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Dicas para organizar sua clínica odontológica


Como organizar clínica odontológica

Seja você um dentista trabalhando sozinho em um pequeno consultório com uma única cadeira ou proprietário de uma ou mais clínicas com vários consultórios, equipos e toda estrutura para atender muitos pacientes é necessário investir em organização.


Mas afinal, o que significa organizar uma clínica odontológica? De forma direta, a organização significa implantar um modelo de gestão empresarial que tenha como objetivo final fornecer um serviço de qualidade para os seus pacientes a um preço justo que remunere o investimento realizado pelos proprietários gerando lucro.


Modelo de negócios para clínicas odontológicas

Seja qual for sua opção no momento, atuando como pessoa física ou jurídica, o que importa é que você tenha processos e protocolos bem estabelecidos desde o primeiro momento nas principais áreas da sua clínica.


Isso significa que você precisa estar preparado para o crescimento, para a geração de mais receita e principalmente lucro.

Tudo isso só será possível se você estabelecer padrões de atendimento, se tiver modelos que sejam replicáveis e garantam escala.


Quer um exemplo? Imagine que hoje você ainda atue com a famosa agenda de papel. Se o seu fluxo de pacientes é de cerca de 50 pacientes mensais, tudo bem gerenciar a agenda nesse modelo. Mas e se daqui 3 ou 5 anos seu volume de pacientes subir para 300 ou 500 pacientes por mês?


Sabendo que a organização é uma alavanca para o crescimento, o seu modelo de gestão tem que contemplar pelo menos as seguintes áreas:


01 - Marketing


É necessário que você tenha bem estabelecido um sistema formal de atração, captação e retenção de novos pacientes.


Quanto mais automatizado, parametrizado e repetível for esse sistema de marketing mais resultados positivos ele vai trazer para o seu consultório ou clínica.


Acontece que marketing é um processo e não um evento. Quando dizemos processo nos referimos ao fato de ser algo que precisa ser repetido todos os dias, de forma sistemática quando você tem um bom fluxo de pacientes e quando esse fluxo cai.


Um bom sistema de marketing na odontologia garante um fluxo constante de novos pacientes fazendo avaliações todos os dias na sua clínica e novos fechamentos de planos de tratamento.


02 - Atendimento


O processo de atendimento vai muito além do atendimento do paciente no seu consultório.


Ele começa com o recrutamento correto das pessoas que vão trabalhar na sua clínica com você e compor sua equipe, desde a secretária, passando pela ASB e o seu time de colegas dentistas.


De nada vale uma clínica que tem dentistas nota 10 mas o restante da equipe é nota 5. A nota média vai ser 7,5.


Entenda, o processo de atendimento envolve a recepção do paciente na clínica, a educação, o fluxo de atendimento, as facilidades de contato, a sua presença na internet, o posicionamento da sua marca que se materializa no seu ponto comercial, nas evidências físicas da qualidade do seu serviço no seu ambiente, etc, etc.


A ponta final do processo de atendimento e onde o encantamento se materializa é dentro do consultório, sem dúvidas, mas se o paciente a cada ponto de contato com sua clínica (telefone, site, recepção, ASB, etc...) não somar pontos, esse processo de encantamento estará comprometido.


03 - Financeiro


De nada adianta atrair um bom volume de pacientes, ter um excelente atendimento e fazer vendas que não gerem lucro.


Um dos grandes males dos profissionais de odontologia é não entenderem como se faz a formação do preço dos seus serviços.


A batida fórmula de deduzir os custos e impostos do valor do serviço e ratear o "lucro" com seus colegas em bases de comissionamento é não somente errada, como pode levar um consultório ou clínica a encerrar suas operações.


É necessário para a fina organização de uma clínica odontológica que o profissional tenha domínio dos seus custos, despesas e margens de lucro.


Sem esses números qualquer gestão financeira é falha. Muitos profissionais de odontologia "quebram" por vender demais.


Isso acontece porque fizeram a chamada "venda suja" onde a margem real de lucro não era conhecida e os custos eram muitos altos.



04 - Pós-Atendimento


Depois de mais de 500 clínicas odontológicas atendidas em nossa consultoria de gestão e marketing para dentistas ainda ficamos impressionados com o desdém que a maioria dos profissionais tem com o processo de pós-atendimento em seus negócios.


Ter scripts e roteiros de pós-atendimento para novos pacientes, para pacientes em tratamento que se ausentam, para pacientes que concluem tratamento, para resgate de pacientes que abandonaram um tratamento entre outros é fundamental.


Muito dinheiro é perdido nas clínicas odontológicas simplesmente por falta de cuidado com a organização do seu processo de pós-atendimento.


Conclusão


Organizar uma clínica odontológica significa implantar e gerenciar um modelo de gestão empresarial.


Se você pretende melhorar os resultados da sua clínca, seja para captar mais pacientes, aumentar o faturamento da sua clínica, organizar as finanças ou qualqur outro processo entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas e marketing e gestão para dentistas:


Senior Marketing

Organização de clínicas odontológicas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

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