top of page
Foto do escritorAdmin

Cuidados que você deve ter ao financiar o tratamento dos seus pacientes



Como financiar o tratamento para o seu paciente

A pergunta que 10 em cada 10 médicos e dentistas que trabalham com procedimentos de ticket alto nos fazem:


Devo financair o tratamento dos meus pacientes? Como fazer o financiamento dos pacientes sem quebrar o meu caixa?



Aumentar o parcelamento do plano de tratamento para o paciente é uma ótima forma de conseguir maiores taxas de conversão. Afinal de contas, a maioria dos brasileiros olha para o valor da parcela e não para o valor total do bem ou serviço que está comprando.


Mas, será que financiar a longo prazo tratamentos dos seus pacientes é bom para sua clínica?


Resposta curta negativa : Péssimo se você não tem uma boa gestão do seu capital de giro.


Resposta curta negativa (nível de alerta máximo) : Fuja, se você não sabe controlar o capital de giro e o fluxo de caixa da clínica.


Reposta curta positiva: Faça o financiamento se você tem um excelente controle financeiro de caixa e de capital de giro.


Vamos ver na prática um exemplo da aplicação de financiamento no longo prazo dos seus pacientes. Desconsidere adiantamentos ou qualquer outra forma de antecipação de recebíveis.


Exemplo:

  • Tratamento no valor de R$ 10.000,00. O Paciente vai pagar o tratamento em 10 parcelas. Entrada no ato e mais nove parcelas


  • Você terá que pagar o fornecedor o valor de 5.000,00 em 3 parcelas. Entrada a vista mais duas parcelas em 30 e 60 dias


Veja o desencaixe financeiro gerado nesta transação comercial:


Fluxo de caixa para clinicas

Na prática, esta transação geraria o seguinte fluxo de caixa:



Você terá que ter um capital de giro de cerca de R$ 2.000,00 para poder financiar o paciente neste tratamento específico.


Isso pegando o caso de apenas um tratamento. Agora pense que você vai realizar diversos tratamentos em um mesmo período de tempo com variáveis relacionadas tanto a forma de receber dos pacientes (parte pagará à vista e parte pagará a prazo).


Resumo


Financiar os pacientes aumenta a taxa de conversão, mais exige um controle fino do fluxo de caixa e domínio total da sua necessidade de capital de giro.


Regra de ouro: Nunca financie um paciente sem ter fôlego financeiro para faze-ló.


Quer uma consultoria financeira especializada para a sua clínica? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!


Senior Consulting

Consultoria para profissionais de saúde

+55 11 3254 7451

bottom of page