Um profissional de odontologia empático tem muito mais possibilidade de aumentar a sua taxa de conversão de tratamento e crescer sua carteira de clientes.
A empatia é a capacidade do profissional de saúde se colocar no lugar do seu paciente e entender suas demandas da melhor maneira.
Neste artigo vamos abordar os seguintes tópicos:
O que é a empatia
Como a empatia afeta as vendas para dentistas
Vantagens de demonstrar empatia com o paciente
Dicas para praticar a empatia com seus pacientes
O que é a empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Em odontologia devemos considerar que um paciente sempre que busca um dentista se encontra em um estado emocional de dúvidas e potencialmente de medo.
Se colocar no lugar do paciente é fundamental para entender suas dúvidas, sua pontuações e objeções.
Como a empatia afeta as vendas para dentistas
Como a empatia pode ajudar um dentista a melhor sua taxa de conversão de tratamentos?
Exercitando a empatia, o profissional de odontologia consegue entender melhor as dores, dúvidas e desejos dos seus pacientes, e dessa forma, pode apresentar a ele uma proposta de tratamento que esteja mais adequada ao seu momento.
Ao praticar a empatia suas propostas serão mais personalizadas, pois você verá não somente a necessidade do paciente do ponto de vista odontológico, mas também o seu perfil social e econômico, assim como seu comportamento.
Essa personalização aumenta as possibilidade de conversão, pois o paciente percebe que o profissional conseguiu entender suas vontades e necessidades de forma única.
Vantagens de demonstrar empatia com o paciente
Fidelização pode ser considerado o ganho final de praticar a empatia com o seu paciente.
Mesmo que você trabalhe em uma clínica grande, no final do dia são pessoas cuidado de pessoas.
Clientes satisfeitos vão divulgar sua marca e advogar a seu favor, fortalecendo o marketing boca a boca, e claro, ajudando a sua clínica ou consultório a manter um bom fluxo de pacientes.
Ferramentas para praticar a empatia no seu consultório
Ouça
Ouvir não com o objetivo de responder, mas de entender o que paciente está sentindo é fundamental para aumentar a conexão com seus pacientes.
Perguntar
Fazer as perguntas certas não é tão simples quanto parece. Você precisa ir além das perguntas técnicas que vão te ajudar a fechar seu diagnóstico, passando também por perguntas abertas que levem o cliente a demonstrar mais informações sobre o que ele espera do tratamento, quais são suas dúvidas e anseios.
Observar
Muitas coisas não são ditas diretamente pelo paciente, mas ele pode manisfestar insatisfações, dúvidas e medos através de expressões coporais, em especial, faciais.
Aprenda a ler nas entrelinhas o que o paciente está comunicando, seja através da sua postura, dos seus gestos e palavras.
Conclusão
Empatia é uma capacidade humana que deve ser praticada também nas relações de prestação de serviços.
Seja um profissional melhor estudando e aprendo mais sobre como utilizar a empatia para melhorar seu nivel de relacionamento com seus pacientes.
Quer saber mais sobre este e outros temas relacionados a negociação com o paciente?
Entre em contato e fale com um de nossos consultores!
Senior Consulting
Consultoria para dentistas
+55 11 3254 7451
atendimento@seniorconsulting.com.br