Uma clinica médica apresenta vários desafios diferentes para os seus gestores. Desde a rotina diária de gerenciamento da agenda de pacientes, passando pelo controle de pagamentos e recebimentos e, logicamente, pela gestão da equipe técnica.
Nesse artigo queremos abordar algumas formas de que uma consultoria de gestão de clinicas médicas pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio.
Entendendo o conceito de gestão de clinicas médicas
Gestão é um termo muito usado atualmente, porém, pouco entendido pela maioria. Gestão é um campo de conhecimento da administração de empresas que envolve a definição de um modelo de negócios, a organização dos setores e processos, recrutamento, seleção e administração de pessoal, controle e gestão financeira, além de processos de comunicação e controle de qualidade.
Pode ser que muitas das tarefas listadas acima sejam bastante incipientes em uma clinica de pequeno porte, ou consultório médico.
Porém, quando uma clinica cresce aumentando sua estrutura física e operacional, torna-se necessário aprimorar as práticas de gestão da empresa.
O papel do consultor na gestão de clínicas médicas
Um consultor empresarial especializado em gestão de clinicas médicas carrega uma bagagem conceitual e prática na vivência das melhores práticas de gestão de clinicas médicas.
Na Senior Consulting, todos os nossos consultores são mestres e doutores em adminstração de empresas, marketing e finanças.
Nós já ajudamos centenas de clinicas médicas a aprimorarem sua gestão e com isso alavancarem seus resultados.
Mas, na prática quais são as áreas de gestão que uma clinica médica precisa praticar uma gestão profissional?
Basicamente, podemos definir três áreas estratégicas para a gestão profissional de uma clinica médica:
Gestão financeira de clínicas médicas
Envolve estabelecer sistemas, protocolos e contratar, treinar e gerenciar pessoas e processos que controlem e permitam a tomada de decisão baseada em dados financeiros pelos gestores das clinicas médicas.
São fundamentais para a gestão financeira de uma clinica ter um bom controle dos seguintes indicadores e ferramentas:
Gestão do fluxo de caixa
Controle de convênios
Precificação dos serviços com base matemática
Estabelecer a necessidade de capital de giro
Controlar o nível de endividamento
Análises periodicas de demonstrativos de resultados de exercício
Acompanhar inadimplência
Monitorar centros de custos e de receitas
Etc.
A gestão financeira é a base para um bom desempenho de uma clinica médica. Um consultor em gestão financeira pode ajudar sua clínica a entender os gaps e falhas de gestão que não estão permitindo sua clinica trabalhar com 100% da sua capacidade e profissionalizar a gestão empresarial da sua clinica.
Gestão da rotina de clínicas médicas
Entende-se por rotina todas as atividades diárias exercidas na sua clinica para a entrega do serviço final ao paciente.
Isso inclui limpeza e manutenção, atendimento ao pacinte na recepção, pedidos de exames, autorizações de planos de saúde, suprimento e ressuprimento de fármacia interna, controle de laboratório e zeladoria.
Como se trata geralmente de atividades repetitivas e previsíveis é fundamental que com a ajuda de um consultor especializado em empresas de saúde sejam criados protocolos e processos padronizados, documentados e repetidos.
A dependência de pessoas no front desk da clinica é um fator de risco para a saúde do negócio.
Assim como grandes hospitais necessitam padronizar e roterizar seus processos de atendimento e rotinas, as pequenas e médicas clínicas médicas também devem buscar essa profissionalização.
A padronização dos processos de rotina diminui o desperdício, reduz custos da operação e aumenta a eficiência da entrega do serviço ao paciente estimulando a fidelização dos mesmos à sua clínica.
Gestão comercial de clínicas médicas
A gestão comercial diz respeito à integração dos processos de marketing e vendas.
Marketing na medicina tem a função de tornar público e notório a sua clinica criando reputação positiva para a marca e estimulando a procura da clinica por potenciais pacientes.
Entretanto, marketing não gera vendas. Ilude-se quem acredita que o marketing digital na medicina tão propalado hoje em dia vai lotar a agenda da clinica.
Serviços médicos são considerados de alta complexidade de escolha por parte dos clientes em potencial, levando a necessidade de uma postura comercial adequada as anseios dos pacientes.
Na prática, serão raros os pacientes que verão uma propaganda sua clinica seja no Google, no Instagam ou qualquer outro canal de mídia, e diretamente se de imediato agendarem uma reunião,
Quase sempre será necessário uma interface humana entre a etapa de conhecimento do paciente e a decisão pela escolha da sua clinica como fornecedora de serviços especializados.
Clínicas médicas de médio e grande porte necessitam de um processo comercial desenvolvido por uma empresa de consultoria de gestão para clinicas médicas que entenda bastante do serviço de medicina, suas particularidades e das suas regulações.
Conclusão
Nós não queremos com um breve artigo esgotar o assunto sobre gestão de clinicas médicas.
Nossa intenção aqui foi chamar a sua atenção, gestor de clinica médica, para a necessidade de ampliar a visão sobre o tema gestão empresarial para medicina, entendendo que é necessário um conjunto multidisciplinar de conhecimentos sobre administração de empresas para levar sua clinica do patamar atual para outro nível de profissionalização.
Se você acredita que está na hora de buscar uma consultoria de gestão para sua clinica médica entre em contato conosco.
Senior Consulting
+55 (11) 3254-7451
atendimento@seniorconsulting.com.br