top of page
Foto do escritorAdmin

Dicas para melhorar o atendimento ao paciente


Dicas para melhorar o atendimento ao paciente
Dicas para melhorar o atendimento ao paciente

Todo mundo sabe que o grande diferencial de uma clinica médica ou odontológica é o seu atendimento.


Claro, tecnologia e ponto comercial são diferenciais, mas eles podem ser copiados. Por outro lado, o atendimento de excelência é um diferencial competitivo mais difícil de ser copiado, já que o atendimento é realizado por pessoas para pessoas.


 

Por que melhorar o atendimento ao paciente?


Em um palavra simples, lucro. Mas, é muito mais do que isso. Se você quer ter uma marca forte, reconhecida no seu mercado de atuação, invista em atendimento ao paciente.


Mas, como melhorar o atendimento ao paciente na sua clinica? Que atividades fazer para ter um atendimento de excelência na sua clinica?


Se você está aqui é porque deseja melhorar o atendimento da sua clinica, e principalmente, porque você sabe da importância e da diferenciação de um atendimento de excelência ao paciente.


Então, para levar o atendimento ao paciente na sua clinica para outro nível siga as dicas simples, porém decisivas abaixo:



 

01 - Recrutamento correto


Não seja amador no recrutamento da equipe de atendimento da sua clinica. Nada daquele formato de a "tia da minha vizinha esta precisando trabalhar".


Comece definindo claramente qual o perfil (soft skill) da pessoa que vai fazer parte do time de atendimento da sua clinica.


Coloque no papel as características de personalidade desejadas para quem vai lidar com o público da sua clinica.


Defina também os conhecimentos (hard skils) que essa pessoa deve ter. O que ela precisa dominar em termos de conhecimentos e ferramentas para trabalhar na função de atendimento ao paciente?


Um bom recrutamento e seleção de funcionários resoler 50% dos problemas de atendimento que as clinicas médicas e odontológicas apresentam.


 

02 - Faça um bom on boarding dos novos funcionários


Não seja aquele tipo de chefe que contrata uma pessoa nova e simplesmente "larga" ela na recepção ou no atendimento da sua clinica.


Veja, se você está trazendo uma pessoa nova para sua equipe, precisa treina-lá no formato e no padrão que você espera para o nível de atendimento que deseja na sua clinica.


deixe que ela seja treinada por uma funcionário antiga cheia de vícios.


Fazer um processo de on boarding bem feito para o novo funcionário é fundamental.


Dedique algum tempo ao novo funcionário explicando qual a visão, missão e valores da sua clinica. Se você ainda não tem isso não deveria nem trazer novos funcionários para sua clinica...


 

03 - Treinamento


Seja um funcionário novo, ou uma equipe já veterana, é preciso investir em treinamento e reciclagem.


Não fique com medo de treinar seus funcionários e eles irem embora. Pior é não treinar e eles ficarem.


Hoje existem milhares de cursos livres e pagos online, evitando a ausência do funcionário do seu posto de trabalho.


Pague cursos para seus funcionários de atendimento, seja curso de excelência em atendimento, técnicas comportamentais, etc.


Mas, não basta dar um curso e deixar o funcionário no vácuo. Cobre que esse funcionário faça um seminário para toda a equipe sobre o que aprendeu. Peça que escreva um artigo sobre o tema. Enfim, valide o conhecimento, colocando-o em prática.


 

04 - Supervisão


Nenhuma equipe pode ficar sem supervisão. Isso não significa ficar no pé das pessoas cobrando cada micro tarefa.


Trata-se muito mais de dar direção, orientar e cobrar resultados. Defina você os padrões da sua clínica, crie scripts para atendimento presencial, online e por telefone.


Padronize o atendimento, crie um código de conduta que não precisa ser rígido, porém dê diretrizes sobre os comportamentos esperados da equipe de atendimento.


Lembre-se, a empresa tem a cara do dono.


 

05 - Reuniões


É fundamental fazer reuniões com sua equipe semanalmente. Isso envolve os profissionais de atendimento e também os profissionais clinicos.


Então, uma vez por semana reuna sua equipe de atendentes, recepicionistas, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, ASB, etc.


Coloque-os numa sala e discuta os principais problemas ou aspectos que precisam e que podem ser melhorados no atendimento ao paciente.


Isso envolve discutir atrasos, postura da equipe, processos e padrões.


 

Conclusão


O atendimento ao paciente é uma ferramenta para a melhoria dos resultados da sua clinica.


Não acredite que é simples melhorar o atendimento do paciente. É preciso ter as pessoas certas, com as habilidades, conhecimentos e atitude certas para estarem lidando com o seu público e com isso gerando um processo de encantamento que no final do dia representa mais dinheiro no caixa da sua clinica e pacientes mais felizes com o seu trabalho prestado.


Se você entende que o atendimento é uma ferramenta de diferencial competitivo e deseja melhorar o atendimento na sua clinica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em consultoria para médicos e dentistas.


Senior Consultoria

(11) 3254-7451



bottom of page