já é o momento certo para agendar uma consulta para você?"
Nada converte mais do que manter-se relevante e como uma autoridade na mente dos seus pacientes.
Conclusão
Esse artigo não pretende esgotar o tema de vendas na odontologia. Mas nas linhas acima você já consegue ver uma sequência de tarefas a fazer para aumentar a taxa de conversão das suas campanhas de captação de pacientes.
Se você gosta desse assunto, se quer saber mais sobre como vender mais planos de tratamento, como converter leads em pacientes, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.
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