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Dicas, sacadas e hacks de marketing para dentistas não levam uma clínica odontológica ao sucesso


Dicas, sacadas e hacks de marketing odontológico

Bastar digitar no Google termos como:


- Dicas de marketing para dentistas

- 101 sacadas para bombar sua agenda

- Como tornar sua clínica odontológica um sucesso

- 10 estratégias matadoras de marketing odontológicos

Etc, etc, etc.


Você receberá como resposta do Google milhares de artigos, posts nas redes sociais, vídeos, tutoriais e pdfs com a "última técnica matadora de markeitng digital para dentistas bombarem suas agendas"...


Logicamente, existe conteúdo bom e de qualidade na internet sobre o tema marketing odontológico e existe, digamos, um monte de lixo que não passa de autoajuda e motivação barata.


Existem gurus de marketing odontológico que oferecem treinamentos nada baratos, onde você dentista ou gestor da clínica vai ser convidado a fazer dançinhas no Tik Tok em grupo, gritar palavras de ordem e no final participar do show de um DJ famoso.


Você sai desses eventos emocionado, energizado, mas quando chega na sua clínica percebe que todas aquelas dicas, hacks e sacadas de marketing odontológico que pareciam geniais não passam de um placebo bem doçinho que você tomou.


O que esperar do marketing odontológico (de verdade) ?


Aqui é preciso fazer uma separação entre "homens" e "meninos". Um bom profissional de marketing estuda 4 anos em uma universidade, faz mais dois anos de especialização em marketing de serviços e, para se considerado senior na profissão, tem que acumular pelo menos 10.000 horas práticas atendendo ao ramo de odontologia.


Será que esses gurus de marketing tem todo esse know-how? Será que é possível mesmo condensar todo o conhecimento profissional de marketing de serviços em um MBA de 300 horas?


Bem, se você é uma pessoa sensata, já sabe que a respota é um sonoro Não!


Vamos nivelar aqui o que você pode esperar do marketing odontológico profissional:

  • Identifcar necessidades e desejos em um mercado.

  • Fazer pesquisa de mercado para determinar a melhor localização de um ponto comercial para instalar uma clínica.

  • Ajudar a definir o melhor portifólio de serviços.

  • Definir de forma matemática a precifacação sua tabela de serviços contemplando gastos fixos e variáveis, despesas sobre venda e markup ou margem de lucro desejada.

  • Trabalhar as técnicas de naming e branding para criar e fortalecer uma marca.

  • Escolher os melhores canais de comunicação com o mercado para levar a sua proposta de trabalho ao maior número de pessoas com o perfil do seu cliente ideal.

  • Executar campanhas promocionais visando a captação de leads.

  • Aplicar ténicas de qualificação de leads.


O que você não deveria esperar do marketing odontológico:


  • Fórmulas ou receitas prontas para o sucesso;

  • Atrair somente leads qualificados nas suas campanhas de marketing;

  • Fazer um total desconhecido se tornar um paciente pagante somente porque viu uma propaganda da sua clínica;

  • Criar diferenciais no seu trabalho artificialmente;

  • Garantir resultados de retorno de investimento (não é uma ciência exata);


Então, agora você já sabe: Existe muita promessa falsa na internet a respeito do "poder do marketing odontológico". Não acredite em tudo que lê, aliás, desconfie de tudo, até deste artigo. Vai que alguém descobriu a fórmula mágica de captação de pacientes e nós é que não sabemos?

Senior Consulting

Marketing odontológico

+55 11 3254 7451


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